Matheus Brum: “Ir ou não ir com time reserva, eis a questão”

Compartilhe com os amigos

Olá, companheiros e companheiras de Coluna do Fla, neste domingo, às 11h da manhã, recebemos a Chapecoense, no Maraca, pela quarta rodada do Brasileirão. Depois da sofrida classificação pro mata-mata da Liberta, Abel vai poupar o time titular, visando o confronto diante do Corinthians, quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Com quatro pontos no Campeonato Brasileiro, o Mais Querido está na nona colocação, cinco pontos atrás do líder, Atlético-MG. Já a Chape está uma posição atrás de nós, com o mesmo número de pontos. Por optar pelo time reserva, a decisão de Abelão causou a velha discórdia: poupar ou não poupar o time titular?

Na visão deste que vos fala, a escolha é correta. E não tem nada a ver apenas com um possível cansaço de nossos principais jogadores. E sim, em dar ritmo de jogo para os reservas. Afinal de contas, montamos um elenco, com mais de 25 jogadores em condições de vestir o Manto. Logo, é necessário que estejam bem, pra caso assumam a titularidade em alguma partida importante, possam dar conta do recado.

E nossos reservas jogaram pouco neste ano. O provável time que entrará a campo deve ter César (Diego Alves), Rodinei, Thuler, Hugo Moura (Dantas) e Trauco; Piris da Motta, Ronaldo e Diego; Vitinho, Berrío e Lincoln (Uribe). Vamos aos números (dados do site ogol.com):

  • César: 9 jogos e 727 min em campo / Diego Alves: 17 jogos e 1.523 min;
  • Rodinei: 8 J e 569 min em campo / Pará: 20 J e 1.763 min em campo;
  • Thuler: 4 J e 354 min em campo / Rodrigo Caio: 20 J e 1.800 min;
  • Hugo Moura: 6 J e 455 min / Léo Duarte: 18 J e 1.620 min;
  • Trauco: 8 J e 450 min / Renê: 21 J e 1.804 min;
  • Piris: 7 J e 470 min / Cuéllar: 18 J e 1.541 min;
  • Ronaldo: 10 J e 627 min / Arão: 20 J e 1.738 min;
  • Diego: 21 J e 1.371 min / Arrascaeta: 20 J e 1.265 min;
  • Vitinho: 18 J e 655 min / Bruno Henrique: 20 J e 1.445 min
  • Berrío: 3 J e 72 min / Everton Ribeiro: 20 J e 1.606 min
  • Lincoln: 4 J e 83 min / Gabigol: 19 J e 1.431 min

Ou seja, o time reserva, em média, atuou nove partidas, contra 19 do time titular. Em campo, os suplentes têm, em média, 530 minutos, contra 1.594 minutos dos titulares.

Os números, neste caso, não mentem. Nossos reservas estão, em relação a tempo de jogo, muito atrás dos titulares. Pra uma temporada cheia, com muitos jogos, possibilidades de lesão e suspensões, pode fazer diferença. Essas partidas iniciais do Campeonato Brasileiro são importantes pra colocar esses jogadores pra ganharem ritmo.

Muitos questionam, já que perder pontos agora, pode interferir lá na frente. É um risco. Mas, se analisarmos bem, dos postulantes ao título, todos têm outra competição pra disputar. Ou seja, em algum momento, também terão que poupar e colocar times alternativos. E nossa vantagem é ter um elenco com boas peças de reposição. Pra mim, só perdemos para o Palmeiras em termos de qualidade e quantidade de jogadores.

Pro confronto contra a Chape, o jogo será bem diferente do que enfrentamos contra o São Paulo. Por jogarmos em casa, os catarinenses devem vim fechados, esperando nossos ataques. A presença de jogadores como Diego e Vitinho, que atuaram mais na temporada, será necessária, uma vez que eles já possuem mais entrosamento.

Ter a volta de Berrío – esperando que não se machuque – traz mais uma possibilidade de velocidade, numa função que, hoje, somos “reféns” de Bruno Henrique. Na volância, é bom dar sequência pra Piris e Ronaldo, que têm atuado bem quando requisitados. Na defesa, mais uma oportunidade pra testar nossos garotos, que assumem a responsabilidade quando colocados em campo.

O estádio, provavelmente estará lotado, como de costume neste ano. Diante deste quadro, é preciso que o torcedor tenha paciência e jogue com o time. Podemos estar decepcionados com as atuações recentes, mas a maioria dos atletas que estarão em campo neste domingo não tem culpa. Afinal de contas, eles só vão pro jogo quando a “coisa tá feia”.

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum

Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • EU ESTOU DETERMINADO A FAZER VÁRIOS CAMPEÕES EM 2019!
    A minha única dúvida é: Você vai ser um deles? VEJA ALGUMAS FERRAMENTAS DO GURU DO CARTOLA QUE IRÃO TE AJUDAR A MITAR E GANHAR SUAS LIGAS! ACESSE NOSSO LINK E COMEÇE JÁ: https://bit.ly/2JxG9GJ

  • Eventon, Cuellar, Renê e Bruno Henrique. O resto vão p jogo, no meu ponto de vista. Porém com 60mil no Maracanã podia ir com Sub-15 que tem obrigação de vencer

  • Rodar o time não significa ter que trocar todos de uma só vez, se poupar 3 a 4 jogadores (um da defesa, um do meio e um do atq) em cada jogo do brasileiro e dependendo do andamento da partida substitui mais 3, o elenco é utilizado e o time fica sempre competitivo. Time todo reserva é sempre um risco.

    • Isso seria um rodízio adequado. Trocar um time inteiro vem se provando errado ano após ano pra gente, mas mesmo assim insistimos nos mesmos erros.

  • Esse time reserva por pouco não vence o São Paulo dentro do Morumbi, parece até que estamos indo enfrentar o Palmeiras com esse time, é só a Chapecoense.

    • Contra o SP fez um bom primeiro tempo, no segundo foi só pressão do SP, demos sorte de ter ficado 1×1.

    • O primeiro tempo contra o SP foi bom, mas no segundo só deu SP, a saída do Berrío foi decisiva para a queda de rendimento, demos sorte de ter ficado 1×1.

  • Ir com time todo reserva é errado e irresponsável, depois vão reclamar se empatar com a Chape. Na minha opinião pouparia só alguns jogadores, aqueles que tivessem pior fisicamente e entraria em campo com time mixto. Ir com time todo reserva é pedir pra tomar no rabo, pois sabemos o quanto nosso time reserva é limitado.

  • Só substitui quem tiver em risco fisiológico, força total.

    • Lesões não acontecem só pela fisiologia, uma entrada dura do adversário, um choque de cabeça, entre outros tiram jogadores importantes de combate. Por isso é bom dar rodagem aos reservas.

Comentários não são permitidos.