Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Coluna do Torcedor: “A formação do Zé Ricardo”

Matheus Brum
Matheus Brum
Publicação: 25/07/2017
135 Comentários
Atualização: 25/07/2017
Compartilhar

Parte da torcida do Mais Querido tem pegado muito no pé do Zé Ricardo, principalmente após a eliminação da Copa Libertadores, e estão pedindo a cabeça do mesmo em razão dos resultados positivos, porém, insatisfatórios. Antes de demitir o nosso treinador temos que pontuar alguns aspectos que servem para abrir nossos olhos na luz da razão e não da emoção, já que através da emoção cometemos mais erros que acertos. Vai servir também para aqueles que amam debates nos canais esportivos, os quais também estão cobrando do treinador, e concordam com o que falam sobre a atuação do ZR.

Em primeiro lugar, ZR não é o treinador que precisamos agora, porém é o treinador que quereremos daqui alguns anos. Temos que lembrar que ele está há um ano no futebol profissional, muito pouco comparado a técnicos com ampla experiência como Abel Braga, Marcelo Oliveira e Dorival Júnior. Ele mesmo está em um processo de evolução, e nesse período haverão altos e baixos. Muitos dias de vitórias e muitos dias de derrotas também. Cobrar que ele acerte tudo e sempre é desumano e incompreensível mesmo sendo um rubro-negro. Sei que a maioria precisa que o Mengão ganhe todos os jogos, atue taticamente bem, com raça e disposição e domine todos os adversários (não inclui a bigoduda). Porém, isso não será possível neste período que o comandante rubro-negro está atravessando. Ele ainda está evoluindo, dia a dia.

Vemos hoje que o Mengão não tem mais dificuldade de sair da defesa para o ataque e conseguimos controlar bem o jogo. Estamos com uma falha na perfuração de retrancas. Esse é o último obstáculo para se vencer e tornar o Mais Querido a potencia mundial do futebol. Este será o trabalho que o ZR terá que desenvolver para melhorar o time e a si próprio. Após esse período de evolução, tenho absoluta certeza que ele será um dos melhores treinadores que o Brasil terá no futuro.

Imagino que muitos tiveram um pensamento em comparação ao “Cúrintia” porque também tem um treinador novato que está indo muito bem no Brasileiro. A situação dos “gambá” é diferente visto que não estão implantando um novo modelo de jogo, e sim, resgatando um que deu certo para eles recentemente com Tite e Mano. Esse é outro ponto que está sendo feito pelo ZR. Está implantando um modelo de jogo. E logo o mais complexo, já que sempre quer propor o jogo, ir para cima do adversário (não inclui a Flor), sufocar e não deixar o oponente jogar. É extremamente difícil criar uma cultura de jogo no Brasil porque sempre que o time vai mal começam a pedir a demissão do treinador. E fica maior ainda porque os times que estão jogando contra acabam percebendo esse estilo e “fecham a casinha”, apenas saindo em contra-ataques.

Para implantar este estilo demora muito tempo, muito mais que a paciência da torcida após uma derrota ou uma vitória sem autoridade. Vimos que deu certo no Audax-SP após 3 anos com o mesmo treinador (Fernando Diniz), chegando a final do Campeonato Paulista com um futebol vistoso e propositivo.

Quero o mesmo estilo de jogo para o Flamengo. Não quero retranca, nem quero contra-ataque. Quero um time com capacidade de envolver adversários e apresentar um futebol moderno e vistoso. Infelizmente, nunca mais veremos o Mengão jogar igual ao time de 81, mas podemos pegar algumas características desse time, que são exatamente a proposição do jogo e toque de bola refinado. Para isso acontecer precisamos de tempo de construção da nossa identidade no futebol moderno. Não é de um dia para o outro que vai acontecer. E o melhor candidato a executar essa função é o ZR.

Márcio Araújo é um dos jogadores mais contestados pela torcida

E o último aspecto que gera críticas pela torcida e de grande parte dos jornalistas esportivos ao ZR é o apego a suas convicções (vide Márcio Araújo). Muitos não concordam com essa escalação. Algumas vezes eu concordo e outras eu discordo, dependendo do adversário (não inclui o “chorôrô”) com o qual se joga. E é justamente neste ponto que mais concordo com o técnico. Se ele não acredita que as escolhas que está fazendo são corretas, porque ele seria o treinador? Se é ele que está treinando nossos jogadores, que avalia o desempenho destes no dia a dia, que percebe aqueles que conseguem executar melhor o plano para determinado jogo, porque não acreditar nele? Nós, como torcida, podemos não assentir com tudo que o ZR faz, mas temos o dever de apoiar indiscriminadamente sua escolha.

Os jornalistas esportivos, Mauro Cézar Pereira principalmente, falam muito de futebol moderno e usam deste chamariz para justificar a fala que o Márcio Araújo não serve para ser titular. Isso é um engano grotesco. O futebol moderno, ao contrário do que diz, dá sim a possibilidade do Márcio Araújo jogar sempre que necessário, ou seja, quando o treinador achar que é melhor para o jogo e para o time. O futebol moderno não esquece aquilo que evoluiu do jogo e sim, agrega mais e mais do passado. E por não concordarem com este jogador e, consequentemente, com a escolha do ZR, criticam de forma pesada e desnecessária o nosso treinador. É até contraditório visto que são eles que sempre falam que não se pode demitir técnico com pouco tempo à frente de um time, que não pode apenas ver resultados e etc. Apenas para lembrar, estamos na quarta posição do Brasileiro, bem encaminhados para a Copa do Brasil e Sul-Americana.

Poderia ser melhor agora? Poderia! Era para estarmos próximo do primeiro colocado? Era! Era para estarmos jogando um futebol melhor? Com certeza! Era para não termos mais problemas com retrancas? Sim! Se trocarmos todas essas certezas de agora para cair nos mesmos erros do passado, não conseguiremos sair de onde estamos hoje num futuro próximo. Eu quero ir para frente mesmo que tenha que dar um passo para trás, mesmo que seja passar por dificuldades agora e ser “O MELHOR” mais para frente. Eu aguento isso sem problemas. Todos nós podemos aguentar. Acreditar no ZR é o primeiro passo. O segundo é manter ele no Flamengo por muito tempo.

Helton Delgado Camurça Lima

Veja mais:

Márvio dos Anjos: “Perseguir o líder é pensar jogo a jogo, e não técnico a técnico”

O futuro de ZR

Comentarista é contra demissão de Zé, mas pede maior cobrança sobre ele

PVC diz que meio-campo ideal do Flamengo pode ser com apenas um volante


Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail [email protected] 

Assuntos:futebol modernomarcio araujoZé Ricardo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Matheus Brum
Seguir
Mineiro de Juiz de Fora; jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora; repórter da TV Vitória/Record ES; ator e escritor do livro "Entre Contos e Crônicas: Tupi 'Fantasma do Mineirão' e Sport 'Campeão do Centenário'"
135 Comentários
  • Giulia Vargas disse:
    25/07/2017 às 09:21

    Defender Zé Ricardo e Márcio Araújo?

    Prepare-se pra treta.

    Reply
  • wfelipe disse:
    25/07/2017 às 09:39

    Perfeito o Texto, Parabéns ao Autor… onde assino??

    Reply
  • Felippe Almeida disse:
    25/07/2017 às 09:45

    Entendo seu ponto de vista e sei o quanto, nós torcedores, somos passionais. Mas a verdade que Vaz não dá pra jogar no Flamengo; MA precisa aperfeiçoar sua saída de bola, principalmente para nosso estilo de jogo. Diego, após a lesão ainda não está 100%, mas precisa ficar no time; e isso tem dificultado nossas criações ofensivas. Mas no todo, apoio o ZR incondicionalmente, até porque, trocar de treinador agora seria paliativo, mas a médio prazo, um enorme retrocesso. SRN.

    Reply
  • Super Patrine Fantastica disse:
    25/07/2017 às 09:45

    hahahahahahha cada dia essa coluna se supera pqp defender perebada 2 anos e n evolui so cai nos conceitos

    Reply
  • Márcio "maestro" Araújo disse:
    25/07/2017 às 09:45

    Pelo visto temos um colunista que é a favor do Márcio Araújo se aposentar no time.
    Capaz dele também ser desses que acredita na recuperação do jovem Ederson de 31 aninhos.

    Eu como torcedor não tenho o dever de apoiar tudo que o Zé Ricardo faz não viu.
    Eu sou torcedor, sócio, compro Carabão pra dar pros meus amigos e familiares, vou aos jogos naquela caixa de fósforo horrorosa que é a Ilha (Sim é um estádio muito aquém do Flamengo) lugar perigoso, compro produtos do Flamengo originais etc
    Eu faço meu papel de torcedor, faço um esforço de tempo e financeiro pelo Flamengo.

    Torcer não é curvar-se e ser submisso a vontade dos “deuses” que estão no comando do clube.
    Torcer é vibrar, chorar, rir, contestar, comemorar e se necessário cobrar!

    Lembrando que não sou a favor da demissão do Zé Ricardo no momento, mas ano que vem tem que trocar, assim como tem que tirar Victor Hugo, Márcio, Ederson Gabriel e outras peças que a maioria não quer.

