Ação foi realizada por torcida organizada do Atlético de Madrid (ESP)
Nos últimos tempos, Vinicius Júnior, Cria do Flamengo, tem sofrido ofensas racistas e xenofóbicas por parte de torcidas de times adversários da Espanha. Na madrugada desta quinta-feira (26), um boneco do jogador do Real Madrid (ESP) foi exposto simulando um enforcamento. O ato hostil foi de autoria da torcida organizada do Atlético de Madrid (ESP), e o clube colchonero publicou nota oficial sobre o acontecimento.
Em comunicado oficial, o Atlético de Madrid condenou o ato, que colocou um boneco enforcado com um saco na cabeça vestindo a camisa de Vinicius Júnior, além de uma faixa escrita “Madrid odeia o Real”. Na nota, o clube condena qualquer tipo de ação que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições, afirmando que fatos como esse são repugnantes e inadmissíveis.
Além de repudiar o acontecimento em tom de ameaça a Vini Jr., o Atlético de Madrid também declarou que a rivalidade é máxima, mas o respeito entre as equipes também deve ser. O clube, inclusive, disse ‘desconhecer’ os autores dos atos, mas cobrou ação das autoridades para que os idealizadores sejam identificados e devidamente punidos.
Segundo o jornal espanhol ‘Marca’, a torcida organizada suspeita da autoria dos atos hostis é a ‘Frente Atlético’, que utiliza a frase para provocar os rivais do Real Madrid. Outros locais da capital espanhola também registraram o bordão “Madrid odeia o Real”, contudo, o boneco em alusão a Vinicius Jr. não fez parte das manifestações.
Vale lembrar que a ameaça foi realizada justamente no dia do clássico da capital, entre o Real Madrid, equipe de Vinicius Júnior, e o Atlético de Madrid. A partida é válida pelas quartas de final da Copa do Rei da Espanha, a ser realizada no Santiago Bernabéu, estádio do clube merengue. O duelo decisivo acontece às 17h (de Brasília).
VEJA NOTA NA ÍNTEGRA:
“São esses fatos repugnantes e inadmissíveis que envergonham a sociedade
Dada a imagem que apareceu hoje (26) em vários meios de comunicação, em que uma mensagem de ódio foi lançada horas antes do jogo, quando enfrentaremos o Real Madrid esta noite, nas quartas de final da Copa do Rei, o Atlético Clube de Madrid anuncia:
Que fatos como esse são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica.
A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas o respeito também. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcidas. É responsabilidade de todos evitá-lo.
Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não isenta sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento.
Atlético Clube de Madrid”.