O que de fato vale a pena?

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Lembre-se do gol do Rondinelli, no outrora charmoso Campeonato Carioca…de 1978. Das finais dos brasileiros dos anos 80. Da semifinal em 2 jogos contra o Galo, em 87. Evoque o Gol do Pet, em 2001, quando o Estadual já dava mostras de caduquice, mas ainda tinha valor. Rememore também algumas derrotas doloridas em grandes jogos. Faz parte. Vislumbre o Maracanã lotado, seja com mais de 100 mil pessoas como outrora ou com as 61 mil que lotaram no novo Maracanã no dia de ontem. Lembre do Campeonato Brasileiro de 2009, do jogo fora contra o Palmeiras, do jogo fora contra o Atlético MG, do jogo no Maracanã, contra o SP.  Da Copa do Brasil de 2013, do gol do Elias, contra o Cruzeiro. Reviva o Santos 4×5 Flamengo, na Vila em 2011, afinal nem todos os grandes jogos valem um título. Lembre desses jogos marcantes.

Agora, lembre dos modorrentos jogos de Campeonato Carioca 2017. Vá para o de 2016. depois 2015, 2014 ,2013… Lembre da FERJ. Do Eurico. Lembre dos 3578 clássicos do campeonato estadual esse ano, clássicos que tem valor pela história dos clubes mas ficam apenas nisso. Lembre de como esses jogos foram enfadonhos. Lembre dos mais de 2 meses que jogamos esses jogos e também contra os “potentes” times menores do RJ. Lembra daquele 0x0 com o Vasco? E do 4×1 pra cima do… quem mesmo? Teve um jogo também contra os reservas do Botafogo, que pouparam jogadores para outro torneio. Ah, sim… teve também os jogos que nós poupamos jogadores para outros torneios. Lembre também dos jogos para 5 mil pessoas. Para 3 mil pessoas. Para 300 testemunhas, como foi Flamengo x Bangu em 2014. Lembre das semi finais para 21 mil pessoas num Maracanã vazio… Das finais de turno que valem uma taça que eu posso mandar fazer ali na “esportes esportiva esportes”, na esquina, mas não garantem sequer uma vaga na final do campeonato em si, um torneio que, por sinal, já deveria jazer em nossa memória, de forma nostálgica, contudo finita.. São cada vez menos terá jogos marcantes, daqueles que contamos para os filhos e netos, dizendo “Eu vi” e vez mais jogos sacais do tipo “queria não ter visto”.

Esqueçam por um momento as rivalidades regionais caducas. Esqueçam aquele bullying regional gostoso de se fazer, mas cada vez mais efêmero. Esqueçam que também somos vítimas desse mesmo bullyng quando não ganhamos, algo que é cada vez menos relevante quando o assunto é campeonato estadual.

“Ah, mas o Fla 3×3 Flu foi um jogo legal”. Claro. Foi legal. A cada 100 jogos do carioca uns 3 vão ser assim atualmente. “Ah, mas a final vai ser maneira”. Se nem a final do torneio, contra um adversário clássico, for interessante complica. Mas vejam… é pouco. Muito pouco para o tamanho atual do Flamengo e para nossas pretensões. É como um tubarão que vive numa piscina e aterroriza um peixe palhaço…

Vislumbre o futuro que você deseja para o Flamengo. E agora lembre do jogo de ontem, pela Libertadores. Primeira fase do torneio ainda. Um jogo onde sequer garantimos nossa classificação. Foi apenas uma vitória em casa. Obrigação certo? Mas quais “tipos” de jogos vocês querem ver o Fla jogar? Quais jogos vocês acham que o Flamengo deve jogar pra chegar aonde todos gostaríamos de chegar? Jogos como o de ontem ou jogos como os que vimos no Ferjão 2017? Qual torneio tem chance de proporcionar mais partidas emocionantes? O que é mais importante e empolgante? Lá no ano de 2035… O nosso 43º título estadual? Ou a nossa (quiça) 8ª libertadores? Nosso 14º Brasileiro? Qual desses títulos de fato eleva o status do Flamengo e nos coloca em um patamar mais alto? Qual deles fará você gritar até perder a voz, mesmo vendo pela TV? Qual deles é uma perda de tempo monumental? Qual deles fará você realmente fazer um bullying regional duradouro e fará com que você comemore além da segunda feira seguinte ao título? Desejem mais o que de fato vale a pena!