    Reply
    • Junior Vinicius disse:
      25/07/2017 às 10:03

      Obrigado por escrever tudo que eu penso, SRN

      Reply
  • Super Patrine Fantastica disse:
    25/07/2017 às 09:46

    Coluna da derrota.o Estrume poupado.Deveria poupar era nos torcedores

    Reply
  • Almir Ribeiro disse:
    25/07/2017 às 09:53

    A razão falha tanto quanto a emoção…Texto muito tendencioso amigo. Discordo veementemente principalmente da parte de MA. Cara não sei, mas eu vejo o MA como um jogador ultrapassado, sem técnica, limitado a ficar atrás e nada mais. Quantos arremates a gol ele faz? Tabelas? Passes em profundidade? PN. Hoje pelo que sei o futebol moderno exige muito mais que ficar tocando pro lado e correndo para lá e para cá…PARTICIPAÇÃO: hoje meu caro até goleiro tem que ser mais participativo, imagina um homem de meio campo. E lembrando, que esse papo de (1º, 2º) volante é ideia antiquada, hoje não se usa mais isso. MA é o que tinha antigamente: o cabeça de área. Hoje nem exite mais isso. Olha como estão jogando Grêmio e Curica, e olha o que o Fla joga…uma diferença gritante. Times compactos, marcam muito, mas tem toque de bola, sabem o que fazer, tem jogadas ensaiadas e esquemas equilibrados. O Flamengo: chuveirinho “definido pelo treinador que você defende” como o “jeito de jogar”, ligação direta sem toque de bola, penetração, drible…muito pouco meu caro para um time técnico como deveria ser o Flamengo: Diego, Everton Ribeiro, Guerrero…cara me aponta os times que tem essa qualidade técnica…e viver de chuveirinho? parei.
    Zé Ricardo foi um a aposta e como toda aposta é um risco e pode dar errado. O cara insiste no errado é incapaz de mudar (os fatos falam por si) não sou eu quem falo. É o que se mostra todo jogo e já se vai mais de um ano…uma eliminação vexatória da liberta por erros primários do Zé cara (não tem defesa), o time vem mal e continua a mesmice. Me aponta algo de novo que p Zé vem fazendo (moderno)? Fiquei curioso agora…eu tenho minha opinião formada e não concordo com uma coluna toda defendendo coisas indefensáveis. Me desculpe. Minha opinião.

    Reply
    • Thiago disse:
      25/07/2017 às 10:07

      Concordo plenamente, o ZR não implementou NADA de novo no flamengo. Acho que a decepção com o muricy foi tão grande, ja que por ser um técnico vitorioso e ter conquistado ao menos um titulo nos times que se passou, que a torcida se iludiu com uma terceira colocação de brasileiro, sendo que em 2016 ja era esperado ao menos o time se classificar pra libertadores, que ate então so ia quem ficasse no G4. Pra mim a unica coisa que o ZR fez em 2016 foi ter uma conversa com o Arão pra ele nao subir tanto ao ataque e ajudar mais na defesa, tanto que o mesmo foi lider de roubadas de bolas do campeonato. De resto, o time melhorou pela chegada do Rever e do DIego.
      Ai muitos vao falar que brigamos pelo titulo, mas brigar pelo titulo e terminar a 9 pontos do lider nao é brigar pelo titulo. Se for assim o Inter tbm brigou ja que ficou umas 5 rodadas lider, o SAnta Cruz que ficou umas 3 rodadas lider tbm, nao tem nada haver. Brigar por titulo é ir ate a ultima rodada disputadno ponto por ponto, coisa que o flamengo nao conseguiu,ja que da 28 rodada em diante começou a declinar, tendo o palmeiras campao com 4 rodadas de diferença pro flamengo, ja que o flamengo pra passar tinha que fazer pelo menos 10 pontos.

      Reply
  • kleiton rufino disse:
    25/07/2017 às 09:55

    Em relação ao Mauro, ele sim critica o MA, porém ele ja mencionou várias vezes que é um jogador que pode compor elenco e não ser titular absoluto, e que entende a utilização dele em algumas partidas principalmente partidas que se precisa ter mais preocupação em defender. o que o Mauro diz não entender é a utilização do MA em todos os contextos, ou seja segundo ele o Zé acredita que o MA encaixa em todos os tipos de situações independente do adversário. Acho que você deu uma informação incompleta em relação a opinião do Jornalista Mauro Cezar Pereira.

    Reply
    • Thiago disse:
      25/07/2017 às 10:00

      E so pra completar, o MCP NUNCA pediu pra demitir o ZR. apenas pra ele mudar suas convicções para evoluir no flamengo.

      Reply
    • Márcio "maestro" Araújo disse:
      25/07/2017 às 10:01

      Mauro Cesar já participou duas vezes de live no Coluna do Flamengo, é um jornalista que da maior moral pro site e pro clube.
      Lamentável tentar botar o povo contra ele aqui,.

      Esse torcedor iludido deve gostar dos Corintianos da Fox, iludindo o torcedor do Flamengo pra ganhar audiência.

      Reply
  • kingDavid disse:
    25/07/2017 às 09:56

    Colunista defende que mudem o lema do Flamengo, “Técnico a gente faz em casa”. Vamos esquecer os titulos, e vamos todos trabalhar para formar um grande técnico – Zé Ricardo ! Kkkkk

    Reply
    • Super Patrine Fantastica disse:
      25/07/2017 às 09:57

      e testar muito a paciencia da maioria que texto ridiculo

      Reply
    • Márcio "maestro" Araújo disse:
      25/07/2017 às 09:59

      Títulos não são importantes, importante é pagar Darfs.

      Reply
      • Super Patrine Fantastica disse:
        25/07/2017 às 10:04

        igual a picara sonhadora too bem porque estou pagando as minhas dividas

      • Fernando Roncari disse:
        26/07/2017 às 19:48

        Concordo com quase tudo mas na Itália a Juventus é bem ofensiva .. joga retrancado só na Champions

    • Filipe Chagas disse:
      25/07/2017 às 10:01

      O clube será usado para benefício individual de técnicos. Ate onde eu sei nao dá para ganhar dinheiro com a venda de técnicos. O pessoal viaja na maionese. Técnico ganha para escalar o time, treinar o time para jogar bem, ser competitivo, valorizar as peças do elenco. Se ele nao cumpre essa função, ele não está adequado ao cargo. Empresa séria é assim. De um lado querem transformar o Flamengo em uma empresa( parte financeira), mas do outro uma grande mãe (técnico, jogadores e funcionários).

      Reply
      • Márcio "maestro" Araújo disse:
        25/07/2017 às 10:04

        Igualzinho empresa pública, da onde Bandeira de Mello e seus comparsas vieram.

        Victor Hugo que não serviu pra Fluminense e Botafogo está no Flamengo graças ao Rodrigo Caetano. Ederson ex jogador também.

  • Thiago disse:
    25/07/2017 às 09:56

    Eu discordo com o colunista quando ele diz que o ZR é o treinador pro flamengo daqui há alguns anos. Sinceramente, o time do flamengo so possui a posse de bola por que isso é o que nos restou da nossa cultura e daquela geração de 81, por que o que se nota é que em 90% das partidas que o flamengo faz um gol, ele recua e tenta jogar no contra ataque, deixa de ser ofensivo pra ficar tocando a bola sem produtividade pros zagueiros e pro goleiro.
    ZR daria muito certo no Corinthians, por que desde Tite e Mano eles jogam assim, fechados e no contra ataque, mas aqui no flamengo não dara certo.
    O próprio ZR já disse ser fã do futebol italiano, e lhe pergunto, como que eles jogam ???? Time com forte marcação, compacto e que joga em contra ataque, exemplo disse foi a Juventus na liga dos campeões contra Barça e Real Madrid.
    Já o futebol do flamengo é estilo espanhol, estilo barça e Real, de ter posse de bola, ir pra cima do adversário, ser ofensivo e no momento que fazer um gol, procurar fazer o segundo, o terceiro e por ai vai.
    EU achava que CArille e JAir eram bons técnicos, mas comecei a perceber que os dois, junto com o Roger Machado é IGUALZINHO ao ZR, o mesmo estilo de jogo, e NENHUM desses 4 treinadores daria certo no flamengo.
    Infelizmente os treinadores com perfil de jogo do flamengo foram contratados recentemente : DOrival Jnr, Levir CUlpe e MO. Os outros técnicos que poderia dar certo são : Luxa, ABel e Renato Gaucho. O primeiro nao viria por causa da diretoria, o segundo pela relação flamengo /fluminense e o terceiro por mais que queira um dia treinar o flamengo NUNCA que iria sair agora do Gremio estando bem em 3 competições.
    Outros dois treinadores PODERIA dar certo, mas são apostas: DINIZ e MANCINI, porem a diretoria nao tiraria o ZR pra colocar outra aposta. O que nos restaria seria o tecnico estrangeiro ou deixar o ZR mesmo e ver se ganhamos a SUl americana ou CB, por que o brasileirão com ele ja era, ja perdi as esperanças de que ele vai mudar suas convicções, ele não vai tirar o MA do time, e esse unico jogador, faz muita falta, pois é um jogador a menos quando o time tem a posse de bola, que é em 90% das partidas do flamengo.

    Reply
    • Filipe Chagas disse:
      25/07/2017 às 10:03

      Excelente ??

