Punição para o Athletico-PR pode chegar em até R$ 100 mil
O clima de rivalidade no futebol brasileiro muitas vezes ultrapassa os limites do esporte e acaba se tornando palco para atos de racismo. Foi o que ocorreu durante a partida entre Athletico-PR e Flamengo, em 07 de maio, pelo Brasileirão. Na derrota do Fla por 2 a 1, um torcedor do time sulista imitou gesto de macaco para os adeptos rubro-negros. O caso ganhou repercussão e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu denunciar o clube do Paraná.
Apesar da gravidade, o Athletico não corre o risco de perder pontos no Campeonato Brasileiro. De acordo com o regulamento, a punição de perda de pontos só é aplicada quando o ato racista é praticado “por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade”. Dessa forma, o clube não será prejudicado na tabela de classificação, mas poderá que arcar com as consequências financeiras, com multa de até R$ 100 mil. Informação veiculada primeiramente pelo ‘GE’.
Além da punição financeira ao clube, o torcedor responsável por praticar o ato racista também deve enfrentar consequências severas pelos atos. Caso seja sentenciado, o adepto pode ser proibido de entrar em estádios pelo período de 720 dias, ou seja, dois anos, segundo informações do inquérito judicializado pela Polícia Civil.
Recentemente, outro caso de racismo também tomou conta dos holofotes do futebol mundial. Cria do Ninho, Vinicius Júnior sofreu injúrias por parte da torcida do Valencia (ESP), durante a 35ª rodada do Campeonato Espanhol (La Liga). O jogo ficou com ‘clima pesado’, e o ex-Flamengo chegou a ser expulso do confronto, após tentar sair de uma ‘gravata’ que recebeu do atleta rival Hugo Duro. Com o cartão vermelho, Vini Jr está de fora da próxima partida do Real Madrid (ESP).
O cara comete ato COMPROVADO de racismo, e a “pena severa” é ficar 2 anos sem entrar em estádios??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ê justiçazinha de bosta!
Racismo é CRIME! O cara tem que ser PRESO!