Javier Pinola, de 39 anos, pendurou as chuteiras neste domingo (13)
Os 11 titulares do Flamengo no inesquecível título sobre o River Plate (ARG), por 2 a 1, na final da Copa Libertadores da América de 2019, estão na cabeça de todo torcedor rubro-negro. Porém, um zagueiro do time argentino também é lembrado com muito carinho pela Nação: trata-se de Javier Pinola. O jogador, que falhou no segundo gol de Gabigol, em Lima, anunciou aposentadoria neste domingo (13).
VEJA REAÇÕES DA TORCIDA DO FLAMENGO
Obrigado por tudo, ídolo!! Chegou a hora de vc se despedir dos gramados ?❤️
— Zeuss (@Zeusscrf) November 13, 2022
Gracias carequito
— ?⚫ ᶜʳᶠ Mateus ¹⁸⁹⁵ ?⚫️ (@CRF_Mateus) November 13, 2022
https://twitter.com/ythuuur/status/1591942497881972738?s=20&t=69Un7NGtrN2IzvsByoruhg
Todo torcedor rubro-negro tem o lance vivo na memória, mas nunca é demais relembrar. Nos acréscimos do segundo tempo, Diego Ribas fez um lançamento do campo de defesa em direção a Gabigol. Pinola subiu para disputar a bola, mas não deu a direção desejada e ajeitou de cabeça para a perna esquerda do então camisa 9 rubro-negro (que agora assumirá a 10). De primeira, Gabriel estufou a rede e garantiu o bicampeonato da Libertadores ao Flamengo.
Apesar na falha naquele 23 de novembro de 2019, o zagueiro é considerado um dos grandes nomes da história do River Plate. “Depois de defender nossas cores por mais de cinco anos, em que obteve oito títulos, Javier Pinola anunciou o final de sua grande carreira como futebolista profissional. Obrigado por tudo e o melhor em sua nova etapa, Javier Pinola”, publicou o River Plate, nas redes sociais. Entre outras taças, o jogador ganhou a Libertadores 2018, Recopa Sul-Americana, Campeonato, Copa e Supercopa da Argentina.
VEJA COMUNICADO DO RIVER PLATE
Después de defender nuestros colores por más de cinco años en los que obtuvo ocho títulos, Javier Pinola anunció el final de su gran carrera como futbolista profesional.
¡Gracias por todo y lo mejor en tu nueva etapa, @javierpinola25! ⚪❤️⚪ pic.twitter.com/x4qCOIOCyo
— River Plate (@RiverPlate) November 13, 2022
Com 39 anos, Pinola encerra a carreira após passagens por Chacarita Juniors (ARG), Atlético de Madrid (ESP), Racing (ARG), Nurnberg (ALE), Rosário Central (ARG) e River Plate, clube que defendeu nas últimas seis temporadas. Pela Seleção Argentina, o ‘ídolo’ rubro-negro fez apenas dois jogos.
Coincidentemente, o Flamengo contou com uma ‘mãozinha’ de um zagueiro na última conquista da Libertadores, neste ano. Pedro Henrique, do Athletico-PR, foi expulso ainda no primeiro tempo, após duas faltas violentas, uma em Gabigol e outra em Ayrton Lucas. O defensor também é tratado, ironicamente, como ‘ídolo’ da Nação Rubro-Negra e será eternamente lembrado, assim como Pinola, pela maior torcida do mundo.