      Reply
    • Falador disse:
      25/07/2017 às 10:18

      Concordo Thiago… Mas só uma observação… Não dá para comparar o trabalho do Carille ou do Jair com o do Zé. Pois no papel o Zé tem um elenco infinitamente superior ao dos outros dois. Teriam que ter o mesmo elenco em mãos para saber como eles administrariam

      Reply
      • Thiago disse:
        25/07/2017 às 10:21

        Eu comparo em relaçao a filosofia de jogo q eh igual.Por mais q o flamengo jogque com posse de bola e tals, o q a gente percebe e q qdo faz um gol recua, e isso e dedo do tecnico.

  • Super Patrine Fantastica disse:
    25/07/2017 às 09:58

    Com Ze Ricardo ate agora so Framengamos.Eu nao quero ser framengo e sim Flamengo era pra ter caido na eliminacao.Agora querem ganhare copa do Brasil pra se salvar se ganha farei campanha em massa ao ForaZeBuchada

    Reply
  • Bruno Rezende disse:
    25/07/2017 às 10:00

    Concordo com o texto.

    Reply
  • Super Patrine Fantastica disse:
    25/07/2017 às 10:00

    Ei vc que e bucha e ainda defende Ze Ricardo sinceramente va pra Pqp e Framengar nao isso aqui e Flamengo e nao Framengo caramba

    Reply
  • Super Patrine Fantastica disse:
    25/07/2017 às 10:03

    Fui banida de um tal Flamengorj so porque disse que o ciclo do Ze Bucha ja foi.Cruzamentos e mais cruzamentos,espacamentos,falta de intensidade na marcacao.Desgaste de Diego essa e a contribuicao do Ze Buchada

    Reply
    • Ibsen Perdigao disse:
      25/07/2017 às 11:28

      Com certeza vc foi banido pq vc ja chega dando tiro porrada e bomba. Falando que vai dar catilipapo e vociferando. Nao foi pela sua posicao .

      Reply
      • Rugido de Leoa Zangada disse:
        25/07/2017 às 12:13

        Foi pela posicao dela sim.A posto tambem ja fui banida porque ninguem quer mais aquele sem Sal como tecnico do Flamengo.Aquele site e cheio de ultrapassados ate apoiam MA kkkkkkk nao compromete.Ela nao perdeu nada em ser banida

  • Augusto disse:
    25/07/2017 às 10:04

    Concordo com o autor. A questão financeira é o melhor exemplo. Demos alguns passos para trás e hoje praticamente corremos em frente.
    Acho que não há no Brasil nenhum técnico que justifique o risco. São, em sua maioria, ultrapassados e desatualizados. Por isso, acho que a melhor opção é acreditar no novo.
    Quanto à alguns comentário. MA não é mais titular absoluto. Em vários momentos jogamos com Cuellar ou Rômulo. Vaz também não é mais titular, tem jogado porque Rhodolfo esta contundido. Mas, mesmo assim, continuam criticando.
    O empate contra o Palmeiras deu-se em razão do Diego ter perdido o pênalti. A vitória contra o Coxa, deu-se graças ao Vinicius Jr (que multos criticaram a saída de Berrio).
    Acho que falta mais apoio e menos crítica. Acredito realmente que estamos no caminho certo.
    SRN

    Reply
    • Filipe Chagas disse:
      25/07/2017 às 10:07

      Marcio nao é titular absoluto? Vc assiste religiosamente aos jogos? Tem que assistir a todos. Só ler no GE sobre a partida nao serve.

      Reply
    • Super Patrine Fantastica disse:
      25/07/2017 às 10:08

      estamos sim os gambas com mais um titulo em menos de 2 anos e nos sem tecnico e com contas pagas.ah 2018 se acalma e nosso ano.Ah esse time ai montado no meio do campeonato e perebas voltando a titularidade Vsf

      Reply
    • Super Patrine Fantastica disse:
      25/07/2017 às 10:10

      Rindo de revoltada rapaz dinheiro nao e tudo sem marcacao n ganharemos mais nada.Time exposto falhas e mais falhas as porcarias continuam.Da vontade de pegar um migue desse e encher de tapas na boa

      Reply
    • Thiago disse:
      25/07/2017 às 10:14

      Primeiramente, o ZR so é novo na idade, nao apresenta NADA de novo ao futebol, qual a diferença do flamengo jogando com ele no comando com o do Papai JOel ??? Nenhuma, so a qualidade dos jogadores que melhorou, e isso nao tem nada haver como ZR.
      Segundo tinhamos 3 bons tecnicos disponiveis, mas a diretoria deixou escapar: Levir, Dorival e MO.
      “Em vários momentos jogamos com Cuellar ou Rômulo.” — eu nao sei qual partida vc esta vendo, deve ser alguma ai do seu bairro que tem cuellar e romulo, ja que no flamengo esses dois NUNCA, JAMAIS jogaram juntos, vc esta sabendo em kkkkkkkk

      Reply
      • Super Patrine Fantastica disse:
        25/07/2017 às 10:18

        time continua espacado quem assistiu o jogo sao paulo e gremio viu a organizacao ja com Dorival.perdemos pra aquele Gremio uma vergonha

      • Augusto disse:
        25/07/2017 às 16:37

        Cuellar “ou” Rômulo, animal… pelo visto você só conhece futebol, porque português está ruim.

      • Augusto disse:
        25/07/2017 às 16:49

        “ou” – conjunção coordenativa. Serve para ligar palavras ou orações, indicando: alternância ou exclusão.

  • Junior Vinicius disse:
    25/07/2017 às 10:13

    Eu normalmente gosto de argumentar, mas com um cara que acha que quem comanda o time é um Deus, e que deve ser apoiados de maneira ilogica e alienada nem adianta debater.

    Reply
  • Super Patrine Fantastica disse:
    25/07/2017 às 10:13

    Quando chegara o ano do Flamengo?Espero que chegue logo antes que eu vire ossos

    Reply
  • Super Patrine Fantastica disse:
    25/07/2017 às 10:17

    Foi o ta de vinny o mesmo que escreveu Everton Desnecessario Ribeiro?aprender a ter coerencia nos textos.Por e Ze Burricardo e a palavra tecnico nao ha coerencia com o texto

    Reply
  • Ruan Pedro disse:
    25/07/2017 às 10:18

    O Mauro Cezar Pereira tem opiniões sobre o time e as expressa sempre, inclusive ontem no linha de passe.

    Sobre Zé Ricardo: ele não entende que uma demissão seja saudável por simples fato de não ter absolutamente ninguém minimamente capacitado pra chegar e assumir a equipe.

    Sobre Márcio Araújo: ele sempre diz que se fosse utilizado em circunstâncias de jogo, ok. Um jogo ou outro fora de casa, mas que se tentasse evoluir na dinâmica colocando outro jogador mais qualificado, ok. Mas não é o que acontece. Márcio Araújo é uma entidade suprema. Não tem como ninguém aceitar isso, é uma briga que qualquer um vai comprar com a torcida.

    Na minha opinião, precisamos planejar o modo de jogo e a ideologia tática do ano que vem com um outro comandante (Rueda seria um sonho). Repito: planejar, não é só contratar um cara e colocar “os melhores”. Esse é o maior aborto da natureza em relação ao futebol. “Tem que colocar os melhores sempre”. E claro que não pode preterir todos os melhores jogadores, mas um técnico monta a equipe conforme ideia de jogo é desempenho de treino, seja ele o Pachequinho, Zé Ricardo ou Guardiola.

    Jogo de amanhã se for desclassificado pra mim ele tem que sair. Seria uma situação insustentável. Não interessa que não tem ninguém no mercado, manda embora por que a presença seria prejudicial para o elenco, pra qualquer coisa.

    Domingo contra o Corinthians eu queria ver mais inteligência do que qualidade. Começa o jogo atrás da linha da bola. Da a bola pro Corinthians jogar. Sempre que eles não conseguem imprimir o ritmo deles a qualidade cai. Explora as deficiências do adversário, e tenta fazer o que ninguém fez no campeonato: ganhar o jogo contra eles. O Grêmio, que sempre joga compactado e pra frente, veio ao RJ e retrancou.

    O modelo de jogo do Flamengo é, de longe, o mais difícil de ser executado. Posse de bola prioritária, profusão de jogadas e controle de jogo sem dar a bola ao adversário.

    O futebol praticado e difundido no Brasil não tem a bola. Quem melhor consegue contrariar essa ideia é, pasmem, Renato Portaluppi, mais conhecido como meu sogro.

    Reply
    • Thiago disse:
      25/07/2017 às 11:22

      ” Caso contrário, troca de técnico pra mim é algo muito mais determinante do que parece, e não resolve como a torcida acha (Palmeiras, CAP, Sao Paulo, Vitória, Atlético-GO e Mineiro, pra ficar nos que eu lembro, e que não tem o resultado esperado).” —– AT-GO, CAP, São Paulo e Vitoria nao pode servir de exemplo, ja que tem um elenco bastante limitado. ATM ainda nem estreou o novo técnico, calma cara. E o palmeiras, cuca ainda não conseguiu o melhor time, mas tem utilizado o brasileirão como laboratório, logicamente sempre ali no G6, eles querem é libertadores, e ali que devemos avaliar seu trabalho.

      “O futebol praticado e difundido no Brasil não tem a bola. Quem melhor consegue contrariar essa ideia é, pasmem, Renato Portaluppi, mais conhecido como meu sogro.” — Dei trela desse “meu sogro” kkkkkkkkkk… realmente, pelo que eu ja vii nas entrevistas do Renato, ele seria um otimo tecnico pro flamengo, infelizmente JAMAIS sairia hoje do Gremio pro flamengo.

