Fla x Flu? Cada vez mais FLA e menos flu

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Sacramentada a contratação de Henrique Dourado me vejo obrigado a fazer uma ponderação sobre a situação do Flamengo em relação aos os outros times do estado do RJ. Afinal, o Fla pôde contratar junto a um de seus ditos “rivais” o único jogador que lá sobrou de real serventia para nosso elenco.

Isso mesmo. Até por que, do elenco de lá que já não era bom e terminou o Brasileiro 2017 brigando para não cair diversos jogadores foram dispensados pela simples falta de capacidade de honrar seus vencimentos, um outro saiu brigado na justiça ( o que certamente vai representar um ônus a mais para eles ) e o último veio para a Gávea ser feliz. Isso para me ater apenas ao Fluminense… se formos falar de Vasco e Botafogo certamente chegaremos a conclusão que ambos vão muito mal das pernas e que estamos sim em um patamar diferenciado em relação a eles.

De certo sou um dos maiores defensores de que precisamos adquirir novos padrões de comparação e assim nos desvincularmos dos outros times do RJ. Cada vez mais largar essa mentalidade tacanha de ser “melhor do RJ”. Devemos mirar objetivos muito maiores. Contudo, depois dessa contratação, olhando para a situação que vivíamos e que poderíamos estar vivendo e olhando ainda para a situação de nossos “vizinhos menos afortunados” não dá pra deixar de comentar. Definitivamente o Flamengo atingiu um patamar diferente fora das 4 linhas. Sem entrar em muitos detalhes, basta lembrar situações lamentáveis que presenciamos, como salários atrasando de forma recorrente, “acabou o dinheiro”, falta de estrutura extrema, “fingem que pagam e finjo que jogo”, salários de 90 dias etc, etc, etc. Isso sem falar no episódio do Thiago Neves, que deixou a Gávea para ir para o Fluminense e deixou a ex presidente humilhada e com cara de tacho. São muitos os episódios do passados que alguns fazem questão de esquecer e que na verdade deixavam a todos envergonhados, sem falar no quão isso era prejudicial para os resultados esportivos…

Nesse momento é claro que alguns vão vociferar e falar que “o que importa são títulos e que os resultados esportivos ainda são ruins“. E de fato os resultados esportivos ainda não são os que gostaríamos. Em especial no ano de 2017, que foi de fato o 1º no qual essa reestruturação trouxe reais condições de termos grandes resultados (afinal foram alguns anos remando e fazendo força para sair da lama em que fomos enfiados). E seja pelo imponderável do futebol, seja por erros de diretoria, a verdade é que o Flamengo ficou devendo em 2017. Bastante.

Contudo, em que pese os resultados em campo ainda estarem aquém do esperado, basta um pouco de sensatez, racionalidade e boa vontade para notar que existe uma diferença brutal de planejamento, estrutura, investimento, condução, etc. O caminho que o Flamengo trilha fora das quatro linhas atualmente é elogiado pela maioria da crítica especializada como sendo algo diferenciado (o que mostra que o futebol aqui é um mundo aparte. Afinal, práticas e conceitos de mercado à décadas no futebol são dignas de espanto e elogios. Mas isso é tema pra outro dia). Esse caminho, cedo ou tarde, nos levará a títulos e glórias de forma consistente ao invés de vivermos de brilharecos aqui e ali seguidos de muitos perrengues.

E atenção: essa coluna está longe de ser “uma ode ao Bandeira” ou qualquer coisa parecida. Primeiro que, qualquer um que acompanhe minimamente as minhas colunas vai saber que eu sempre trato o Bandeira como uma parte de um grupo que fez muito bem ao Flamengo e que, infelizmente, se separou no meio do caminho. E segundo que, mesmo sendo parte do grupo que de fato mudou os rumos do Fla e que nos trouxe os elementos que certamente nos levarão ao sucesso, essa diretoria erra. E erra mais do que deveria em alguns momentos, como falando mais do que deve, só para ficar em um exemplo. Mas, a César o que é de César.

