FIFA divulgou detalhes sobre novo formato do Mundial de Clubes
Nesta sexta-feira (16), a FIFA se reuniu e definiu Marrocos, na África, como sede do Mundial do Clubes em 2023. Além do local, ainda foi divulgado que o torneio acontecerá entre os dias 1 e 11 de fevereiro do próximo ano. Já visando um novo formato da competição, Gianni Infantino, presidente da entidade, anunciou que, a partir de 2025, o campeonato será disputado de quatro em quatro anos e contará com 32 times.
“Será igual a uma Copa do Mundo das Seleções, só que com clubes”, declarou Gianni Infantino. Além disso, o presidente da FIFA afirmou que haverá um Mundial de Clubes Feminino, com formato de competição, datas e locais ainda a serem definidos.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
Vale destacar que essa vontade em mudar o formato de disputa do Mundial de Clubes não vem de agora. A primeira edição aconteceria em 2021, na China. Porém, por conta da pandemia da COVID-19, os planos acabaram sendo adiados. Na ocasião, o torneio iria contar com 24 clubes, sendo oito europeus, seis sul-americanos, e as outras dez vagas seriam divididas entre os demais continentes.
Mesmo já definido o novo formato do Mundial a partir de 2025, a expectativa é de que a entidade sofra uma pressão muito grande vindo dos clubes, principalmente os da Europa. Isso porque, além de aumentar a quantidade dos times participantes, o torneio disputado desta maneira ocuparia um grande espaço do calendário europeu e, dependendo da data escolhida, aconteceria no mesmo período dos jogos da Champions League.