      Quanto a Mudança,já que em 2018 certamente o Flamengo irá mudar de técnico, por que não mudar agora ???? O brasileirão com o ZR eu já desisti, não ganha mais e se perdermos do Corinthians domingo ai que esquece de vez. E já que vc citou mudanças que nao deram certo, eu cito o Santos que mudou e passou o Flamengo, São PAulo ja começa a reagir com o DOrival. Sempre terá exemplos contra e a favor. O flamengo por exemplo, nos ultimos 3 titulos importantes foi com troca de treinador, CB 2006 e 2013 e br2009.
      E olha a seleção brasileira, praticamente com os mesmos jogadores, olha a diferença depois que trocou o DUnga.

      Reply
      • Ruan Pedro disse:
        25/07/2017 às 12:15

        kkkkkkkk MEU SOGRÃO MONSTRO!

        Então, eu queria o Rueda. E, por achar a melhor opção (não é tão difícil devido a escassez de bons técnicos), não o traria agora de forma alguma. Se com a pré-temporada já vai ser osso, imagina agora?

        Mas é só minha opinião, tem gente pede Abel, MO, Luxa (!!!!!!!!!!).

        No Brasil começa a se desfazer da bola pra jogar um futebol eficiente, pra conquistar resultados. Ter menos posse e ser reativo. Daqui a pouco vão idealizar trocas de técnicos periódicas para se obter títulos, ou que obrigatoriamente tem que mudar todo ano. Eu não penso assim, e não é por que o ZR está no comando não. No Palmeiras o Cuca chegou e os caras acharam que iam ganhar absolutamente tudo, eles não focaram só na libertadores não. Agora sim, devido aos maus resultados recorrentes dele, vem subindo nos ultimos 2 ou 3 jogos, mas o fez vários e vários jogos muito abaixo até do que o com o Eduardo Baptista. Não que o Cuca seja ruim, mas assumir uma equipe nesse calendário maluco é complicado.

        E o Tite? Se fosse treinador do Flamengo quando caiu na pré-libertadores, então, pelo seu raciocínio (já que citou a seleção brasileira), deveria ter sido demitido logo após o jogo, correto?

        Dunga, Marcelo Oliveira (no CAM e no Palmeiras).. são casos extraclasse em que eu entendo como clara a substituição, óbvia, até mesmo por que, você manter o Dunga a frente da seleção podendo trazer um Tite.. pqp! Mesmo caso do Palmeiras com o Cuca. Quem temos de opção hoje? Pachequinho? Roger Machado (gostei muito dele no Gremio, muito mesmo.. mas está no mínimo questionado e com razão).

        Complicado, muito complicado.

    • Ibsen Perdigao disse:
      25/07/2017 às 11:22

      Se der a bola pro curica, vai ser zero a zero daqueles que todos dormem ou um a zero para eles num lance fortuito

      Reply
      • Ruan Pedro disse:
        25/07/2017 às 12:40

        Eu tenho minhas dúvidas em..

  • Super Patrine Fantastica disse:
    25/07/2017 às 10:25

    Ze Burricardo 2 anos de flamengo e 0 organizacao,,Ze Padrao de jogo,0 infintracoes e triangulacoes.So Chuveiro na area

    Reply
  • Vinícius Presto disse:
    25/07/2017 às 10:26

    Uma série de argumentos (bem polêmicos e questionáveis) para defender um treinador que não está fazendo por onde, se é que ele possui condições para isso (já acho que não). Zé Ricardo pode até ficar mais um ano, dois…. só que o que se ver amigo, é um treinador perdido, limitado, teimoso e com muita, muita falta de leitura de jogo. Você fez uma defesa bem solidária, evocando paciência, mas não apontou especificamente e de forma contundente as qualidades que o Zé apresentou em 2017. Ele é o mesmo Zé! Não evoluiu NADA! Você se apegou aquela falácia de “treinador inteligente” e tá esperando uma “genialidade” acontecer. Ok, eu também achava, mas quando vi que a evolução não aconteceu minimamente, comecei a recuar dessa ideia. O Flamengo tem posse de bola porque seus jogadores devido suas qualidades e confiança, impõe esse estilo. Quanto ao pereba do Marcinho, só digo uma coisa, Fraco é pouco, jogador omisso, marca mal, foge da bola, mas que aparece de vez em quando em alguns desarmes “espetaculares” para ludibriar uma parte da torcida e o técnico. Mas enfim, respeito a sua opinião e viva a discussão de ideias de maneira respeitosa! SRN.

    Reply
    • Super Patrine Fantastica disse:
      25/07/2017 às 10:27

      faco minha as tuas palavras.#ForaZeRicardo

      Reply
  • Ivan Ribeiro disse:
    25/07/2017 às 10:29

    Todo dia tem uma nova coluna tentando defender o indefensável…estranho isso. A de hoje diz que o cara tá aprendendo dia a dia…que isso mano? Tá cada dia pior! Involuindo, isso sim! Se o cara quer aprender, ok…mas vai aprender no América, Bangu…até no foguinho…mas no meu Mengão não!
    #ForaZR com toda a convicção do mundo!

    Reply
    • Super Patrine Fantastica disse:
      25/07/2017 às 10:30

      Os defensores do treineiro diminuiram o#ForaZericardo e pra 2018 #RuedanoMengao

      Reply
    • Ricardo Freitas disse:
      25/07/2017 às 10:39

      Verdade…chega ser irritante ver gente se contentando(ou fingindo)com esse futebolzinho que está sendo jogado…pelo menos aquela frase ridícula”deixem o Zé trabalhar”sumiu!

      Reply
  • Ricardo Freitas disse:
    25/07/2017 às 10:30

    Passamos muitos anos com o “dá pro gasto” e sem nada e agora que temos condições de ganhar tudo e voltar a ser FLAMENGO no cenário nacional e sulamericano,temos que nos contentar com o que está aí?? Temos urgência,é pra ontem!

    Reply
    • Super Patrine Fantastica disse:
      25/07/2017 às 10:32

      Clap Clap Clap isso ai

      Reply
  • Mauricio Ba disse:
    25/07/2017 às 10:33

    Enquanto tiver torcedor colunistas e afins acomodado e que gosta do futebol retranca medroso e paneleiro(digo ze ruela) ficaremos no máximo c o carioca.FORA ZE RUELA PEDE para sair carniça.

    Reply
    • Super Patrine Fantastica disse:
      25/07/2017 às 10:36

      So imagina o Flamengo tendo um tecnico e todo quase o tempo de jogo fazendo aproximacao das areas adversarias com a posse objetiva.iamos ser enjoados ne por isso nao aceitem mais do mesmo #ForaZeRicardo

      Reply
  • Elias disse:
    25/07/2017 às 10:44

    Cara, independente de gosta ou não do técnico, tem coisas que não precisa ser gênio, muito menos saber muito de futebol. Todos os times sabem como entrar contra o Flamengo, como alguns são muito fracos não consegue por deficiência técnica, mas aqueles que tem alguns jogadores melhores conseguem neutralizar facilmente nosso time.
    É simples, abrir mão de um jogador de frente, povoar o meio de campo, colocar um jogador com velocidade nas costas dos laterais e deixar o Flamengo ficar com a bola. Recuperou, bola para o jogador de velocidade.
    Foi o que fez o São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Coritiba.
    Todos os outros vão fazer isso e vão levar a mesma dificuldade ao Flamengo.

    Pelo nível técnico que tem os nosso jogadores e com o esquema definido é muito tranquilo mudar o time de um jogo para o outro. Com times muito retrancados podemos abrir mão de um volante e colocar mais um meia.

    O Mancuello ou próprio Everton já jogou de segundo volante em 2012 no Atlético do Parana e poderia ser recuado jogando o Berrío ou Geovânio pelas beiradas.

    O problema é que o Flamengo não consegue surpreender mais ninguém e joga da mesma forma.

    Reply
  • Carlos Alexandre Oliveira disse:
    25/07/2017 às 10:46

    Rapaaaz…caixinha de solução tá cheia….cheia da mesma solução…já vi esta solução antes….
    Vamos pro jogo…

    Reply
  • Marcelo Oliveira disse:
    25/07/2017 às 10:50

    Demite o Zé Ricardo, se o próximo não der certo, demite também… Se o outro não der certo, demite novamente… E lá se vai mais um ano sem dar continuidade a um trabalho e esse eterno looping.
    Incrível a torcida, que se diz inteligente, preferir o improvável à segurança…
    Não acho que o Zé esteja no seu melhor momento, nem que esteja acertando como deveria…. Mas outro técnico é a pior solução para o momento!

    Reply
    • Comentarista da vez disse:
      25/07/2017 às 10:53

      Sério? Levir e Luxemburgo que o diga

      Reply
    • Rodrigo Andrade disse:
      25/07/2017 às 11:07

      E que tal fazer algo novo, algo que essa diretoria nunca fez, que é escolher um técnico com critério, pois até hoje pegaram o técnico mais conhecido que está desempregado, independente do perfil do técnico.
      Contratar Muricy pra implantar um estilo de jogo ofensivo e baseado na posse de bola é piada!!!

      Reply
      • Thiago disse:
        25/07/2017 às 11:11

        E tem que ser um treinador que tenha perfil de montar times ofensivos, agredindo o adversario 90 min, sem medo. Se for pra demitir o ZR e contratar o ROger MAchado ai pode ficar o ZR mesmo, pois é trocar seis por meia duzia.

