Entenda a jornada de Vinicius Júnior da base do Flamengo até o ‘status’ de jogador mais caro do mundo

Compartilhe com os amigos

O Garoto do Ninho foi apontado, nesta semana, como o atleta de futebol mais valioso do planeta, superando nomes como Mbappé e Haaland


Desde que chegou às categorias de base do Flamengo, Vinicius Júnior sempre foi tratado como uma grande joia. O destaque foi ganhando ainda mais peso quando, com apenas 17 anos, o atacante estreou entre os profissionais do Mengão. Neste momento, inclusive, o Garoto do Ninho já estava negociado com o Real Madrid, por cerca de 164 milhões de reais. Três anos após a transferência, ele se tornou o jogador mais valioso do planeta e, para entender este salto, é necessário analisar todas as variáveis da carreira do atleta. 

Como mencionado, Vinicius era monitorado por gigantes europeus desde os 12 anos de idade, quando começou a se destacar na base do Flamengo. No entanto, foi aos 16 anos que os clubes do Velho Continente começaram a investir pesado na contratação do atacante. Entre eles, Real Madrid e Barcelona foram os mais engajados, e os merengues fecharam a negociação em 2017. Naquele momento, o Garoto do Ninho só poderia ter três anos de contrato e multa de até 30 milhões de euros, fato que fragilizou o Mais Querido nas tratativas. 

Mesmo assim, Vinicius Júnior e seu empresário conseguiram que tal multa fosse aumentada, investida que culminou na venda do atacante pelos 45 milhões de euros citados. A jovem promessa chegou a Madrid em 2018, mas foi cercado de desconfianças após não emplacar no Real Castilha, time B dos Merengues e, depois, não ter espaço na equipe de Zidane. Contudo, com a chegada de Carlo Ancelotti, o atleta teve um salto incrível de produção e, atualmente, é considerado inegociável por Florentino Pérez. 

Tanto que, com a crescente exponencial, o Centro Internacional de Estudo do Esporte (CIES) considerou o Garoto do Ninho como o jogador mais valioso do mundo. Vinicius obteve um salto de 270% em relação ao valor que foi negociado pelo Flamengo junto ao Real Madrid em apenas quatro anos. De R$ 164 milhões em 2017, o atacante vale cerca de R$ 1 bilhão em 2021 e é um dos principais jogadores da equipe espanhola na temporada. Com as cifras, ele superou grandes estrelas do futebol mundial, como Mbappé, Phil Phoden e Erling Haaland.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Ao todo, Vinicius Júnior balançou as redes em 12 oportunidades, além de ter distribuído sete assistências, tudo isso em apenas 25 partidas. Junto com Karim Benzema, o atacante brasileiro é destaque do Real Madrid e lidera a equipe de Ancelotti à liderança no Campeonato Espanhol e às oitavas de final da Liga dos Campeões. Com a maturidade e a grande fase, já não será uma surpresa se o Garoto do Ninho figurar entre os melhores do mundo ao final da temporada europeia. 

Compartilhe com os amigos

Veja também