Técnico tem diversas questões para resolver, inclusive podendo mudar esquema tático da equipe
O Flamengo conclui a preparação para a partida contra o Fluminense na manhã deste sábado (28). A atividade servirá para Paulo Sousa ajustar e definir a escalação do Rubro-Negro. Além disso, o técnico também terá que analisar qual esquema usará no clássico: se voltará a ter a linha defensiva com três zagueiros ou somente com dois, como vinha sendo nos últimos jogos. Junto a isso, os setores de meio-campo e ataque também têm dúvidas em relação às peças.
ZAGA
Paulo Sousa tem à disposição três dos principais zagueiros. Pablo, Rodrigo Caio e David Luiz brigam, em tese, por duas vagas na defesa. Isso porque, o treinador tem optado pelo esquema com dois defensores. Caso mantenha-o, o português terá que definir qual será a dupla titular.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Existe a possibilidade, entretanto, de o comandante modificar o esquema tático, voltando a escalar o Flamengo com três defensores. Caso isso se confirme, Pablo, Rodrigo Caio e David Luiz atuarão juntos como titulares pela primeira vez na temporada.
MEIO-CAMPO
O Flamengo tem quatro volantes disponíveis para o jogo: Willian Arão, João Gomes, Thiago Maia e Andreas Pereira. Paulo Sousa terá que escolher dois destes para formar a dupla de “volância“, e o treino deste sábado (28) servirá para sanar essa dúvida. Outra questão é quem será o meia-armador.
Arrascaeta vem sofrendo com desgaste físico e, por isso, treinou com o elenco somente na sexta-feira (27). Apesar disso, a tendência é mesmo que o meio-campista inicie a partida como titular. Everton Ribeiro, poupado na vitória por 2 a 1 sobre o Sporting Cristal (PER), também deve voltar ao time principal.
ATAQUE
Há um outro ponto no ataque que pode interferir, também, no meio-campo. Gabriel Barbosa passou a ser utilizado como uma espécie de meia-atacante e, caso este esquema seja mantido, Pedro será novamente titular. Caso Gabigol seja escalado como centroavante, o camisa 21 voltará para o banco de reservas.
Com Everton Ribeiro e Arrascaeta disponíveis, Paulo Sousa teria que utilizar um esquema com apenas um volante, como ocorreu no triunfo de 1 a 0 sobre o Goiás, visando encaixar os dois meias junto a Bruno Henrique, Gabigol e Pedro. Ou seja, há dúvidas de como escalar o setor ofensivo, dependendo do sistema tático que será utilizado.
Como dito anteriormente, todas as dúvidas, seja de quem iniciará jogando ou qual esquema tático, serão resolvidas no treino deste sábado (28). A escalação será divulgada oficialmente apenas uma hora antes de a bola rolar para Fluminense x Flamengo. O confronto terá início às 18h (horário de Brasília), no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
Como meia atacante prefiro o Vitinho, que briga pela bola, ajuda a defesa, dribla fácil, tem boa leitura de jogo ofensivo e chuta forte com as duas penas de fora da área.
Como o Fluminense deve jogar fechado na defesa o Flamengo precisa de um centroavante que tenha desenvoltura dentro da área.