CBF prepara candidatura para receber finais de Libertadores e Sul-Americana 2023 no Brasil

Compartilhe com os amigos

O anúncio das sedes das finais de 2023 ainda não foi divulgado pela Conmebol


Com a conquista da Libertadores em 2022, o Flamengo chega para a nova temporada a fim de defender o título. Para isso, o Mais Querido terá que enfrentar um árduo caminho repleto de jogos e viagens. No entanto, uma novidade por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode dar ao Rubro-Negro uma boa vantagem em uma eventual decisão. Ao que tudo indica, a entidade planeja se candidatar a receber as finais de Liberta e Sul-Americana 2023, realizadas pela Conmebol.

Com sedes indefinidas para as finais dos torneios continentais de 2023, a CBF cogita apresentar à Conmebol possíveis locais em solo brasileiro para receber as decisões. A associação esportiva internacional ainda não divulgou onde pretende realizar as partidas, porém, a previsão é que haja uma reunião entre o Conselho da organização ainda no primeiro semestre do ano.

Para os diretores da CBF, o Brasil é um país bem adequado para receber os duelos decisivos do torneio. Contando com uma estrutura sólida e qualificada, o território será palco ideal para as finais de Libertadores e Sul-Americana 2023. Outro fator que pode impulsinar a escolha é as recentes conquistas dos times brasileiros na maior competição continental.

Nos últimos quatro anos, todos os títulos da Copa Libertadores foram para participantes brasileiros, inclusive, praticamente todos os finalistas mais recentes são do Brasil, exceto o River Plate (ARG), em 2019. Após isso, somente duelos de integrantes do mesmo país: Palmeiras x Santos (2020); Flamengo x Palmeiras (2021) e Flamengo x Athletico Paranaense (2022).

Na duas edições mais recentes de Copa Libertadores, em Guayaquil (2022) e Montevidéu (2020), torcedores brasileiros relataram diversas dificuldades em viagens e falta de qualidade no deslocamento entre os países. Com isso, muitos fãs dos times do Brasil não conseguiram assistir o clube na final do torneio.

Já no caso da Copa Sul-Americana outro fator pode colaborar com a escolha do país verde e amarelo como palco da final do torneio. Isso porque, a decisão da edição 2022 da competição estava programada para Brasília. No entanto, a proximidadeda última partida do campeonato com o período de disputa das eleições no Brasil provocou uma nova escolha de sede. Sendo assim, o Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina, recebeu o confronto entre Independiente Del Valle (ARG) e São Paulo.

No aguardo da escolha, a CBF segue com o plano de apresentar candidaturas de locais brasileiros como possíveis sedes para as finais. O Conselho da Conmebol, formado pelos presidentes das dez associações nacionais que compõem a confederação, deverá em breve se reunir para anunciar onde ocorrerão as decisões. A previsão é que o encontro seja realizado até a metade de 2023.


Compartilhe com os amigos

Veja também