Equipamentos de última geração são utilizados diariamente para ajustar orientações junto ao elenco
Há exatos dois meses, Paulo Sousa foi apresentado pelo Flamengo. O tempo pode até parecer pouco, mas as mudanças desde a chegada do português são significativas. O novo comandante movimentou os bastidores do Ninho do Urubu, no entanto, não se restringiu somente a isso e inovou, também, na rotina do dia do jogo.
Agora, durante as partidas, a comissão técnica utiliza uma câmera tática e um telão para ajustar as orientações junto ao elenco. As implementações, inclusive, são semelhantes ao que é utilizado no dia-a-dia no CT, visto que um dos primeiro pedidos de Paulo Sousa foi a instalação do telão no Ninho do Urubu.
Trazendo para a rotina de jogo, o telão é a função ‘principal’ de Cosimo Cappagli, analista de desempenho de Paulo Sousa, auxiliado por dois analistas do Flamengo. O material chega ao estádio horas antes da bola rolar e é utilizado pelo técnico durante a preleção e orientações no início da partida – apesar de já ter sido utilizado em papos durante o intervalo.
A utilização da câmera tática, por sua vez, é que tem de mais diferente. Manuel Cordeiro e Victor Sánchez, auxiliares de Paulo Sousa, assistem à partida em tempo real por um ângulo diferente com o auxílio do equipamento. A câmera está posicionada no ponto mais alto do estádio e é operada pelos dois analistas citados anteriormente e por Cosimo Cappagli.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
A tecnologia utiliza um programa de última geração que, por ter uma imagem bem ampla do alto, consegue captar a movimentação da defesa, do meio e do ataque – de forma simultânea. Dessa forma, com os olhos espalhados por todos os lugares, Paulo Sousa recebe auxílio dos membros da comissão técnica para, então, acertar o que for necessário no Flamengo ao longo da partida. As informações foram detalhadas pelo Ge, e confirmadas pela reportagem do Coluna do Fla.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Com recursos à la Europa, o Flamengo de Paulo Sousa busca o caminho para convencer a torcida, que, por muitas vezes, questiona a nova comissão técnica. O próximo compromisso da equipe é contra o Bangu, no sábado (12), às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã – jogo que marca a estreia do novo treinador no estádio, além de ser a primeira partida com gramado híbrido.