Rui Quinta trabalhou com Vítor Pereira no Porto (POR), tendo passagem vitoriosa pelo clube português
Vítor Pereira ignora a reta final da Copa do Mundo do Catar, pois está planejando a temporada 2023 do Flamengo. Afinal, no clube carioca, o português contará com quatro novos integrantes na comissão técnica pessoal, se comparado com o trabalho no Corinthians. O treinador, contudo, repatriou um velho companheiro e amigo: Rui Quinta, de 62 anos. O auxiliar conhece o comandante desde os tempos de ‘sala de aula’.
Rui Quinta e Vítor Pereira se conheceram em um curso de treinadores. Ambos, inclusive, chegaram a se enfrentar em diversas ocasiões, quando eram técnicos de times mais modestos em Portugal. O atual comandante do Flamengo virou auxiliar de André Villas-Boas, em 2010, no Porto (POR). Nessa época, a amizade com Rui foi fortalecida.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
Isso porque, Rui Quinta e Vítor Pereira passaram a almoçar juntos com frequência, por intermédio de um amigo em comum. Desde então, os dois se aproximaram, com Vítor convidando Rui para ser o ‘treinador-adjunto’ (auxiliar técnico) no Porto, pois André Villas-Boas havia acertado com o Chelsea (ING).
Surpreendido, Rui Quinta aceitou o convite e, a partir de então, a parceria com Vítor Pereira foi de sucesso. Juntos, os dois foram bicampeões do Campeonato Português e venceram duas vezes a Supertaça de Portugal, triunfos conquistados nas temporadas 2011-2012 e 2012-2013.
Em entrevista no dia 10 de abril, publicada pelo Tribuna Expresso, de Portugal, Rui Quinta relembrou como foi o início da parceria com Vítor Pereira: “Naquela altura, eu ia treinar o Varzim, tínhamos assumido um princípio de acordo. Mas ele ligou-me e disse: “Não vais nada para o Varzim, vai acontecer aqui uma situação… Em princípio, vou treinar o Porto e quero que venhas comigo”. E eu disse assim: “Ó, Vítor, estás a brincar comigo?” (risos) Mas depois disse-lhe: “Se me estás a ligar e a dizer que precisas de mim, então, amigo, conta comigo e só pode ser para uma coisa: é para sermos campeões e rebentarmos com tudo”“, contou o auxiliar.
Vítor Pereira e Rui Quinta não trabalham juntos há dez anos, desde os tempos de Porto. Mesmo assim, ambos continuam amigos: “O Vítor é um irmão meu. Nos juntamos no Porto por dois anos. Nesses dois anos, compartilhamos nossa vida, dia a dia. Tenho com ele uma gratidão eterna pela oportunidade, e tenho com ele uma amizade diferente, porque vivemos juntos dentro do mesmo clube, as mesmas felicidades. Isso nos ligou muito“, disse o auxiliar.
Além de Rui Quinta, Vítor Pereira contará com Luís Miguel, auxiliar técnico e cunhado do treinador, Mario Monteiro, preparador físico, Paulo Sergio Pereira Gomes e Fabio Miguel da Silva Oliveira, estes analistas táticos, na comissão técnica pessoal no Flamengo. Com exceção do próprio comandante e de Luís, os outros se apresentam no dia 26 de dezembro no Mengão.
Vítor Pereira e Luís Miguel, por outro lado, só poderão comparecer ao Centro de Treinamento a partir de 02 de janeiro. Isso porque, ambos estão vinculados ao Corinthians, tendo em vista que os contratos dos dois terminam somente no dia 31 de dezembro.