Santos revela ‘segredo’ para evitar rebotes para adversários do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Goleiro tem sido um dos pilares da defesa rubro-negra


O Flamengo vive grande momento na atual temporada. O Mais Querido, inclusive, segue ‘vivo’ nas principais competições que disputa na temporada (Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), e é postulante aos três títulos. Acompanhando a boa fase, um setor em específico evoluiu desde a chegada de Dorival Júnior: a defesa. Parte da melhora defensiva passa pelas mãos do goleiro Santos, que explicou como mantém a segurança embaixo das traves.

Desde quando eu comecei a treinar no profissional, eu comecei a observar algumas coisas em outros goleiros que eu via que não precisava (dar rebote). Então, isso eu fui adaptando, fui pensando melhor. Às vezes a bola vem com um certo grau de dificuldade e claro que se você consegue controlar e não dar um escanteio que pode resultar em gol — disse o goleiro, em entrevista a TNT Sports.

Santos, inclusive, vem de uma sequência de quatro jogos sem sofrer gols com a camisa do Flamengo, somando todas as competições. O goleiro é o único atleta que sempre inicia as partidas como titular, mesmo que o técnico Dorival Júnior escale um time alternativo. De acordo com o camisa 20 rubro-negro, evitar o rebote é mais difícil que fazer uma defesa e a segurança embaixo das traves é fruto de muito treinamento.

Para mim é muito mais difícil fazer isso (evitar rebote) do que a bola vir e eu espalmar para o lado ou colocar para escanteio. É algo que, durante esses anos todos, eu venho treinando, venho fazendo. A gente até brinca que, em momento de aquecimento, quem soltar (a bola) vai pagar. E isso vai nos condicionando a fazer isso e tem dado certo. Vou procurar continuar fazendo porque é algo que aos olhos de muitos é simples, mas o grau de dificuldade, sem dúvida nenhuma, é muito grande — ressaltou Santos.

Por fim, o camisa 20 rubro-negro ainda brincou dizendo que, ao fazer uma defesa e evitar o rebote, inibe os ‘maladrinhos’ que ficam esperando na área para fazer o gol. E a ‘tática’ tem dado resultado, já que o Flamengo perdeu apenas um jogo com Santos embaixo das traves: diante do Corinthians, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o único tento da partida foi marcado contra, por Rodinei.


Saiba como lucrar com vitórias do Flamengo!



O arqueiro chegou ao Flamengo no início de 2022, mas demorou a se firmar entre os titulares. Ainda sob o comando do técnico Paulo Sousa, Santos ocupou o posto de ‘goleiro de copas’, já que só atuava nos torneios eliminatórios, enquanto Hugo Souza jogava o Campeonato Brasileiro. No entanto, com Dorival Júnior, o camisa 20 assumiu a titularidade após retornar de lesão e não saiu mais.

Em grande fase, assim como o Flamengo, Santos segue à disposição de Dorival Júnior para o próximo compromisso, que será pela Copa do Brasil. Na quarta-feira (17), o Mais Querido encara o Athletico-PR, pela volta das quartas de final do torneio. Após empate em 0 a 0 no Maracanã, o Rubro-Negro joga por uma vitória simples para avançar às semifinais da competição.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É por questão de segurança, Fernandel. A bola é traiçoeira e se numa dessas defesas ela escorregar, o atacante adversário vai pegar uma sobra de frente para o gol. Em geral, quanto mais confiável é o goleiro, menos rebote ele tende a dar (outros preferem fazer a defesa em dois tempos), mas o Santos de fato surpreende neste quesito.

  • 👏👏👏👏👏 Excelente, Fernandel! 😁

  • Eu nunca entendi que um goleiro, podendo encaixar ou segurar firme uma bola chutada para o gol, preferisse espalmar. Quando o goleiro “pega firme”, encerra ali a jogada do adversário. Quando espalma, a jogada prossegue e pode resultar em gol. Essa mania estranha de que goleiro não pode pegar firme começou não faz muito tempo. Não sei quem teve essa infeliz idéia.
    Santos está certíssimo com essa postura, que está dando certo. Sempre que possível, é preferível pegar firme do que correr o risco de espalmar tudo o que vem para o gol e a bola cair nos pés de um adversário. Sempre confiei mais nos goleiros que pegam firme do que nos “caçadores de borboletas” e os “jogadores de vôlei”, que vivem dando “manchetes” debaixo das traves.

Comentários não são permitidos.