Flamengo sofreu apenas cinco gols na competição, melhor marca nos anos em que foi campeão
Por: Pedro Paulo Catonho
A conquista da quarta Copa do Brasil da história do Flamengo foi inesquecível. Um dos pontos fortes do Mais Querido na campanha foi o sistema defensivo. Nos dez jogos disputados na competição, o Rubro-Negro levou apenas cinco gols. A marca foi a melhor na história do clube nos anos em que ficou com a taça do mata-mata nacional.
VEJA O DESEMPENHO DO SISTEMA DEFENSIVO NOS ANOS DE TÍTULO DA COPA DO BRASIL
1990 – 6 gols sofridos em 10 jogos
2006 – 6 gols sofridos em 12 jogos
2013 – 9 gols sofridos em 14 jogos
2022 – 5 gols sofridos em 10 jogos
Em números absolutos, 2022 foi o ano com menor número de gols sofridos, cinco em dez jogos. No entanto, em média, o tetracampeonato empatou com o bi de 2006. O time de Jonatas, Renato Abreu, Léo Moura, Juan e companhia levou seis tentos em 12 partidas. Em ambos os casos, a média foi de 0,5 bola na rede por confronto.
Na edição 2022, os cinco gols foram sofridos por: Altos-PI, na estreia, em Teresina; dois do Atlético-MG, na ida das oitavas de final, no Mineirão; um do São Paulo, no primeiro jogo da semifinal, no Morumbi, e um do Corinthians, na finalíssima da competição. Das dez partidas disputadas na Copa do Brasil, em seis o goleiro Santos não foi vazado: volta contra os piauienses e mineiros; dois encontros com o Athletico-PR, nas quartas, e os duelos com o Tricolor no Maracanã e Alvinegro paulista, na Neo Química Arena.
O sistema defensivo e os demais integrantes do ‘time das copas’ serão poupados neste sábado (22), quando o Flamengo enfrenta o América-MG, pela 33a rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 19h (horário de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte. O duelo terá exibição do Premiere, via pay-per-view. No entanto, como de costume, o Coluna do Fla, no Youtube, traz a narração mais rubro-negra e pé-quente da internet.