FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO
Em meio ao elenco estrelado, Vitinho se vê como 12° jogador, pois é o reserva mais utilizado por Rogério Ceni desde a chegada do treinador ao Flamengo. Entre as principais opções de Ceni, o atacante tem feito trabalho específico para aperfeiçoar a parte física e conseguiu bater o recorde pessoal de velocidade ao atingir 34,5 km/h. Além disso, o atleta ganhou massa magra.
Os cuidados, no entanto, tiveram início ainda em 2019, conforme trouxe o site GE com entrevistas de Douglas Oliveira, nutricionista do Flamengo, e Roberto Oliveira e Danilo Augusto, preparadores físicos do Rubro-Negro. Vitinho melhorou a alimentação e conseguiu, somente no mês de abril, ganhar 700 gramas de massa muscular.
Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!
— Na pré-temporada de 2019, avaliamos juntos que era necessário diminuir um pouco o percentual de gordura. O atleta, muito consciente, entendeu, e iniciamos um trabalho que incluiu alimentação, hidratação e suplementação controlados. No mesmo ano, ele conseguiu baixar pouco mais de 3% e manter o índice, que é o mesmo até hoje e que o Vitinho tem se sentido bem pra jogar. Está sempre entre os melhores índices de percentual de gordura e de massa muscular -, disse Douglas Oliveira, nutricionista do Flamengo.
Na atual temporada, o jogador tem conseguido obter bastante destaque. Não à toa, ele já marcou quatro gols em dez jogos, tendo o melhor início de jornada pelo Rubro-Negro desde que fora contratado, em 2018. Além disso, o atacante teve melhoria no desempenho dentro das quatro linhas, resultado da determinação e foco durante os treinamentos, como apontaram os preparadores físicos, Danilo Augusto e Roberto Oliveira.
— O Vitinho é um atleta muito dedicado. Me falavam isso antes da nossa chegada ao Flamengo e pude constatar com meus próprios olhos depois. Cumpre tudo que pedimos, seja na academia ou no campo, mantém um nível alto de trabalho e dá exemplo de comportamento e disciplina. Gosta de puxar os aquecimentos ao lado do Arão. Raramente você o vê no departamento médico -, contou Danilo Augusto. Roberto Oliveira também elogiou o atleta:
— Todo pós-treino e jogo o Vitinho faz questão de ver os dados do GPS dele. Me chama no WhatsApp pedindo as informações. Não importa quanto tempo fique em campo ou a intensidade do trabalho. Monitora tudo e quer saber o que pode fazer melhor. Contra o Vélez, por exemplo, jogou cinco minutos e não mudou nada. Acabou o jogo e me pediu os dados -, completou Roberto Oliveira, também preparador físico do Flamengo.
Vitinho, no entanto, deve ficar entre os suplentes contra o Unión La Calera, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores da América. O atacante é visto como reserva quase que imediato de Arrascaeta e Everton Ribeiro, prováveis titulares do Rubro-Negro no confronto. O duelo terá início às 19h15 (horário de Brasília) desta terça-feira (27), no Maracanã.
Confesso que critiquei muito quando ele chegou, especialmente na época do Barbieri (ele chegou a entrar e ser substituído no mesmo jogo). Atualmente, é um jogador que gosto no elenco, mas ainda assim não vale a relação custo vs benefício: 1 milhão por mês!