No último final de semana, a notícia que mais chamou atenção do noticiário rubro-negro foi a possível opção do Flamengo de emprestar o volante Ronaldo, para que o jovem consiga rodagem e experiência em outros clubes.
Esta situação reacendeu o debate: até que ponto o Mais Querido utiliza dos jogadores da base? Entre um e outro argumento, alguns argumentaram que a saída poderia ser por influenciada por empresários, uma vez que alguns jogadores da base não têm todos os direitos econômicos vinculados ao rubro-negro.
De acordo com dados da ESPN, esta versão pode ser considerada correta. Ronaldo, por exemplo, tem 60% do passe ligado ao time da Gávea. Outros jogadores que integram o time profissional também possuem a mesma característica: Matheus Sávio (50%), Felipe Vizeu (60%), Lucas Paquetá (70%), Thiago (90%) e Cafu (90%).
Dos 25 atletas que disputaram a Copa do Brasil Sub-20 deste ano, 15 são “fatiados”, cinco são de totalidade do clube, e cinco não constam no balanço demonstrativo da instituição, base para a pesquisa realizada pela ESPN. Casos de Lincoln (80%), João Pedro (70%), Kleber (70%), Lucas (65%), Rafael (60%), Théo (50%), Batista (50%) e Dener (20%).
Veja mais:
- Convocados do Flamengo em ação pelas Eliminatórias sul-americanas
- Romário fala sobre ida ao Fla: “Saí do maior time do mundo para jogar no maior da América”
- Sócios esgotam ingressos para final, mas Fla premia apenas organizadas por fidelidade
- Alex Muralha: Assista todos os pênaltis cobrados contra o goleiro
Vinicius Júnior, vendido ao Real Madrid-ESP, por 45 milhões de euros (R$167,8 mi), é uma exceção entre as crias da Gávea. Mas, sobre a venda do camisa 20, ainda há uma polêmica. De acordo com o Lance!, a empresa “Time Forte Eventos Esportivos”, que gere as escolinhas do clube, reivindica 10% dos direitos, com base em um contrato assinado em 2011. O entendimento da empresa é que aquele acerto lhe dá direito a parte do valor da venda de qualquer jogador com passagem pelas escolinhas até que complete 23 anos.
O mais importante é o Lincoln!! Esse tem futuro
mlk joga mt
Nada que preocupe, a maioria dos jogadores no futebol brasileiro é desse jeito. O que importa é o clube ter retorno técnico com o jovem e futuramente, algum retorno financeiro. SRN!
Tá me respondam uma dúvida, não entrou uma lei para acabar com essa palhaçada? De empresários não serem mais donos de passe
É que eles smp arranjam uma forma de burlar a lei…provavelmente inventam alguma “escolinha de time” e associa os direitos federativos do mlk a elas, que na vdd os próprios empresários são os donos
Não sei não hein! Nos balancetes do Flamengo sempre colocam os percentuais dos atletas, e se não me engano o único que o Flamengo não tem pelo menos 90% é o Ronaldo…
Acabei de consultar meus alfarrábios aqui… E a reportagem está certa! Dessa forma não é desculpa o Ronaldo não ser aproveitado. Achei q era pelo percentual dos direitos econômicos…mas não! É macumba do Márcio Araújo mesmo!
Caro Eddie, muitas contradições nos seus comentários. Um vai e vem de informações, e ainda fechou com uma interpretação errada da situação. Os Fla detém apenas 60% do passe do ronaldo, seria sim um desculpa para o ronaldo não ser aproveitado. Mas na minha opinião não é essa a questão, o garoto está verde ainda. Emprestá-lo seria uma boa.
Obrigado pela intervenção Jonny. Realmente hj não estou nos melhores dias! Prometo melhor e se Deus quiser conquistar os 3 pontos. Mas o real é isso ai que vc disse. Moleque é verde ainda, e nossa torcida um poço de ansiedade e bipolaridade. Kkkkk SRN
Kkkkk cara. Todo mundo tá uma pilha. Quarta que não chega!!!!
É quinta! Kkkkk
Kkkkk tá vendo!!!! Kkkk
Se não for 100% não deve colocar pra jogar mesmo, ainda mais tento outros jogadores da posição que são 100% do clube
Pois é, tem uns jogadores que são mtos gananciosos…e esquecem que o clube formador precisa honrar seus compromissos e investir mais na base, vai chegar um dia que o Flamengo não precisará fatiar o passe de nenhum jogador da base
Bom, acho que com essa matéria cai por terra a teoria de que o Ronaldo não joga por não querer negociar os seus direitos econômicos. Essa baixa porcentagem dos passes a meu ver seria um problema se o Flamengo formasse os jogadores com o foco de atuarem no clube, mas aparentemente a intenção do Flamengo é usa-los mais para fluxo de caixa. Não compartilho muito dessa ideia, mas entendo que essa é uma maneira de utiliza-la, porém, também entendo um jovem não querer negociar 100 por cento dos seus direitos sabendo que provavelmente, mesmo sendo um destaque nas categorias e seleções de base, corre o grande risco de não ter espaço por causa de um jogador medíocre no elenco e acabar sendo chutado para um Tupi ou um Mumbai City.
O que me estranha é que as informações do clube estão cada dia mais cifradas e mais dificeis de serem esclarecidas para a torcida e sócios. A minha impressão é que o clube está perdendo aquele que foi o fator principal na atração da Nação para ajudar financeiramente o Mengão, que era a transparência. Espero estar enganado, mas são muitas noticias com informações cortadas ou incompletas, desde o ST das organizadas, aos componentes do Departamento de Futebol e aos direitos de jogadores…..ando bastante preocupado com isso….e vemos claramente um maior indice de noticias relacionadas a processos contra o Mais Querido…a Nação precisa colocar as barbas de molho e fiscalizar melhor o Mengão…