Apesar de ainda termos um longo caminho a trilhar, em especial no que tange a construção de um estádio próprio e todas as vantagens que isso nos trará, é notório que o Flamengo caminhou muito nesses últimos anos. Se tivéssemos permanecido nos rumos que trilhamos por cerca de 20 anos tenho a convicção que estaríamos em um estado de penúria lamentável. Nem são Judas Tadeu daria conta de tantos problemas. Contudo, inegavelmente estamos em outro patamar e, seguindo esse caminho, veremos muito mais “FLA” e menos flu,vasco,bota e outros. Quem viver, verá.

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio-Torcedor… Faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Luiz Henrique Amorim

Curiosidade: Mídia anti. Quando o Ceifador estava em negociação com o Corinthians ele era uma excelente opção, ótimo jogador, seria uma grande contratação. Agora que vem para o Flamengo é uma aposta, jogador de uma temporada, etc. Curioso isso não é?

Pixotada: Bandidos fantasiados de torcedores. Parabéns a todos os envolvidos. Graças a bandidos fantasiados de torcedores, que mais uma vez protagonizaram cenas lamentáveis, dessa vez na final da Sul Americana o Flamengo vai jogar suas 2 primeiras partidas em casa pela Libertadores sem torcida. A perda financeira é enorme e a perda esportiva incomensurável. Parabéns mesmo aos brigões, baderneiros, penetras, invasores, encrenqueiros. A cada passo que o Flamengo dá pra frente vocês tentam fazer o clube dar dois passos para trás.

Pixotada: EBM com um microfone na mão. É impressionante como nosso presidente fala algumas coisas que simplesmente não deveria falar. Mesmo tendo sido em tom de brincadeira e descontração. É munição para os antis e até mesmo para os corneteiros de plantão. Não aprendeu nada com o “ano mágico” e com o “cheirinho”???

Sobre a coluna anterior: É isso ai. O Ceifador está longe de ser a contratação dos sonhos. Mas longe de ser motivo de faniquitos, como pude ver em algumas redes sociais. Agora nos resta torcer para que ele dê certo e faça muitos gols com a camisa do Fla!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se continuar da forma que está, fluminense , Vasco e Botafogo, se tornaram equipes como Boavista, bangu e América, só vai existir mais um Time de maior expressão, ninguém do RJ fará frente ao Flamengo, é questão de tempo

  • Uma coisa me chama a atenção… As contratações erradas do Sr. Rodrigo Caetano!!! Sofremos o ano todo que se passou com buracos nas laterais e no meio de campo… Tomamos gols absurdos nas costas do Pará! Contrataram Geuvânio pra quê? Everton Ribeiro pra quê? Temos mais necessidade em arrumar um volante e as laterais do que pontas… Enfim, espero ver o Flamengo vencer jogos do Campeonato Brasileiro fora de casa!!!

  • Assim como o Barcelona não luta para ser “o melhor da Catalunha”, nem o Bayern tem como meta ser “o melhor da Baviera”, o Mengão deve deixar de focar em ser apenas “o melhor do Rio”.

    Temos vocação, torcida e, agora, organização para sonhar mais alto.

    • Exatamente. Tenho falado contra esse decrépito pensamento de “melhor do RJ” faz tempo. Só quis mostrar na coluna de hoje que essa realidade e a distância que existe hj entre os outros times do estado e o Flamengo é real, importante e não é fruto do acaso.

      Abraços!

    • Fla tem potencial para isso e está dando os passos certos. Mas quem viaja muito e conhece bem o Brasil sabe: Flamengo tem uma torcida gigante, em qualquer lugar daqui, todavia, ainda não é o time de dar medo nos grandes do País. Mas está caminhando para isso. Está chegando o momento que, quem cruzar com o Flamengo, vai dizer, empate com eles é lucro! Libertadores sem o Flamengo é mole…Mas tudo no seu passo e tempo…SRN

  • Pra desvincular essa mentalidade provinciana tem que passar a ganhar dos grandes de fora do Rio, de preferência com títulos.