P.s: Claro que quero ver o Flamengo ganhar o jogo de domingo ao bater o Fluminense. Claro que a premiação do Carioca é um dinheiro que ajuda o clube. Claro que as rivalidades regionais tem seu valor. Claro que é sempre bom ganhar títulos, ainda mais pra esse time, esse técnico e esse elenco, cada vez mais encorpados e que ainda carecem de um título, até para que se tenha paz para trabalhar. Mas há de se ponderar o que é de fato importante e empolgante e o que é um mero capricho. O jogo de ontem foi importante. O jogo de domingo faz parte de um capricho, por mais caprichosos que sejamos. É disso que falo quando digo que o estadual vale cada vez menos e que faríamos bem em dar a ele o valor que ele de fato tem hoje.

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!!

Nota 0: Mancuello. Jogou na “posição de origem” e novamente muito pouco mostrou. Cada vez mais vejo como um jogador de segundo tempo. Infelizmente.

Nota 5: Gabriel. Não vou dar nota 0. Mas não deu pra fazer uma grande partida né? Ficamos novamente no Gabriel de 2015, 2016

Nota 5: Muralha. Eu imaginei um jogo de 2 ou 3 oportunidades para a Católica ontem. E foi o que ocorreu. Imaginei que o Muralha pudesse brilhar em uma delas. Ficou pra próxima.

Nota 10: Márcio Araujo. A César o que é de César. Parabéns pela partida de ontem e pelo bom momento que vive profissionalmente. A despeito de todas as críticas sofridas, algumas justas e outras exageradas, ele soube manter o foco e tem sido muito útil a equipe, calando a boca de muitos, inclusive a desse colunista, em algum momento. E provando minha teoria de que nós, torcedores de sofá e afins sabemos muito pouco de futebol, no que tange a competitividade e ao lado sério do esporte.

Nota 10: Guerrero. Um Autêntico guerreiro em campo, atravessa sua melhor fase no Flamengo. Já vinha jogando bem, mas com a ausência do Diego, tomou conta do time. É participativo, procura o jogo, é referência técnica. Como ressalva, vale dizer que ontem poderia ter feito ao menos mais um golzinho. Ali pela 10ª finalização eu já tinha desistido de vez um gol dele ontem…Mas ta valendo!!!

Nota 10: Zé Ricardo. “Rodinei. Por que não colocou o… gol. Do Rodinei.” “Quatro laterais no jogo???  Ta maluco? Por que não colocou o…gol. Do Trauco. Um dos laterais.”. Parabéns Zé Ricardo pelo bom trabalho e por confiar nas suas convicções. Que venha o título domingo, que se não é um título do tamanho do Flamengo, será seu primeiro título profissional e dará um pouco de PAZ para a continuidade do trabalho. Como ressalva…o Gabriel tem mesmo que jogar?

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Luiz Henrique concordo com quase tudo que você falou no seu texto,
    o único ponto que não tá correto. é a posição de origem de “mancuello” ( antes que venham me criticar que vou tentar defender o “indefensável”).
    O mancuello jogava na argentina como 2° VOLANTE ( no caso do willian arão).
    Basta pegar os jogos e os videos de quando ele tava sendo negociado com o flamengo e na FOX SPORTS passa o campeonato argentino que lá mesmo diziam a posição de origem dele.
    Desde já, volto a frisas não defendo o jogador que por sinal tá muito abaixo do esperado, agora temos que ter as repostas corretas. o seu texto foi muito bom pelo sinal.

    • Eu entendo também que o Mancuello é aquele segundo volante, jogando pela esquerda. Mas você vê nele poder de marcação pra isso? No mais, jogando nesse esquema atual, um jogador de qualidade técnica como ele não deveria ter problema em atuar como 3º homem de meio campo, até por que o Arão e ele devem “revesar nessa função” cada um por um lado.

