A medida vale para partidas da Copa Libertadores e Sul-Americana
O título de campeão da América pertence ao Flamengo e o clube quer empilhar mais uma taça do torneio este ano. Contudo, em 2023, o Mais Querido encontrará uma mudança na competição. Isso porque, a Conmebol, organizador da Libertadores e da Sul-Americana, anunciou que irá adotar o uso do VAR em cabine remotas em jogos das competições realizadas no Brasil e na Argentina.
A nova mudança definida pela Conmebol será realizada em forma de teste, primeiramente. De acordo com a entidade, as partidas passarão a contar com com o mecânismo do VAR remoto, que consiste em operar a ferramenta de fora do estádio onde acontecem as partidas. A novidade contempla apenas o Brasil e Argentina, já que os dois países contam com bastante disponibilidade de cabos de fibra óptica.
O material é necessário para que a imagem chegue em tempo real no centro tecnológico de arbitragem da Conmebol (Ceta), localizado em Luque, no Paraguai. A ideia da Confederação Sul-Americana é que, em breve, o novo formato da ferramenta alcance outros países e uma maior quantidade de confrontos.
A Conmebol informou que mesmo com o teste da cabine remota, a aparelhagem do VAR seguirá montada nos estádio onde irão acontecer os jogos. A entidade afirma que, em caso de algum problema técnico, haverá garantias da sequência da partida, sem interferências.
O uso da nova ferramenta consiste em um árbitro de campo com fones, em contato com os profissionais posicionados na cabine remota. Porém, podem haver mudanças, se necessário, durante os testes. A Conmebol, inclusive, avalia iniciar as tentativas de inicialização da tecnologia já na ‘pré-Libertadores’, fase anterior à etapa de grupos do torneio continental.
A três primeiras fases da competição, que antecedem os jogos por grupos da Libertadores, começaram no último dia 7. Já as equipes brasileiras entram em campo apenas no dia 21 deste mês. Os representantes do país na etapa são Atlético-MG e Fortaleza. 19 equipes participam das eliminatórias, porém, somente quatro se classificam para a competição principal.
Tendo o Flamengo como atual campeão, a fase de grupos da Libertadores começa no dia 4 de abril e se estende até 29 de junho. No entanto, os sorteios para definir as chaves serão no no dia 22 de março. Já a escolha do chaveamento das fases eliminatórias está marcado para o dia 5 de julho.
A competição conta com transmissão da Globo, em TV aberta, do SporTV e do Fox Sports, em canal fechado, da Paramount+, em serviço de streaming, do aplicativo OneFootball. Os jogos também terão a cobertura mais flamenguista da internet com o Coluna do Fla, no YouTube.