Cada clube levou a melhor em três oportunidades em duelos eliminatórios
Por: Pedro Paulo Catonho
Flamengo e São Paulo já jogaram seis vezes em duelos eliminatórios. No histórico entre os clubes, total equilíbrio: cada time levou a melhor em três oportunidades. O desempate começa a ser disputado nesta quarta-feira (24), no Morumbi, pela ida da semifinal da Copa do Brasil. O primeiro encontro ocorreu em 1993, pela Libertadores. Já o último foi realizado há dois anos, no mata-mata nacional.
VEJA O HISTÓRICO DE MATA-MATAS
1993 – Quartas de final da Libertadores: Flamengo 1 x 1 São Paulo/ São Paulo 2 x 0 Flamengo
1993 – Final da Supercopa: Flamengo 2 x 2 São Paulo/ São Paulo 2 x 2 Flamengo (5 x 3 pênaltis)
1996 – Final da Copa Ouro Conmebol: Flamengo 3 x 1 São Paulo (jogo único)
1997 – Semifinal do Rio-São Paulo: Flamengo 1 x 0 São Paulo/ São Paulo 1x 3 Flamengo
2001 – Final da Copa dos Campeões: São Paulo 2 x 5 Flamengo/ Flamengo 2 x 3 São Paulo
2020 – Quartas da Copa do Brasil: Flamengo 1 x 2 São Paulo/ São Paulo 3 x 0 Flamengo
Na única semifinal da história entre Flamengo e São Paulo, fase atual onde os times se enfrentam na Copa do Brasil, o Rubro-Negro levou a melhor. Em 1997, o Mengão venceu o Tricolor duas vezes, no extinto torneio Rio-São Paulo, por 1 a 0 no Maracanã, e 3 a 1 no Morumbi. Já os dois clubes fizeram finais de campeonato em três oportunidades, e o Mengão também tem vantagem, ao levantar as taças da Copa Ouro de 1996 e Copa dos Campeões 2001. Os paulistas foram campeões da Supercopa 1993.
Agora, o sétimo mata-mata entre Flamengo e São Paulo começa nesta quarta-feira (24), no Morumbi, às 21h30 (horário de Brasília). A volta está marcada para o Maracanã, no dia 14 de setembro, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. O vencedor encara na grande final o classificado de Corinthians e Fluminense, que se enfrentam na outra semifinal.
Os duelos entre o Rubro-Negro e o Tricolor terão transmissão para todo Brasil na TV aberta, através da Globo, também na TV fechada, no SporTV, além da exibição em streaming, no Amazon Prime. No entanto, a cobertura mais pé-quente da internet é no Coluna do Fla, no Youtube. A equipe é composta por Rafa Penido, na narração, Tulio Rodrigues, nos comentários, e Bruno Villafranca e Paula Mattos, na reportagem.