Flamengo precisa vencer o Independiente del Valle (EQU), após perder por um gol de diferença em Quito
Por: Pedro Paulo Catonho
Para ficar com o título da Recopa Sul-Americana, o Flamengo precisa vencer o Independiente del Valle (EQU) nesta terça-feira (28). Depois de ter perdido no dia 21 de fevereiro por 1 a 0, em Quito, o Mengão tem de reverter o resultado negativo da partida de ida. Para inspirar o Rubro-Negro na decisão que acontece no Maracanã, o Coluna do Fla relembra seis grandes viradas ocorridas no Templo Sagrado.
COPA DO BRASIL 2022 – “INFERNO” CONTRA O ATLÉTICO-MG
Nas oitavas de final da Copa do Brasil 2022, o Flamengo perdeu no Mineirão para o Atlético-MG, por 2 a 1. Ainda em Belo Horizonte, Gabigol concedeu uma entrevista demonstrando otimismo para o duelo de volta: “lá eles vão conhecer o que é o inferno”. Com um clima pouco visto da história do Maracanã nas arquibancadas, o Mengão conseguiu reverter o placar, com a vitória por 2 a 0, e deu sequência na campanha do tetracampeonato.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
LIBERTADORES 2019 – ‘JOGO DO TÍTULO’ CONTRA O EMELEC
Em uma das primeiras partidas sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo foi surpreendido na partida de ida das oitavas da Libertadores da América de 2019, por 2 a 0, contra o Emelec (EQU), no Equador. Na volta, o Rubro-Negro devolveu o 2 a 0 no Maracanã, com dois gols de Gabigol, e levou a decisão para os pênaltis. Com participação decisiva de Diego Alves, o Fla passou para as quartas de final. Para muitos torcedores, este foi o ‘jogo do título’ na histórica campanha do bicampeonato continental.
COPA DO BRASIL 2013 – GOL NO FINALZINHO DE ELIAS
Em 2013, o Cruzeiro tinha o melhor time do país. Liderado pelo hoje rubro-negro Everton Ribeiro, os mineiros venceram em casa, por 2 a 1, nas oitavas de final da Copa do Brasil. Em um cenário parecido com o do ano passado, contra o Atlético-MG, a torcida do Fla deu um show no Maracanã. Com um gol de Elias, aos 43 minutos do segundo tempo, o Mais Querido avançou pelo antigo critério do tento fora de casa. Na sequência, o Mengo conquistou o tricampeonato.
CAMPEONATO CARIOCA 2001 – INESQUECÍVEL GOL DO PET
Também aos 43 minutos do segundo tempo e no gol do lado esquerdo das cabines de transmissão, Petkovic fez um dos tentos mais marcantes da história do Flamengo, no tricampeonato carioca, em 2001. O Rubro-Negro perdeu para o Vasco na ida, por 2 a 1, e precisava reverter o marcador. O empate no agregado dava o título ao Cruzmaltino, por ter feito melhor campanha. Então, o sérvio bateu a falta com maestria e garantiu o 3 a 1 ao Mais Querido.
BRASILEIRÃO DE 1983 – VIRADA RELÂMPAGO
Flamengo e Santos decidiram o Campeonato Brasileiro de 1983. Na ida, no Morumbi, os paulistas venceram por 2 a 1. No Maracanã, Zico precisou de menos de um minuto para balançar as redes. Leandro, ainda no primeiro tempo, e Adílio, no final do segundo período, garantiram o 3 a 0 e o terceiro título do Brasileirão para o Rubro-Negro.
BRASILEIRÃO 1980 – ‘A MAIOR FINAL DE TODOS OS TEMPOS’
Para os mais antigos, Flamengo x Atlético-MG, em 1980, foi a maior final de todos os tempos. No Mineirão, o Alvinegro venceu por 1 a 0. Na volta, no Maracanã, emoção até o fim. Nunes abriu o placar aos 7 minutos, no lance seguinte Reinaldo empatou para os visitantes. Aos 44’, Zico voltou a colocar o Mengo em vantagem, mas Reinaldo, já no segundo tempo, igualou o duelo. Aos 37’ da etapa final, Nunes, o ‘Artilheiro das Decisões’, fez o gol do título do primeiro Brasileirão do clube. O Mengo ficou com a taça no placar agregado por ter feito melhor campanha.
E A RECOPA?
O Flamengo tenta mais uma virada no Maracanã nesta terça-feira (28), contra o Independiente del Valle, a partir das 21h30 (horário de Brasília). O confronto tem transmissão da ESPN, na televisão fechada, além do Star+, via streaming. No Youtube, o Coluna do Fla, como de costume, traz a narração mais rubro-negra e pé-quente da internet.