      No mais, muito obrigado e continue nos acompanhando!!!

      Abraços!!!

  • muito bom Luiz, a do Muralha (mureta) que nos da’ calafrios…
    duas bolas no gol, uma espalmadinha classica, e um gol que, se nao foi culpa dele, estava muito mal posicionado.

    que Zico nos ajude.

    • Eu fiz uma coluna na quarta dando uma moral pro Muralha. Contudo, temos que admitir que a fase não é das melhores…

      Abraços!!!

  • Mais um texto fantástico!
    mancu e peteleco estão pedindo passagem para o bonde de saída no meio da temporada…alôôuu china, coreia, europa leste, méxico, eua e afins…
    SRN

    • O que eu posso dizer?

      Muito obrigado!!!!

      Abraços!!!!

  • Melhor coisa pra esquecer esse estadual de uma vez é ganhar logo ele.

    • Boa, boa, faço das suas minhas palavras. SRN aos verdadeiros.

    • Não adianta. Ano que vem tem de novo…

      • E o pior que conseguiram minar a primeira liga, embora tenha a maior segunda arrecadação do ano, acho que só perde pro campeonato paulista…..furaquinho e coxinha implodiram a liga, querendo mais grana da globo…ano que vem deve ser só um torneio início, infelizmente..o começo do fim dos estaduais ficou para depois, não sei quando…

        • Os próprios participantes minaram a primeira liga, jogando com times reservas e “nas datas que sobram”. Por sinal, quando será que vão ter as semi finais e finais dessa ótima ideia pessimamente executada???

          • Acho que em agosto né..

            • Completamente bizarro isso não é?

  • Ótima análise, com retrospectiva de quase tudo importante para nós nos últimos 40 anos.
    Para domingo, espero ver o Vizeu relacionado novamente como ontem. Espero que o Zé tenha se convencido que ele deve ser o reserva imediato do Guerrero. SRN

  • A história responde esse tipo de questionamento, já ganhamos vários campeonatos Estadual e apenas uma libertadores. Em um passado recente tínhamos que valorizar o Estadual porque não tinha como conquistar a libertadores, já que não havia competência e seriedade nos dirigentes (salvo raras exceções). Atualmente, temos pessoas competentes e preocupadas com o flamengo, o resultado é a melhoria da estrutura e montagem de bom time e isso nós credencia ao titulo da libertadores, é o que devemos buscar.

  • Caro Luiz Henrique Amorim..
    Concordei com tudo.. e ainda por cima nostálgico.

    Parabéns
    Sempre Flamengo….

    • Muito obrigado!!!

      Abraços!

  • Estadual não valeria porra nenhuma, mas a um empate do primeiro título do Ze, da diferença entre traquilidade x cornetagem que vai rolar, passa a ter muito mais valor do que deveria

    • Pois é.

      Abraços!!!

      • cornetagem que pode atrapalhar o time para os jogos decisivos da libertadores e copa do brasil, que de fato valem alguma coisa relevante…

  • Arriscar..eis o dilema do técnico, se perde vai pro inferno, se ganha vai pro céu. ZR mostrou coragem e personalidade, aliás, vem demonstrando isso ao longo do período que está à frente do clube, que o Flamengo ganhe domingo, ainda que isso seja algo pouco relevante pra torcida (somente mais um carioca) pra ele é o primeiro título como tecnico do time profissional, e com todo o trabalho que tem feito, com certeza é merecedor dessa taça.

    • concordo, só pela campanha irretocável do campeonato, já merecia o título, que aliás, poderiam nem ter a fase pré-limbo, põe logo todos para jogar, pontos corridos, dois turnos, pronto e acabou.

      • Ai discordamos frontalmente. Um campeonato fraco e desequilibrado como o estadual do Rj em forma de procissão (pontos corridos)?

        O melhor formato que já fizeram pra esse campeonato foi o que vigorava até 2013, turno, returno com finais feitas pelos campeões dos turnos e possibilidade de ser campeão antecipado. E mesmo assim, tem que ter no máximo 12 times.

        Abraços!!!

Comentários não são permitidos.