Iglesias Villanueva operou o VAR em Valencia (ESP) x Real Madrid (ESP)
O árbitro de VAR da partida Valencia (ESP) x Real Madrid (ESP), que aconteceu no último domingo (21), foi demitido nesta segunda-feira (21), gerando grande repercussão no mundo do futebol. A decisão de retirar Iglesias Villanueva do cargo ocorreu após uma polêmica envolvendo a escolha das imagens exibidas durante uma jogada do duelo. Villanueva optou por mostrar Vinicius Júnior acertando o rosto de Hugo Duro, em vez de exibir o lance em que Duro aplicou uma chave de braço em Vini Jr.
A atitude do árbitro de VAR gerou revolta e indignação por parte de alguns torcedores que acompanhavam o duelo e repercurtiu nas redes sociais, já que Vinicius Júnior acabou sendo expulso. A escolha das imagens mostradas durante a análise do lance tem um impacto direto nas decisões tomadas pela arbitragem, podendo influenciar o resultado da partida. A demissão de Villanueva foi veiculada primeiramente pelo jornal ‘Diário AS’, da Espanha.
Após ser expulso, Vinicius Júnior irá cumprir suspensão automática na partida entre Real Madrid e Rayo Vallecano (ESP). O jogo será às 14h30 (horário de Brasilia) desta quarta-feira (24), no Estádio Santiago Bernabéu. Vini Jr, por outro lado, só poderá voltar aos jogos da La Liga na 37ª rodada, quando a equipe do cria do Ninho visita o Sevilla (ESP), no sábado (27).
Durante o jogo Valencia x Real Madrid, vale citar, Vincius Júnior também foi vítima de racismo. Alguns torcedores do time da casa dispararam cantos racistas direcionados ao cria do Ninho. Gritos de “Mono, mono” (macaco, na tradução para o português), foram ouvidos por todo Estádio de Mestalla. Revoltado com a situação, o ex-Flamengo chegou a identificar alguns dos agressores nas arquibancadas. Porém, o Garoto do Ninho foi ignorado pela arbitragem do duelo.