Equipes haviam se enfrentado nas quartas de final da Copa do Brasil
Nessa quarta-feira (07), o Flamengo voltou a vencer o Vélez Sarsfield (ARG), desta vez por 2 a 1, e sacramentou a classificação para a final da Libertadores. Agora, o Mais Querido se prepara para enfrentar um time brasileiro na decisão da competição continental, o Athletico-PR. O confronto, inclusive, será o segundo entre as equipes por torneios eliminatórios em 2022.
Neste ano, Flamengo e Athletico-PR já se enfrentam pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, quem levou a melhor foi o Mais Querido, que garantiu a classificação contra os paranaenses. No entanto, diferente da final da Libertadores, que será disputada em jogo único, a competição nacional contou com partidas de ida e volta. No primeiro embate, empate em 0 a 0 no Maracanã. Já no segundo confronto, vitória do Fla por 1 a 0 e vaga para a semifinal.
Além das partidas no mata-mata, Flamengo e Athletico-PR também se enfrentaram em outras duas oportunidades neste ano, mas pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro jogo aconteceu logo na terceira rodada da competição, na Arena da Baixada, sob o comando de técnicos diferentes dos atuais (Paulo Sousa e Fábio Carille). Na ocasião, vitória do clube paranaense por 1 a 0 sobre o Mengo. Já a segunda partida, no Maracanã, goleada do Mais Querido por 5 a 0.
Agora, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez valendo o título da Copa Libertadores da América de 2022. O confronto está marcado para o dia 29 de outubro, que será um sábado. A decisão, inclusive, será disputada em jogo único, em um campo neutro. O palco escolhido para a finalíssima foi o estádio Monumental de Barcelona, em Guayaquil, no Equador.