Metamorfose flutuante: Everton Ribeiro recebe (mais uma) nova função de Paulo Sousa e busca efetividade para recuperar espaço

Compartilhe com os amigos

Meio-campista mudou forma de atuar com o treinador nas últimas partidas e busca se consolidar no time titular rubro-negro

Por Aguinaldo Junior

Everton Ribeiro é um dos melhores jogadores do futebol brasileiro da última década, além de multicampeão, seja no Cruzeiro ou no Flamengo. O meio-campista, entretanto, está vivendo um 2022 diferente no clube carioca, buscando se adaptar aos desejos e à filosofia de Paulo Sousa. Notabilizado por, primordialmente, jogar fixo na ponta-direita, o camisa 7 tem recebido novas funções com o treinador português.

Logo que chegou, em janeiro deste ano, Paulo Sousa decidiu colocar Everton Ribeiro em uma posição “nova“, na qual só havia atuado no início da carreira: uma espécie de ala ofensivo pela esquerda. Contra o Vasco da Gama, na fase de grupos da Taça Guanabara, é possível ver, no mapa de calor abaixo, o atleta jogando na função solicitada pelo comandante português. Neste duelo, inclusive, foi a última vez que exerceu a posição com o técnico.

Contra o Vasco, fase de grupos

Mapa de calor de Everton Ribeiro em Flamengo 2×1 Vasco da Gama (Foto: Reprodução/Footstats)

O jogador não vinha conseguindo desempenhar um futebol consistente na “nova” posição. Então, Paulo Sousa mudou a estratégia nas três últimas partidas do Flamengo. Everton Ribeiro recebeu outra função dentro das quatro linhas: retornou à ponta-direita, mas com maior liberdade de construção no meio-campo. Às vezes, inclusive, o atleta até aparece no ataque pelo lado esquerdo, entretanto, rapidamente volta para o setor já habituado.

Nos três mapas de calor abaixo, é possível perceber, justamente, essa nova função determinada por Paulo Sousa ao camisa 7. Contra o Bangu, na goleada por 6 a 0, na última rodada da Taça Guanabara, Everton Ribeiro tocou na bola em todas as áreas do campo, praticamente. O mesmo ocorreu nas duas partidas seguintes, ambas contra o Vasco da Gama, pela ida e volta da semifinal do Campeonato Carioca.

Contra o Bangu, fase de grupos

Mapa de calor de Everton Ribeiro em Bangu 0x6 Flamengo (Foto: Reprodução/Footstats)

Primeiro jogo da semifinal, contra o Vasco

Mapa de calor de Everton Ribeiro em Vasco da Gama 0x1 Flamengo (Foto: Reprodução/Footstats)

Segundo jogo da semifinal, contra o Vasco

Mapa de calor de Everton Ribeiro em Flamengo 1×0 Vasco da Gama (Foto: Reprodução/Footstats)

Paulo Sousa pretende, com isso, recuperar o bom futebol de Everton Ribeiro, que oscilou bastante em 2020 e, principalmente, em 2021. Na atual temporada, o meio-campista participou de 11 partidas, marcou somente um gol e deu uma assistência. O atleta, vale lembrar, terminou o último ano bastante questionado por torcedores e imprensa. Afinal, em 50 duelos disputados, ele foi às redes duas vezes e deu nove passes.

Everton Ribeiro, agora, busca assimilar o mais rápido possível a filosofia desejada por Paulo Sousa. O jogador é cotado para ser titular nas duas partidas da final do Campeonato Carioca, nos dias 31 de março e 03 de abril. O Fla, contudo, ainda não tem adversário definido, pois Fluminense e Botafogo decidem a vaga na decisão neste domingo (27). O primeiro cotejo entre as equipes terminou 1 a 0 para o Tricolor, que tem a vantagem de dois resultados iguais. Por isso, caso queira se classificar, o Alvinegro tem que ganhar por dois tentos de diferença.

Compartilhe com os amigos

Veja também