      • Rodrigo Andrade disse:
        25/07/2017 às 11:24

        Dorival… ah não, deixaram o São Paulo levar ele. Agora só tem estrangeiros.

      • Thiago disse:
        25/07/2017 às 11:26

        Tinha Levir, Dorival e MO. MAs a torcida acha qe são velhos e ultrapassados como o ABEL kkkk ta ai a prova. ZR so tem de novo a idade, por que de resto, nao apresenta nada dms em relação a esses tecnicos.

      • Rodrigo Andrade disse:
        25/07/2017 às 11:53

        O próprio Renato Gaúcho que no ano passado ninguém acreditava, tá aí, o próprio Tite quando chegou no Corinthians em 2010 não tinha um currículo capaz de despertar despertava inveja em outros técnicos.

    • Thiago disse:
      25/07/2017 às 11:10

      Engraçado que a seleção vinha colecionando vexames na Copa america, sendo desclassificada da Copa, não mudaram o treinador ???? Já pensou se esperássemos ate a COPA, era capaz do Brasil nem ir ou entrar e passar um no vexame como foi em 2014. As vezes uma simples mudança se faz necessário.

      Reply
      • Adriano Furlaneto disse:
        25/07/2017 às 12:07

        Diferentemente da seleção ainda estamos no G4. Não vão trocar o técnico a menos que a gente caia de posição.

      • Fernando Roncari disse:
        26/07/2017 às 18:29

        Graças ao elenco e a fraqueza dos adversários enfrentados … Flamengo não tem tecnico

    • Fernando Roncari disse:
      26/07/2017 às 18:36

      Um ano e meio e o time não tem uma jogada ensaiada .. esquema manjado e engessado … Leitura de jogo péssima … substituições auto-sabotadoras … Escalação de jogadores por afinidade ( panelinha evangélica … Vc sabia que o Márcio Araujo é o pastor do elenco ? Inclusive do Zé Retardo ) … Zé Retardo é considerado um traidor pelos muleques da base que não querem nem ouvir falar da volta dele pra base … Enfim só faz cagada uma atrás da outra … Chega .. já deu

      Reply
  • Comentarista da vez disse:
    25/07/2017 às 10:52

    O problema é que esse cara não é cobrado internamente e por isso ele nao ta bem ai.
    Ocara tem medo e não tem a capacidade de mudar o esquema do time para fazer os bons jogadores jogarem melhor,pois é o esquema que tem que ser feito o eles.

    Fico olhando o Artur do grêmio,parece veterano..o maycon do Corinthians…
    Ai o cara não testa o Ronaldo e vemv falar que um cavalo velho de 33 anos (MA)ta evoluindo…vsf

    Reply
  • Gabriel de Sousa Aquino disse:
    25/07/2017 às 10:58

    Quando o cara foi campeão da copinha, com um excelente esquema tático e extraindo o melhor da garotada, todos o apoiavam. Agora o cara está construindo um time novamente, pois temos excelentes peças que acabaram de chegar ( que não estão no seu melhor futebol ), peças que eram importantes para o time na temporada passada, pelo bom futebol apresentado pois estavam em boa fase ( que caíram de rendimento ); ninguém mais apoia e querem o cara longe do ”elenco galático”. Torcem de acordo com o momento, não aceitam erros (pois devem ser perfeitos nos seus respectivos trabalhos), e passam a mão na cabeça de jogador que erra ( menos o M.A. ou Vaz, claro). Reflitam, o cara pode ser o que for, deixem ele trabalhar e apoiem enquanto ainda disputamos alguma coisa, no final da temporada avaliem o trabalho dele e aí sim poderão pedir a demissão dele ou não. Futebol não é resultado nem momento. O técnico repete a escalação, a torcida reclama; troca um jogador, a torcida reclama; joga melhor e não leva os 3 pontos por erros individuais, a torcida reclama; joga mal e leva os 3 pontos; a torcida reclama novamente. A torcida tem que apoiar e confiar no trabalho do técnico que está à frente do clube, foi ele que escolhemos no início da temporada? Então aceitem a escolha e deixem o cara trabalhar, a hora de trocar de treinador não é no meio da temporada.

    Reply
    • Elias disse:
      25/07/2017 às 10:59

      É verdade, o Sport estava lá no final da tabela, trocou o técnico e já esta no G6, o Santos estava muito mal com o Dorival, mudou para Levir e já está em terceiro lugar no campeonato ultrapassando o Flamengo. O Dorival saiu do Santos e foi para o São Paulo e o time que vinha péssimo já começou a mostrar uma reação nas últimas partidas, a Chapecoense estava a 1 ponto da zona de rebaixamento, trocou o treinador e já está a 3 pontos do G6 em 11º lugar.

      Reply
      • SylarK disse:
        25/07/2017 às 17:03

        Só por curiosidade, e os outros times que trocaram de técnico, como estão? Foram 15 trocas na seria A até agora. E uma coisa é evoluir brigando no meio da tabela com esses times fraquíssimos, outra coisa é disputar o título. Zé Ricardo precisa sair, mas dificilmente teríamos mais chances de título com uma mudança agora. A hora é no final do ano, com organização e planejamento, não um remendo como sempre se fez e em 95% das vezes não levou a título.

      • Elias disse:
        26/07/2017 às 08:57

        Sinceramente, caso chegue um treinador, não acredito que o cara vai mudar o time todo, não precisa fazer o time do zero, as vezes mexer uma peça, trocar outra, mexer no posicionamento do time em campo. A mudança pode ser apenas de postura. Chega o momento que o trabalho estagna e o treinador não consegue tirar o algo mais do time. Além disso, todos os outros times já sabe como o Zé Ricardo jogo e ele continua colocando o time da mesma forma. Você acha que o Santos queira demitir Dorival ou Atlético MG, Roger?

        O time do Sport não entrou ninguém diferente, Luxemburgo apenas tirou duas peças e colocou outra e mudou a posição do volante e time começou a subir.

      • Fernando Roncari disse:
        26/07/2017 às 18:26

        Levir que ninguém aki queria … Zé ricardetes não são Flamenguistas

    • Thiago disse:
      25/07/2017 às 11:07

      Sinceramente, a copinha o time nao fez bons jogos, tinha era bons jogadores isso sim. ZR é que nem o Micale na seleção olimpica, foi por causa dos bons jogadores que ganhamos o OURO, nao por causa dele. So ver o pessimo futebol apresentado pela seleção sub 20 no sulamericano.

      Reply
    • Rugido de Leoa Zangada disse:
      25/07/2017 às 12:17

      2 anos de Flamengo…..

      Reply
  • James Howllet disse:
    25/07/2017 às 11:13

    “Em primeiro lugar, ZR não é o treinador que precisamos agora, porém é o treinador que quereremos daqui alguns anos. ”

    Nisso Eu também acredito.

    Reply
    • kingDavid disse:
      25/07/2017 às 11:15

      Kkkkk. Vamos manter ele no time indefinidamente, o importante é formar o técnico!

      Reply
      • James Howllet disse:
        25/07/2017 às 11:21

        Não, bobinho!

        Demite, sugere ao cara fazer os tais estágios e cursos de formação. Treina alguns times e após isso, caso o potencial tenha se comprovado, ele estará apto a assumir o Fla.

      • kingDavid disse:
        25/07/2017 às 11:34

        Positivo. Vamos abrir um novo departamento no Fla, para formar treinadores. Oferecer os tais cursos que vc fala, fazer um coach de carreira, enfim, o Fla já tem tão pouco a fazer, vamos agora nos preocupar com o futuro de Zé Ricardo.
        PS – responde de novo ai, a gargalhada que vcs nos proporcionam não tem preço. Kkkkkk

      • James Howllet disse:
        25/07/2017 às 11:46

        Eh…Mas o analfabetismo chegou em vc com força em rapazinho!

        Pois é…
        Já tenho tanto a fazer, com tanta gente bacana e esclarecida no Coluna do Flamengo para trocar idéias que nem deveria sugerir a vc se matricular urgente numa boa escola.

      • kingDavid disse:
        25/07/2017 às 11:52

        Kkkkkkk. Perdendo a compostura. Isso ai não tem escola que dê jeito. Vc é o maior otário dessa coluna! Va babar o ovo de Ze Ricardo! Kkkkk

      • James Howllet disse:
        25/07/2017 às 12:05

        Poxa… Bobinho minhas sugestões foram sinceras.

        Sei que tá difícil conseguir uma boa educação. A começar pela forma de se relacionar com gente. Também penso que saber ler só ajuda.

        Tá vendo? Vc, rapazinho, me xingando!

        Uau!
        Uau!

        Por algo tão prosaico?

        Eu não disse nada demais. Infelizmente a criança não consegue…

        Por isso nem deveria ter citado compostura.

        Tadinho… Tá, tá bom… Já ganhou a tua atenção da manhã.
        Tachauzinho…

      • kingDavid disse:
        25/07/2017 às 12:08

        Falou o Poeta ! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Dion Lima disse:
        25/07/2017 às 12:16

        Kkkkkkkkkkk….ERS só o q faltava no fla..kkkkkkkkk

    • Thiago disse:
      25/07/2017 às 11:25

      Com seu estilo de jogo JAMAIS dara certo no flamengo, ja que o mesmo diz ser fã do futebol italiano, totalmente ao contrario do futebol do flamengo. A não ser que ele faça uma extrema mudança, vai estudar la com treinadores de campeonanto espanhol, alemão e ai sim, talvez de certo.
      EU acredito que o DINIZ daria muito mais certo que o ZR.

      Reply
      • James Howllet disse:
        25/07/2017 às 11:38

        Eu vi a declaração do Zé a respeito do calccio mas, sinceramente, não vejo o Fla atual como uma equipe clássica dessa tradição. A preocupação tática e defensiva certamente, mas o próprio Zé não encara isso de forma dogmática.

        Também não podemos esquecer que a partir do Glorioso Milan do Arrigo Sacchi, o futebol italiano modificou várias de seus aspectos tradicionais. Não chegou nunca a se “brasileisar” mas nem de longe voltou a ser a pedreira clássica.

        Gosto do Fernando Diniz e quero ele dirigindo as categorias de base do Fla! Mas sei que a sua proposta de jogo extremamente sofisticada para os padrões atuais não teria vez no futebol imediatista. Duvido muito que parte da torcida teria paciência com o cara.

        Mas é uma boa, sem dúvidas…

      • Thiago disse:
        25/07/2017 às 11:44

        O ZR ainda briga com essas convicções, ja que de um lado temos a tardição do flamengo que é sempre partir pra cima do adversario, jogar em cima com posse de bola X seu futebol de fechar o jogo, e jogar em contra ataque, apostando em chuveirinhos. SO notar que na maioria dos jogos, o flamengo faz um gol e recua, se isso nao é dedo do tecnico eu nao sei de quem é, ja que acontece desde o ano passado.

        Um nome que daria muito mais certo no flamengo era o ROgerio Ceni, que apresentava um São Paulo mais ofensivo, porem como perdeu varios jogadores importantes, nao conseguiu fazer um futebol melhor no São Paulo.

      • Adriano Furlaneto disse:
        25/07/2017 às 12:02

        Já fazem alguns jogos que o Flamengo não recua mais quando está a frente. É já sofreu gols por causa disso. Ainda não dá pra ter tudo de uma vez. Acredito que ainda vamos sofrer um pouco.

  • Daniel Silva disse:
    25/07/2017 às 11:14

    “Parte da torcida do Mais Querido tem pegado muito no pé do Zé Ricardo,
    principalmente após a eliminação da Copa Libertadores, e estão pedindo a
    cabeça do mesmo em razão dos resultados positivos, porém,
    insatisfatórios”. Como uma eliminação pode ser positivo? e as derrotas para sport, grêmio (casa) empates com avaí, cruzeiro, da forma como foram, e 4 empates em casa (galo, foguim, florminense, peppas) podem ser considerados positivos? as vitórias contra Bahia (com um a mais durante 70 min de jogo) e Coxa da forma como foram pode ser considerado positivo?

    pergunta que fica: qual partida fomos superiores e jogamos bem depois de 16 rodadas?
    depois de responder aí se pode fazer um texto desses, certo?

    Reply
    • Rugido de Leoa Zangada disse:
      25/07/2017 às 12:15

      PositivO ah ta a 2 pontos do lider gamba texto ridiculo

      Reply
    • Francisco Costa disse:
      25/07/2017 às 12:19

      Concordo plenamente com você amigo Daniel Silva! De nada adianta ganhar jogos “supérfluos” e perder jogos pontuais, dos quais podemos citar: a perda de (03) três jogos fora de casa por ocasião da Taça Libertadores e as derrotas para Sport, Grêmio (casa) empates com Avaí, Cruzeiro, da forma como foram, e 4 empates em casa (Atlético mineiro, Botafogo, fluminense e Palmeiras). Portanto, o retrospecto é horrível. Como pode, o responsável pela coluna do Flamengo fazer um comentário totalmente equivocado como este? O Zé Ricardo deve rodar por outros clubes e quem sabe num futuro ele possa ser chamado de técnico. O Flamengo é gigante e não serve como cobaia para de experiência com estagiários!

      Reply
      • Daniel Silva disse:
        25/07/2017 às 15:17

        tinha esquecido dos jogos da liberta…bem lembrado!

  • Daniel Silva disse:
    25/07/2017 às 11:15

    “Parte da torcida do Mais Querido tem pegado muito no pé do Zé Ricardo,
    principalmente após a eliminação da Copa Libertadores, e estão pedindo a
    cabeça do mesmo em razão dos resultados positivos, porém,
    insatisfatórios”. Como uma eliminação pode ser positivo? e as derrotas para sport, grêmio (casa) empates com avaí, cruzeiro, da forma como foram, e 4 empates em casa (galo, foguim, florminense, peppas) podem ser considerados positivos? as vitórias contra Bahia (com um a mais durante 70 min de jogo) e Coxa da forma como foram pode ser considerado positivo?

    pergunta que fica: qual partida fomos superiores e jogamos bem depois de 16 rodadas?
    depois de responder aí se pode fazer um texto desses, certo???

    Reply
    • Francisco Costa disse:
      25/07/2017 às 12:18

      Concordo plenamente com você amigo Daniel Silva! De nada adianta ganhar jogos “supérfluos” e perder jogos pontuais, dos quais podemos citar: a perda de (03) três jogos fora de casa por ocasião da Taça Libertadores e as derrotas para Sport, Grêmio (casa) empates com Avaí, Cruzeiro, da forma como foram, e 4 empates em casa (Atlético mineiro, Botafogo, fluminense e Palmeiras). Portanto, o retrospecto é horrível. Como pode, o responsável pela coluna do Flamengo fazer um comentário totalmente equivocado como este? O Zé Ricardo deve rodar por outros clubes e quem sabe num futuro ele possa ser chamado de técnico. O Flamengo é gigante e não serve como cobaia para de experiência com estagiários!

      Reply
    • wfelipe disse:
      25/07/2017 às 13:18

      pergunta que fica: qual partida fomos superiores e jogamos bem depois de 16 rodadas?

      Vc deve estar vendo jogo do Basco…

      Reply
      • Daniel Silva disse:
        25/07/2017 às 15:16

        pois me diga meu caro wfelipe..

  • James Howllet disse:
    25/07/2017 às 11:27

    Ederson vazando!

    Reply
    • Dion Lima disse:
      25/07/2017 às 12:13

      O cara descobriu im câncer no testiculo , ore por ele !
      #forçaEderson

      Reply
      • James Howllet disse:
        25/07/2017 às 12:17

        Rhum…

        Obrigado pelo toque, mas meu comentário foi bem antes da notícia e foi baseado no que o (Ótimo!) repórter Cícero Mello relatava antes da coletiva que a ESPN transmitiu.

    • Rugido de Leoa Zangada disse:
      25/07/2017 às 12:25

      Deve ser fan do Porcaria Araujo

      Reply
      • James Howllet disse:
        25/07/2017 às 12:26

        Hum…Por que vc diz isso?

  • Thiago disse:
    25/07/2017 às 11:28

    Pode me xingar, mas pelo estilo de jogo que queria implementar no São Paulo, o ROgerio Ceni daria muito mais certo no flamengo do que o ZR. O problema foi que o São Paulo vendeu jogadores demais e sempre os que se encaixava no jogo do Rogerio, ex.: Devid Neris. O outro que vendeu nao lembro o nome.

    Reply
    • Rugido de Leoa Zangada disse:
      25/07/2017 às 12:14

      Xingo nao Thiago voce esta certissimo.Rogerio perdeu pecas.Sao Paulo ontem por pouco nao ganhou do gremio.As Linhas organizada tem padrao e n essa bagunca

      Reply
    • Gleu Costa disse:
      25/07/2017 às 12:41

      tá loco o R.Ceni não tem trato com jogadores, tem que desenvolver este ponto antes de se tornar um brilhante treinador que acho ter capacidade.

      Reply
      • Thiago disse:
        25/07/2017 às 17:19

        QUe ele nao sabe tratar os jogadores pode ate ser, eu falo do estilo de jogo. SAo paulo no começo do ano tinha o melhor ataque do Brasil, quando o time estava se encaixando, os DIrigentes venderam jogadores, ai o cara foi la arrumou, venderam de novo.

      • Fernando Roncari disse:
        26/07/2017 às 18:11

        Exatamente … O Ceni foi derrubado pelos jogadores .. realmente ele é uma pessoa insuportável

    • SylarK disse:
      25/07/2017 às 16:54

      Ceni??? O que o desespero não faz com as pessoas

      Reply
      • Thiago disse:
        25/07/2017 às 17:21

        O ceni teve pessimo trabalho no São Paulo devido as vendas de diversos jogadores importantes do time pra Europa. MAs o estilo de jogo com toque de bola, atacando o adversario sempre como foi apresentado no começo do ano se encaixaria muito bem nesse elenco do flamengo. Logicamente depois da perda o sao paulo nao conseguiu jogar direito mais.
        POrem um erro gravissimo do Ceni, é o mesmo do ZR, pegar alguma estatistica furada pra falar que o time tava jogando bem e inventar alguma desculpa pelo resultado negativo. POr acaso voce ja ouviu o ZR admitir alguma vez que fez ALGUMA substituição errada, que precisa melhorar ??? eu nunca vii.

      • SylarK disse:
        25/07/2017 às 19:07

        Ceni é igual ao Zé, uma aposta para o futuro. O Flamengo não pode e não precisa mais fazer apostas em posições chave. Tem que trazer um técnico indiscutivel.

  • James Howllet disse:
    25/07/2017 às 11:39

    Coitado do Ederson…

    Pensei que ele estivesse se transferindo…

    Toda a sorte do mundo ao cara.

    Reply
  • Francisco Costa disse:
    25/07/2017 às 12:18

    De nada adianta ganhar jogos “supérfluos” e perder jogos pontuais, dos quais podemos citar: a perda de (03) três jogos fora de casa por ocasião da Taça Libertadores e as derrotas para Sport, Grêmio (casa) empates com Avaí, Cruzeiro, da forma como foram, e 4 empates em casa (Atlético mineiro, Botafogo, fluminense e Palmeiras). Portanto, o retrospecto é horrível. Como pode, o responsável pela coluna do Flamengo fazer um comentário totalmente equivocado como este? O Zé Ricardo deve rodar por outros clubes e quem sabe num futuro ele possa ser chamado de técnico. O Flamengo é gigante e não serve como cobaia para de experiência com estagiários!

    Reply
  • Gleu Costa disse:
    25/07/2017 às 12:38

    Parei de ler esta baboseira quando afirmou que há lugar para o MA no Futebol Moderno, tá de sacanagem. Sou fã do MA, mas para se jogar com um elenco mais fraco tecnicamente como o do ano passado, pois neste atual elenco ele só serve como um reserva para situações onde precisamos retrancar o time, fora isso não tem lugar no time. Outra besteira foi dizer que ele está certo em escalar por convicção, NÃO NÃO NÃO, o Zé tem que estudar a melhor formação para cada adversário tendo um elenco tão recheado, pois convicção e persistência em algo que não da certo é burrice.

    Reply
    • SylarK disse:
      25/07/2017 às 16:53

      Claro que há lugar, no Vasco, Avaí, Atlético GO, etc. Mas não no Flamengo

      Reply
  • Helio T disse:
    25/07/2017 às 12:48

    Perdi meu tempo lendo mais um modinha…

    ZR acumula fracassos CRUCIAIS, demonstra pouquíssima capacidade de liderança ao formar em um ano e meio um verdadeiro “bando” de ótimos jogadores que infelizmente nunca sabem o critério de escolha de quem jogará a próxima partida e ainda tem gente querendo investir tempo e dinheiro nele (dos outros, é lógico), baseado em algum critério qualquer que com certeza não é mérito por resultados ou profundo conhecimento técnico e tático?

    Ora, me respeite.

    Reply
    • wfelipe disse:
      25/07/2017 às 13:15

      Perdi meu tempo lendo mais um comentário modinha…

      Reply
    • kingDavid disse:
      25/07/2017 às 14:07

      Concordo com voce, assim como a grande maioria da torcida do Flamengo. Apenas os torcedores do Zé Ricardo estão sofrendo da Sindrome de Estocolmo:
      “um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor. “

      Reply
  • Wagner Alves disse:
    25/07/2017 às 12:55

    Num elenco cheio de bons jogadores na posição o técnico tem que encaixar o caramujo porque em tese se “adequa” ao esquema…. fala sério!

    Zé Ricardo é fraco, fraquíssimo!

    Treinador mais previsível do futebol brasileiro, torcida, comentaristas e até os rivais já falaram isso.

    Reply
  • Francis Souza disse:
    25/07/2017 às 13:02

    Todo mundo tem direito a ter uma opinião e defende-la
    Mas eu achei meio estranho um pouco dos seus argumentos

    “Não quero retranca, nem quero contra-ataque. Quero um time com capacidade de envolver adversários e apresentar um futebol moderno e vistoso.” E no paragrafo seguinte defende a utilização do Marcio Araujo, de onde vai sair futebol vistoso com o MA em campo???

    Depois coloca que “não pode apenas ver resultados” e na mesma frase defende o Zé com “Apenas para lembrar, estamos na quarta posição do Brasileiro, bem encaminhados para a Copa do Brasil e Sul-Americana”
    Sendo que a maioria aqui que defende a saída do Zé Ricardo se baseia não tanto em resultados (apesar deles serem abaixo do que deveriam ser) e mais na falta de um futebol condizendo com o elenco e principalmente com a notável falta de evolução do time em diversos aspectos

    Pra fechar esse gigantesco comentário meu, o Zé é o técnico da serie A com mais tempo no cargo, essa historia de tempo não faz mais muito sentido pra ele

    Reply
    • Rodrigo Fonseca disse:
      25/07/2017 às 16:31

      Ótimas colocações Francis. Apenas acrescentando, na minha opinião o que mais compromete o trabalho do estagiário é o critério (pagamento de dívida de gratidão) usado na seleção de jogadores, e cito especialmente dois jogadores – Ronaldo e Léo Duarte – inclusive o último após ficar quase um ano sem atuar regularmente, mostrou-se muito mais preparado do que um dos queridinhos

      Reply
      • Francis Souza disse:
        25/07/2017 às 17:09

        É dificil acreditar que esse é o mesmo Zé Ricardo que treinava a base… Eu acreditava demais no trabalho dele quando assistia aquele time que tinha como um dos destaques o Ronaldo e o Léo Duarte como capitão do time; na época do titulo da Copa São Paulo eu lembro que muita gente aqui falava que era mais prazeroso assistir aquele time do que o principal por conta do bom futebol

        O pior desse negocio de não aproveitar a base em prol de Vaz, Gabriel, MA é que enche de gente aqui pra falar mal dos meninos que nem chance tem, o que eu já li de critica aqui sobre o Léo Duarte é uma grandeza

      • Rodrigo Fonseca disse:
        26/07/2017 às 04:18

        Pois é, desde que começamos a subir de patamar, eu decidi não criticar mais jogador da base, pois entendo que se não for pra jogar um cara indiscutível que jogue o muleke da base (Vide Vizeu x Damião, Paquetá x Macu, Ronaldo x Arão.2017/Romulo/Inominável).
        No caso específico do ZR fica ainda mais espantoso e inaceitável os critérios de avaliação entre os jogadores, pelos motivos que você citou.

  • Ednei P. de Melo disse:
    25/07/2017 às 13:05

    Parabéns pelo artigo! Representa 99% de tudo o que venho comentando e defendendo aqui! Uma pena que não consegui descrevê-lo de uma maneira tão clara e concisa como você. Abraços! &;-D

    Reply
    • David Venancio disse:
      31/07/2017 às 18:10

      Ednei, tambem penso igual a voce… e sabe o que me entristece, é que parece que a torcida do flamengo nunca vai deixar sermos grandes de verdade. cara o que esse Helton falou resume com exatidão tudo o que penso. pela primeira vez na vida (tenho 38 anos) vejo orgulho genuíno de ser flamenguista. Cara nunca havia visto o flamengo jogar assim, esse futebol moderno me encanta.. a alemanha veio aqui meteu 7 e parece que ninguem entende que nao existe mais ligaçao direta, nao exista mais chuveirinho toda hora… se Deus tiver misericordia manteremos o ze ricardo e a presidencia do flamengo, meus amigos.. nao interessa elenco, quantas vezes tivemos elenco forte e quase caimos??? quem lembra aqui da musiquinha pior ataque do mundo??? para um pouquinho pensa um poquinho savio romario e edmundo… bando de gente burra, ninguem muda o dna de uma instituição caloteira mediocre bagunçeira do dia para a noite, hoje o flamengo esta indo na direção de se tornar um dos melhores do mundo.. sera que voces esqueceram que anos atras levavamos de 4, 5 de coritiba? atletico? figueirense??? estou vendo torcedores aqui pegando no pé do zé ricardo com o cara tendo um aproveitamento com 70%????? e isso mesmo ?? é o sol no brasil que fundiram a mente de voces??? bando de loucos, olha o jogo contra o curintias ontem.. o time de sao paulo jogou todo atras, eu vi um flamengo envolvente, que comete erros logico, porque esta mudando o teu DNA.. eu falei para um amigo meu hoje, a torcida do flamengo nao vai deixar ele chegar a um patamar de real e barça, porque só aqui sede pressao de torcida.. e quem falou que 50% de nós sabemos realmente o que queremos??? novamente bando de imbecis, ficamos 22 anos sem ganhar um brasileiro isso é normal??? quantos anos lutando para nao cair ano após anos??? agora vem umc ara que estudou futebol o famoso futebol moderno, sem ligaçoes diretas com bola saindo pelas mãos do goleiro, toque de bola envolvente, triangulações, uma tática interessante, cambadas de doidos, isso gera tempo, nao estou na fissura de ver o flamengo ganhando tudo agora, estou na fissura de ver o flamengo criando essa identidade e em poucos anos palavras do muricy ( não ira ter time no brasil) para bater de frente com o flamengo.. mas isso só vai acontecer se essa minoria de torcedores que entendem a chance que estamos tendo agora é agora ou nunca.

      Reply
      • Ednei P. de Melo disse:
        31/07/2017 às 21:13

        Isso! Uma vez disse no início do ano que se o Flamengo seguisse bem o planejamento, o time iria crescer e firmar mas de uma maneira lenta e gradual. Não ganharia (ainda) os títulos de 2017, mas seria protagonista nas disputas do seguinte. Nossa, como fui criticado! Mas felizmente, temos um presidente que não dá muita trela para os “falsos rubro-negros”… &;-D

  • Rodrigo Ribeiro disse:
    25/07/2017 às 13:06

    É um festival de desculpas e justificativas. Parece que na verdade o Zé não é um privilegiado, mas sim um pobre coitado, uma vítima quase, por estar dirigindo o melhor elenco da história recente do Fla, com uma estrutura e poderio financeiro que nenhum outro treinador sequer teve igual. Só pra terminar, ao contrário do colunista, a quem não dei procuração para falar por mim, o Zé Ricardo é o tipo de treinador que eu não quero nem hoje e nem nunca mais no Flamengo (e falo por mim, não pelo demais torcedores que possuem sua opinião que merece, por óbvio, ser respeitada), menos por falta de capacidade até, e mais por convicções e escolhas que beiram a obsessão e nos custam muito.