    • Cedo ou tarde os resultados virão!!!

  • É triste pois por causa deles a renda do campeonato carioca cai, porém temos que aproveitar e tirar os jogadores deles mesmo, porém pagando barato para não fecharem as portas, acho até que o FLA deveria ajudar esses times a se reerguerem para o bem do Estado do RJ, se não em breve teremos apenas o nosso time na série A, vejo até que está começando a acontecer isso, Léo e Vaz próximos do FLU, acho que poderíamos negociar o Rômulo e emprestar o Geuvânio(é do time chinês) ao Vasco em troca do Paulinho, passar o Renê e Pará para o Botafogo em troca do zagueiro Igor Rabello, vai no Santos e passa o Trauco+15 milhões por 70% do Zeca, o Santos ganha um lateral esquerdo, ganha um dinheiro, acaba a ação na justiça sem o risco de perder o atleta de graça e ainda fica com 30% de uma futura venda.

    Vasco: tem o jovem e promissor atacante Paulinho.
    Botafogo: goleiro Gatito, volante e meia João Paulo, meia Marcos Vinícius e zagueiro Igor Rabello.
    Fluminense: Todos já fugiram, era Unimed acabou.

  • Você está corretíssimo ao afirmar que o Flamengo deveria se desvincular dos demais grandes do Rio. Essa mentalidade provinciana, regionalista, acomodada tem que ficar no passado. Com a atual situação de Vasco, Fluminense e Botafogo, o Mais Querido não precisa se esforçar muito pra continuar sendo o maior time do estado.

    O rubro-negro, em relação aos seus rivais, está pra Barcelona e Espanyol na Espanha, por exemplo. Na Alemanha, seria como Bayern e Munique 1863. Na Itália, Juventus e Torino. É verdade que ainda precisamos ganhar títulos de peso pra chegarmos ao patamar desses três. Porém,em relação à estrutura, finanças e competitividade, estamos perto do nível deles se comparando os nossos maiores rivais.

    Falando neles, o Fluminense dependia da Unimed como um viciado das drogas. Depois que a empresa saiu, Pedro Abad, atual presidente, achou que poderia manter gastos com salários e contratações de maneira semelhante dessa época. Com isso, a saída de Fred pro Galo, em 2016, foi o começo da queda.

    O Botafogo teve dirigentes tão incompententes quanto os da era pré-EBM. O problema é que pelo fato do clube não dispor do mesmo potencial de arrecadação, creio que eles demorarão mais de uma década pra saírem essa situação.

    Já o Vasco…coitado. É a representação de um modelo de gestão esgotado e arcaico. Uma perfeita república das bananas onde mandatários populistas se preocupam mais com o poder em si do que com o bem do time. Não sei se fico com pena ou caio na gargalhada.

    Espero que o Flamengo continue como o lobo solitário que está sendo atualmente. Que o profissionalismo e transferência, marcos da atual gestão (coisa que ninguém pode criticar), sirvam de exemplo pra que o futebol seja mais profissional.

    SRN

    • Tenho falado contra esse decrépito pensamento de “melhor do RJ” faz tempo.

      No mais, você está corretíssimo.

      Abraços!

  • VASCO, Flu e Botafogo tem que acordar se não vão ser times considerados pequenos, o futebol carioca tem que ser mais profissional

    • Amigo, quem mora fora do Rio e não é carioca, já considera esses 3 médios pra baixo. Nível de Bahia, Sport, Coritiba etc

      • Cara não sabia que quem mora fora do rio não é carioca. Obrigado pela informação

        • Renatocr, desenha aí pro cara. Burro pra kct.

