Dirigente do Bragantino rasga elogios à gestão do Flamengo e ‘cutuca’ sistema de mecenas no futebol brasileiro

FOTO: REPRODUÇÃO

Após anos de reestruturação financeira, o Flamengo se tornou referência no cenário do futebol brasileiro. Devido ao acerto das finanças, o Rubro-Negro conseguiu realizar altos investimentos e, não à toa, colhe títulos como consequência. Em meio a isso, a gestão do Mais Querido é elogiada, inclusive, por adversários.

Desta vez, o Thiago Scuro, membro da gestão do Red Bull Bragantino, rasgou elogios ao Flamengo. Durante sua participação no programa Dividida, do UOL, o dirigente comentou sobre o momento financeiro do clube carioca e afirmou que o Rubro-Negro é o ‘clube exemplo’ do país, além de criticar as equipes que são dependentes de ‘mecenas’, como é o caso do Atlético-MG.

— O Flamengo tomou um caminho autossustentável. O Flamengo tende a ser saudável por muitos e muitos anos. O grande risco do mecenato no modelo nosso é a continuidade. É um comportamento padrão que os clubes que estão sob este tipo de gestão, eles competem em alto nível aumentando o endividamento e o endividamento fica para a instituição. Então é diferente, por exemplo, da curva do Flamengo nos últimos anos, onde o Flamengo vem reduzindo o endividamento e aumentando a competitividade – antes de completar:


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


— Quando você tem a participação de uma injeção de dinheiro externo numa proporção significativa —como é em alguns casos—, você gera um desequilíbrio, inclusive contábil. Vamos voltar para o balanço ali, será que todos os números estão lançados em balanço? Será que o balanço dos clubes que têm mecenas é 100% fiel ou será que existe aporte de dinheiro paralelo ao clube? Todo recurso passa dentro do clube ou não? Quem controla isso? Que tipo de fiscalização tem? Então, em linhas gerais, eu acredito muito mais nesse modelo, se for estabelecido uma S/A e esse investidor passe a ser dono de fato – finalizou.

Cabe destacar que os dois clubes de maiores investimentos do futebol brasileiro se enfrentam no sábado (30). O Rubro-Negro recebe o Atlético-MG, no Maracanã, às 19h (horário de Brasília), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *