Entenda as cinco etapas de recuperação dos atletas no Departamento Médico do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Os atletas do Rubro-Negro são avaliados individualmente e diariamente, independentemente de lesões

Por: Letícia Marques

O Departamento Médico é um assunto sempre em pauta no noticiário esportivo do Flamengo. Se antes era tratado com excelência devido às rápidas recuperações, hoje a avaliação é mais criteriosa e, não à toa, as críticas são recorrentes. O Coluna do Fla trouxe alguns detalhes sobre as etapas de recuperação dos atletas.

Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!

Basicamente, o DM rubro-negro estabelece cinco fases para o tratamento de um jogador: fisioterapia, academia, campo com fisioterapeuta, transição física e trabalho com o grupo. Dentro dessas etapas, claro, há algumas especificações, visto que a fase final, por exemplo, abrange condicionamento físico, técnico e tático, ou seja, como se fosse três ‘fases’ dentro da última etapa.

CONFIRA AS ETAPAS:
Etapa 01: fisioterapia
Etapa 02: academia
Etapa 03: campo com fisioterapeuta
Etapa 04: transição física (campo com preparador físico)
Etapa 05: trabalho com o grupo (condicionamento físico, técnico e tático)

Além disso, é importante lembrar que cada caso é tratado individualmente. Isso porque, cada atleta apresenta uma recuperação única baseada, principalmente, nas condições do corpo, que são analisadas diariamente. O Departamento de Saúde e Alto Rendimento (Desar) é um dos principais elos que unem o DM e a comissão técnica de Paulo Sousa.

Cabe destacar ainda que, inicialmente, uma etapa pode ser feita junto a outra. Por exemplo, quem está caminhando para a fase 4 (transição física, ou seja, em campo com o preparador físico), pode fazer uma parte da atividade do treinamento em campo com o grupo, o que seria a fase 5. No treino da última terça-feira (19), Rodrigo Caio participou das dinâmicas com o grupo, mas, logo depois, iniciou a atividade exclusiva com o preparador físico.

 

A quinta e última etapa (trabalho com o grupo) é a que traz mais detalhes. Isso porque, é dividida em outras ‘fases’: condicionamento físico, técnico e tático. Diferentes trabalhos são feitos neste período. Quando os três dialogarem 100% entre si, o atleta é liberado para voltar a ser relacionado e fica à disposição do técnico Paulo Sousa. Por enquanto, Pablo é quem está nessa etapa e vive a expectativa de atuar em breve.

Como dito, o DM do Flamengo vem sendo alvo de diversas críticas devido a quantidade de atletas presentes por lá nesta temporada. Marcio Tannure, gerente de saúde e alto rendimento, foi, inclusive, alvo de protestos na porta do Ninho do Urubu no início do mês de abril. Cabe destacar que, no momento, o Rubro-Negro possui nove atletas em tratamento: Vitinho, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Bruno Henrique, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio, Ayrton Lucas, Matheus França e Pablo.

VEJA ETAPAS DE RECUPERAÇÃO DOS ATLETAS:
Vitinho – fisioterapeuta
Gustavo Henrique – academia
Matheuzinho, Bruno Henrique e Fabrício Bruno – campo com fisioterapeuta
Rodrigo Caio e Ayrton Lucas – transição física (campo com preparador físico)
Pablo – trabalho com o grupo
Matheus França – fraturou a fíbula e passou por uma cirurgia na última segunda (18).

Compartilhe com os amigos

Veja também