Treinador pode ser o primeiro a completar uma temporada no comando do clube
Por: Ana Beatriz Zayat e Letícia Marques
Paulo Sousa desembarcou no Rio na manhã da última sexta-feira (07) e, no período vespertino, iniciou os trabalhos no Ninho do Urubu. O treinador, porém, teve o primeiro contato com o elenco principal somente nesta segunda-feira (10). Por sinal, o português é apenas o segundo treinador da ‘Era Landim’ que teve a oportunidade de ser contratado em período de pré-temporada e, além disso, pode cumprir feito inédito da gestão: encerrar o ano à frente do clube.
Isso porque, até o momento, desde 2019, nenhum técnico teve uma temporada completa sob o comando do Flamengo. De lá para cá, Abel Braga, Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni e Renato Gaúcho passaram pelo cargo técnico rubro-negro.
Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!
Antes de Paulo Sousa, apenas Abel Braga chegou com condições de trabalhar na pré-temporada com o elenco do Flamengo. O brasileiro foi o primeiro técnico da ‘Era Landim’ e foi o único a ser contratado para iniciar o ano do Mais Querido. No entanto, deixou o comando em 29 de maio e, no dia 1º de junho, Jorge Jesus assumiu a equipe.
Sucessor de Abel, Jesus iniciou o trabalho no Flamengo em um período de Copa América, ou seja, teve uma espécie de ‘pré-temporada’ durante o meio do ano. A passagem avassaladora e vitoriosa de Mister se encerrou em julho de 2020, quando o português entregou o cargo para assumir o Benfica (Portugal).
Com isso, esta saída influenciou na contratação de Domènec Torrent, que iniciou o trabalho no Flamengo no dia 31 de julho de 2020. O técnico catalão não durou muito no cargo e foi demitido após apenas 23 partidas pelo Rubro-Negro. Dessa forma, gestão de Rodolfo Lanfim foi atrás de um novo treinador e executou a contratação de Rogério Ceni.
O quarto técnico de 2019 para cá assumiu o cargo dia 10 de novembro, menos de 48 horas depois da saída de Domènec Torrent. O técnico estreou na noite seguinte (11), na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil – torneio que acabou eliminado oito dias após sua chegada ao clube. O treinador virou a temporada e se manteve à frente do Rubro-Negro até julho de 2021, quando foi demitido após o revés por 2 a 1 para o Atlético-MG.
Assim como os antecessores, Renato Gaúcho chegou ao Flamengo com a temporada rolando e em jogo importante: oitavas de final da Libertadores. O técnico estreou com o pé direito, mudando o roteiro de Domènec e Ceni, e venceu o Defensa y Justicia, na Argentina. O último embate de Portaluppi ocorreu pelo mesmo torneio, no vice-campeonato para o Palmeiras, dia 27 de novembro.
Sendo assim, desde 2019, o Flamengo teve seis técnicos: Abel Braga, Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho e, agora, Paulo Sousa. Dentre eles, apenas Abel, Jesus e Ceni tiveram a oportunidade de fazer uma pré-temporada, nos inícios de 2019, 2020 e 2021, respectivamente. Agora, Paulo Sousa tem a missão de quebrar o tabu e encerrar o ano no comando do Rubro-Negro.
Cabe destacar, inclusive, que o treinador foi apresentado oficialmente em coletiva realizada no CT Ninho do Urubu, nesta segunda-feira (10). Paulo Sousa teve o seu primeiro dia de trabalho de forma integral, visto que teve as primeiras atividades com o elenco principal.
Com Tite, Flamengo também fez pré-temporada nos Estados Unidos no início de 2024 O Flamengo…
Diretor executivo de futebol do Flamengo, Bruno Spindel também recebeu punição Parece até piada! O…
Hugo Souza foi revelado nas categorias de base do Flamengo e, agora, foi comprado de…
Após resultados desta terça-feira (26), Cuiabá caiu para a segunda divisão Mesmo sem entrar em…
Dyogo Alves, Cleiton, Lorran e Carlinhos foram liberados pelo Flamengo O Flamengo segue com jogos…
As eleições para presidente do Flamengo estão marcadas para 09 de dezembro, na Gávea O…