O melancólico fim de 2021 engrossou o tom por mudanças imediatas no Flamengo, principalmente após a reeleição de Rodolfo Landim. A tendência, portanto, é que a próxima temporada seja de bastante cobrança dentro e fora de campo. Além da exigência por um novo comando técnico, outro setor que necessita de alterações é o defensivo rubro-negro, apontado como o mais falho dos últimos anos. Pensando nisso, o Coluna do Fla quer saber: quais zagueiros do atual plantel estão na barca para 2022?
VOTE
[perfect_survey id=”359521″]
[perfect_survey id=”359523″]
[perfect_survey id=”359525″]
[perfect_survey id=”359527″]
[perfect_survey id=”359529″]
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
A primeira alteração confirmada na zaga para 2022 é a saída de Bruno Viana, que estava emprestado pelo Braga desde março de 2021 – quando estreou na goleada por 4 a 1 sobre o Resende, no Maracanã, pela Taça Guanabara à época. O defensor também não será aproveitado pela equipe portuguesa, atualmente comandada por Carlos Carvalhal, principal opção para assumir o comando técnico do Mais Querido na próxima temporada.
Rodrigo Caio é o zagueiro mais antigo entre as atuais opções do setor no elenco principal. O zagueiro, que já tem negociações abertas por renovação, chegou ao Flamengo em janeiro de 2019, quando a equipe ainda era comandada por Abel Braga. De lá para cá, completou 127 partidas com o Manto Sagrado, marcou seis gols, entre eles na goleada por 5 a 0 sobre o Grêmio, na semifinal da Libertadores, e levantou dez títulos pelo clube. Por outro lado, é o defensor que mais apresenta problemas físicos atualmente e ficou de fora de 42 embates do time nessa temporada – participando apenas de 33 dos 75 jogos de 2021.
A dupla Gustavo Henrique e Léo Pereira nunca alcançaram unanimidade entre torcedores, mas ganharam mais destaque no decorrer da temporada 2021. Juntos, defenderam o Manto Sagrado em 147 oportunidades e marcaram sete gols – sendo seis do camisa 2, que chegou ao clube em fevereiro de 2020. Léo, ex-atheltico, desembarcou na Gávea na mesma época.
Apesar de ainda pertencer as categorias de base do Flamengo, Gabriel Noga foi utilizado cinco vezes durante a última temporada entre os comandos de Rogério Ceni e Maurício Souza, quando esteve à frente da equipe de forma interina após saída de Renato Gaúcho. A utilização do jovem foi um dos principais apelos da torcida no período de constantes baixas no setor. O garoto tem, no total, dez jogos entre os profissionais.
David Luiz foi o último a chegar e tem, ao todo, dez jogos pelo Flamengo. O primeiro deles na vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona, pela Libertadores da América, e o último em dezembro de 2021 – no último compromisso da equipe no Maracanã, aquele revés por 1 a 0 para o Santos.
Tragam o Dedé (ex Vasco e Cruzeiro)! KKK