FOTO: MARCELO CORTES / FLAMENGO
O Flamengo goleou o São Paulo por 5 a 1, neste domingo (25), em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral direito Maurício Isla não participou do confronto, por conta de desgaste muscular. Em entrevista coletiva, Renato Gaúcho foi questionado sobre poupar atletas para os próximos jogos. O treinador falou de Isla, justificando a ausência, para poder explicar quando tomar a melhor decisão de dar descanso ao plantel principal.
— Essa pergunta é muito boa, mas eu acho engraçado pelo seguinte: da noite para o dia as opiniões mudam numa velocidade… Por exemplo, se eu poupar eu sou criticado porque eu poupei. Agora, muitos jornalistas falam que tem que poupar porque tem jogador cansado, não pode aguentar todos os jogos. Aí, eu pergunto: o que vocês querem? A responsabilidade é minha, mas para você ver: você poupa alguns jogadores, é criticado. Se coloca a equipe principal para jogar, não tem resultado e perde jogador macucado, é criticado porque não poupou. Deixa para mim, que eu sei o que faço, vou pensar, e quinta-feira vamos ver a equipe que joga -, disse o treinador, que ainda continuou:
Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!
— Hoje mesmo eu conversei com o Isla no quarto depois do almoço, até porque ele saiu com a perna muito pesada do jogo em Brasília. Era um risco colocá-lo em campo mesmo se sentindo bem. Assim como tem outros jogadores que vamos revezando para que eles não se machuquem. É muito fácil as pessoas pedirem para jogar sempre o mesmo time, mas alguém tem que pensar e essa pessoa tem que ser o treinador junto com fisiologista para que possam analisar bem. Não adianta colocar o jogador em campo e você não ter o jogador. Porque daqui a pouco ele não está em condições de correr. Ele tem muitas chances de se lesionar e você perder o jogador por duas ou três semanas. É isso que não queremos. Como temos um grupo bom e forte, de vez em quando vamos poupar, sim, como aconteceu hoje com o Isla e entrando o Matheuzinho -, ponderou.
O Rubro-Negro tem inúmeros jogos ao longo das próximas semanas, pois está nas quartas da Libertadores da América e nas oitavas da Copa do Brasil, além claro do Campeonato Brasileiro. Por isso, Renato Gaúcho sabe que é importante dar descanso aos atletas, visando tê-los inteiros fisicamente em todos os torneios. O técnico não descarta poupar alguém diante do ABC, na quinta-feira (29).
— De vez em quando a gente vai tirar um ou outro jogador justamente para que a gente não perca. São três competições dificílimas e o que menos queremos é que um jogador vá para o departamento médico. Pensamos sempre em conjunto e sempre temos a melhor decisão para o grupo. Foi o que aconteceu hoje com o Isla e pode acontecer amanhã ou depois com outros jogadores. Têm jogadores que estão numa sequência muito grande e é melhor darmos uma segurada do que perder por lesão -, concluiu.
Flamengo e ABC se enfrentam às 20h (horário de Brasília) de quinta-feira (29). O duelo é válido pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil e será disputado no estádio do Maracanã. O segundo e decisivo embate, no entanto, ainda não tem local definido, mas será disputado às 21h30 (horário de Brasília) do dia 05 de agosto (quinta-feira).
Matheusinho foi muito bem, da até uma tranquilidade ter 2 jogadores de nivel proximo. Podem alternar ali tranquilamente sem deixar o rendimento cair tanto e ninguem muito desgastado.
Ja nao acontece o mesmo na esquerda onde o Felipe luis é bem melhor, mas talvez agora para o jogo do ABC o rene deva entrar para dar um descanso ja que os ultimos jogos do Felipe nao foram tao bons
Na real eu popuparia alguns jogadores sim, uns 3 ou 4 para o proximo jogo.
– Felipe luis seria o primeiro ja que suas atuações pioraram um pouco. Focaria no descanso e parte fisica durante a semana.
– Pouparia tb o Rodrigo caio já que é um jogador complicado com lesoes. Da para tb focar na parte fisica para ver se ele ganha mais resistencia
– Talvez desse sequencia de jogo para o thiago maia no lugar do diego e para o pedro no lugar de alguem na frente (gabi ou er). Importante para o primeiro continuar ganhar ritmo e o segundo nao perder ritmo ja que tem entrado bem pouco
Concordo com o Bruno. Poupar os de mais idade e o Caio para preserva-los. Deixar esses caras no banco para uma possível eventualidade.
Respeitar o adversário mas ir pra cima para impor nosso ritmo.
Cadê os reforços?
MARACANÃ COM GESTAO ÚNICA. ABAIXO A LIGA DE CLUBES.
Opções equivocadas que só vão trazer problemas. Não se carrega escorpiões nas costas. Burrice.
Renato, meu querido, só uma dica: no máximo 3 jogadores! Senão, vai dar M! KKK