Rubro-Negro sofre com o mesmo empecilho desde a grande decisão da Libertadores, no ano passado
Por: Guilherme Xavier e Letícia Marques
Desde a chegada do técnico Paulo Sousa, o Flamengo tenta corrigir os problemas do sistema defensivo que vinham da última temporada. No entanto, o Mais Querido continua sofrendo gols desnecessários, especialmente vindo de falhas individuais. As mesmas peças acabam prejudicando o Rubro-Negro, que amarga derrotas como a de quarta-feira (30), contra o Fluminense. É importante frisar que, das 11 vezes em que o Mengão foi vazado com o português, oito foram por erros de atletas específicos.
O sistema do técnico Paulo Sousa, é claro, entrou em pauta após o revés no jogo de ida da final do Campeonato Carioca. Com pouco mais de três meses de trabalho, o português ainda não conseguiu resolver problemas no sistema defensivo, que atua com três zagueiros pela primeira vez em algum tempo no Flamengo. No entanto, o treinador também sofre por conta de falhas individuais, como as duas de Léo Pereira, que havia acabado de adentrar o campo para substituir Fabrício Bruno.
RELEMBRE AS FALHAS E AS PARTIDAS:
Flamengo 0 x 1 Fluminense – Falha Hugo Souza – Carioca
Audax-RJ 1 x 2 Flamengo – Falha Léo Pereira – Carioca
Flamengo 2 x 2 Atlético-MG – Falha Hugo Souza – Supercopa
Botafogo 1 x 3 Flamengo – Falha Léo Pereira (gol contra) – Carioca
Flamengo 2 x 2 Resende – Falha Diego Alves (2x) – Carioca
Vasco 1 x 2 Flamengo – Falha Andreas Pereira – Carioca
Flamengo 0 x 2 Fluminense – Falha Léo Pereira (2x) – Carioca
Quem mais falhou até o momento foi o próprio camisa 4, com quatro erros específicos. Além dos problemas na final do Carioca, o zagueiro também comprometeu com um gol contra, diante do Botafogo, e na vitória sobre o Audax. Depois, Hugo Souza e Diego Alves aparecem com duas cada, fato que traz à tona a discussão sobre a procura do Flamengo por um goleiro titular confiável. Andreas Pereira completa a lista, com uma, no Clássico dos Milhões da Taça Guanabara.
A sucessão de erros, como já era esperado, remete a torcida do Flamengo ao episódio de Andreas Pereira na decisão da Libertadores. O erro do camisa 18 contra o Vasco, inclusive, traz inúmeras semelhanças com o problema do Estádio Centenário. Os adeptos, com toda a razão, estão com o empecilho fresco na mente e, agora, cobram soluções físicas e mentais de comissão técnica e diretoria do Mengão para resolver a questão.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Após a derrota para o Fluminense, o Mais Querido precisa ter o foco em reverter a situação e levantar o quarto caneco consecutivo do Campeonato Carioca. Por ter vencido a ida por 2 a 0, o Tricolor pode perder por até um gol de diferença que, mesmo assim, confirma o título estadual. Ao Flamengo, cabe vencer por dois de vantagem para levar a decisão aos pênaltis, ou triunfar por três e confirmar a taça sem necessidade da marca da cal.