          • kkkkkkk acho que o cara não pensou antes de escrever. Pena que não dá pra desenhar aqui. SRN

        • Amigo, carioca é a pessoa que nasce na cidade do Rio de Janeiro. Talvez vc nunca saiu da Capital do Rio de Janeiro, contudo há muitos cariocas morando fora do Rio. Moram em São Paulo, Salvador, Porto Alegre e acredite, há cariocas até no Japão!!! Abraços SRN

          • Não sei se vc leu meu comentário abaixo. Valeu

          • E graças a Deus não sou do Rio. Já conheci e não quero voltar

            • Pô cara, que dádiva! Que bom que Deus te abençoou em não ter nascido no Rio. Também não sou do Rio, mas tenho um grande prazer em viajar ao Rio e adoro a cidade. Espero que se sinta feliz, quando ouvir um Holandês falando: – Que bom que não sou do Brasil. Já fui e não quero voltar à essa espelunca, onde você mora. Abs

              • fui e fiquei uns dias e não quero essa experiencia novamente, quando vou pego o voo cedo, assisto o jogo e volto. sou de brasília, meus pais são de Curitiba, meus avós que ja faleceram mas tem familiares na Alemanha. o problema não e rio, a cidade rio de janeiro sim a população, pessoas, gente mal educadas, creio que seja em todo brasil, mas no rio e não generalizando em todo sudeste e assim.

  • do vasco só tentaria trazer o paulinho

  • Eu tenho 36 anos e desde 1992 quando comecei a torcer pelo Flamengo no inicio do Brasileirão daquele ano, não sinto saudades nenhuma da década de 90 até o final de 2012. Eramos motivo de piada por causa de salários atrasados, calotes, times horriveis. Quase 10 anos sem disputar uma libertadores, lutando sempre contra o rebaixamento e etc.Quero distância desse periodo. Para você torcedor novo(17 anos aos 20), vocês,podem ter certeza, no passado também não ganhavamos tantos titulos assim(só carioca, um brasileiro e uma copa do Brasil).Estudem a história do Flamengo, depois da famigerada geração de ouro da decada de 80, foram 20 anos de descaso, improbidade administrativa e amadorismo. Espero que o maior legado dessa gestão seja a implementação da cultura do profissionalismo no futebol para todas as correntes politicas do clube, ou seja, que os proximos gestores sintam medo de cometer erros e levem a sério administrar o Flamengo, com ética profissional e responsabilidade. Pode ter certeza, não sou profeta, mas o Flamengo será gigante mundial e ganhará muitos titulos internacionais(libertadores e mundial) se mantivermos esse nivel alto de administração e profissionalismo. Saudações Rubro-negras.

    • Onde assino?

    • Uma lágrima caiu aqui irmão! Quem dera tivéssemos mais torcedores sensatos!

    • Perfeito seu comentário.

    • Perfeito seu comentário. Eu acompanho o Flamengo desde 1997 e não tenho sdds nenhuma do período até o final de 2012. Nem de 2009, sinceramente aquilo só serviu para que alguns jogadores como o Bruno se achassem maiores que o clube.

  • Ótimo post.
    Tb apoio o ceifador.
    Fico triste pela decadência dos outros times do RJ, assim como do Estado todo.

  • No papel na teoria está uma Maravilha vasco mesmo com o timinho que está conseguiu empatar com o flamengo e ganhar do Independiente de 4 x 0 espero que não seja igual o ano passado um time caro e não ganhou nada to cheio dessa história de ganhar só estadual

    • Independiente?

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o cara ta doidão achando que foi do Indenpendiente…

    • O Vasco empatou com o time b/c do Flamengoem um jogo que eles nem passaram do meio campo praticamente.

      Ganharam de 4 lá e tão apanhando da cabofriense aqui. Isso diz muito sobre o time de lá que apanhou deles…

      No mais, não é uma questão de time caro e sim de perspectiva…

      Abraços!!!

      • O time que o Vasco venceu na pré libertadores era do mesmo nível do Palestino (isso se não for pior).

        • Pelo menos o goleiro do Palestino não tinha manteiga nas mãos.

  • Uma luz de sanidade…muito boa análise Luiz Henrique Amorim…penso q a terra não está mais arrasada…hj temos solo fértil para conquistas e glórias…

Comentários não são permitidos.