    Reply
  • Bruno Felix disse:
    25/07/2017 às 16:39

    Por favor o que esse técnico tem feito pro Flamengo? O cara tem um tempão de serviço e nem sabe escalar o time ainda (Só sabe que é Caramujo e mais o resto), eliminação sobe eliminação, um carioca ganho por causa de um regulamento maluco, time sem padrão tático e com apenas uma formação, não ganha de nenhum grande em confronto direto da Tabela, o que quero falar é que já defendi muito o Zé mais ele não se defende, se parasse de ser cabeça dura e estudar mesmo o time ele conseguiria sobre sair, ele tem tudo pra isso.

    Reply
  • Tude Lima Rocha disse:
    25/07/2017 às 17:27

    É um pensamento contraditório. Prega profissionalização mas eu nunca vi isso em profissão nenhuma, ainda mais as que dependem de atuação, performance. Em um momento de ápice de investimento você coloca um comandante de pouquíssima experiencia e ainda da a ele o papel de desenvolver uma identidade para o futebol do clube. É como se você contratasse os melhores músicos e colocasse um maestro de pouca experiência, se o maestro não for um Gênio pode ter certeza que a coisa vai desandar. É um pensamento amador na minha opinião. O Flamengo no atual momento é o ápice de uma carreira e não um lugar para ganhar experiência o projeto é enorme e isso é muito risco. Na verdade estamos muito próximos de sair da disputa do campeonato ainda no primeiro turno.

    Reply
  • BVZ (VJ será maior que Pelé) disse:
    25/07/2017 às 17:58

    Mas se ele vai ser bom treinador daqui alguns anos, então porque não treina o profissional do Flamengo daqui alguns anos então?

    Reply
    • Marcel disse:
      25/07/2017 às 19:59

      Caramba, ia fazer essa pergunta!

      Reply
  • Marcel disse:
    25/07/2017 às 20:02

    Desculpe, mas não entendo o porquê dessa “gratidão antecipada” (em anos, diga-se de passagem).
    Qual a lógica?

    ZR pode em poucos anos ser um grande técnico. Pode não ser também. Vem mostrando que, se for, vai demorar bastante tempo. E aí?
    Vamos ter que aguentar isso porquê?

    Qual a ideia?

    Reply
  • Giovane Rodes disse:
    25/07/2017 às 23:51

    Mais uma carniça escrevendo no coluna

    Reply
  • Fernando Roncari disse:
    26/07/2017 às 18:06

    Como se o Flamengo fosse cursinho pra técnico burro incompetente que escala por afinidade … Esses colunistas são vascaidos …

    Reply
  • David Venancio disse:
    31/07/2017 às 18:11

    Sabe o que me entristece, é que parece que a torcida do flamengo nunca vai deixar sermos grandes de verdade. cara o que esse Helton falou resume com exatidão tudo o que penso. pela primeira vez na vida (tenho 38 anos) vejo orgulho genuíno de ser flamenguista. Cara nunca havia visto o flamengo jogar assim, esse futebol moderno me encanta.. a alemanha veio aqui meteu 7 e parece que ninguem entende que nao existe mais ligaçao direta, nao exista mais chuveirinho toda hora… se Deus tiver misericordia manteremos o ze ricardo e a presidencia do flamengo, meus amigos.. nao interessa elenco, quantas vezes tivemos elenco forte e quase caimos??? quem lembra aqui da musiquinha pior ataque do mundo??? para um pouquinho pensa um poquinho savio romario e edmundo… bando de gente burra, ninguem muda o dna de uma instituição caloteira mediocre bagunçeira do dia para a noite, hoje o flamengo esta indo na direção de se tornar um dos melhores do mundo.. sera que voces esqueceram que anos atras levavamos de 4, 5 de coritiba? atletico? figueirense??? estou vendo torcedores aqui pegando no pé do zé ricardo com o cara tendo um aproveitamento com 70%????? e isso mesmo ?? é o sol no brasil que fundiram a mente de voces??? bando de loucos, olha o jogo contra o curintias ontem.. o time de sao paulo jogou todo atras, eu vi um flamengo envolvente, que comete erros logico, porque esta mudando o teu DNA.. eu falei para um amigo meu hoje, a torcida do flamengo nao vai deixar ele chegar a um patamar de real e barça, porque só aqui sede pressao de torcida.. e quem falou que 50% de nós sabemos realmente o que queremos??? novamente bando de imbecis, ficamos 22 anos sem ganhar um brasileiro isso é normal??? quantos anos lutando para nao cair ano após anos??? agora vem umc ara que estudou futebol o famoso futebol moderno, sem ligaçoes diretas com bola saindo pelas mãos do goleiro, toque de bola envolvente, triangulações, uma tática interessante, cambadas de doidos, isso gera tempo, nao estou na fissura de ver o flamengo ganhando tudo agora, estou na fissura de ver o flamengo criando essa identidade e em poucos anos palavras do muricy ( não ira ter time no brasil) para bater de frente com o flamengo.. mas isso só vai acontecer se essa minoria de torcedores que entendem a chance que estamos tendo agora é agora ou nunca.

    Reply
  • David Venancio disse:
    31/07/2017 às 18:34

    As pessoas tem que se informar mais….ALGUEM aqui lembra de quando o Muricy assumiu??? perdemos do santa cruz, ceara, o cara perdeu uma pancada de jogos com o flamengo.. quem é amigo meu sabe do que eu falei, antes do ze ricardo entrar como tecnico do flamengo que eu vi a proposta dele de jogo na copinha, era ja o inicio de tentar implantar a revolução do futebol, eu vi nele a vontade de um futebol envolvente moderno, sem ligações diretas, sem balões, sem individualismo, e falei se ele treinar o flamengo vai ser excelente, dito e feito, o cara treinou o flamengo. por dois anos nao tivemos o medo de cair, ficamos varios jogos sem perder, e o melhor jogando bem, uma diretoria que paga que fez o time do flamengo ser respeitado, e a frase do vampeta? sabe porque vcs nao se importam com a clareza com o fair play financeiro,? a frase do vampeta nao doeu em voces porque a maioria do brasil é corrupta, jeitinho brasileiro, querem titulos, porque querem titulos se ficamos 22 anos anos ganhando so carioca e copa do brasil?? e isso por acasa é titulo para flamengo??? juventude ja ganhou essa merda, meus amigos o que esta acontecendo com o flamengo agora infelizmente maioria nao vai entender o que estou dizendo, mas o que esta acontecendo com o flamengo é a chance de em poucos anos colhermos frutos de uma gestão impecável, nao falo so de titulos mas uma mudança que começa na honra na conduta nos bons costumes de uma empresa saudável, hoje jogadores querem jogar no flamengo estamos criando uma estrutura de dar inveja profissionais estao querendo colocar o flamengo num patamar inigualável , e isso gera tempo, escutem… a saída precoce da libertadores nao foi time nao foi zé ricardo, voces podem nao entender ou acreditarem, mas a saída do flamengo foi DNA nacional, foi a pele de nao saber jogar competição como essa, a quanto tempo saimos dessa competição precocemente? nao é de agora, aos poucos voce vai mudando a ideologia implanta uma mudança de habitos e cultura… o muricy foi para o barcelona ficou la um mes e voltou doido querendo implantar isso no flamengo, leiam a materia dele quando ele viu que os meninos do barcelona no treinamento ja ouviam que era proibido dar chutoes… isso vem de uma ideologia da base, ganhamos muita coisa no cenario mundial quando o restante do mundo nao sabia jogar futebol, isso mudou acabou… hoje qualquer porcaria de time sabe dar trabaho porque foi a inclusão mundial do futebol estourou, hoje temos europeus e latinos ganhando de melhor do mundo, tem craques por todo mundo. o brasil começou a retroceder andar pra tras e o mundo foi entendendo que o futebol coletivo sobressaía sobre o individual. começamos a nao ganhar mais libertadores, começamos a perder na copa, começamos a perder para times mediocres, e de repente…7×1 com um futebol envolvendo com toques simples o Brasil caiu ficou assustado.. mas quem ficoui assustado foram voces porque eu ja previa..mas graças a Deus alguem enxergou esse desastre e foi estudar o porque o brasil parou no tempo, ele, ele mesmo (TITE) quando ele pegou o corinthians eu avisei, o corinthians vai ser campeao, porque ele trouxe a mentalidade de futebol no chão, toque de bola, tatica, envolvimento, triangulações, personalidade. tanto que o brasil com os mesmos jogadores do dunga hoje ja sao os melhores novamente. agora temos o Ze ricardo, que tem a mesma visão de futebol, e com 70% de aproveitamento e loucos aqui querendo a saida do tecnico. ooooo gente louca. Hoje tenho orgulho de ser flamenguista e não pela maioria da torcida, mas por que uma minoria peitou a massa e ta querendo mesmo aos trancos e barrancos transformar o flamengo no maior do mundo. meus amigos, o orgulho de hoje pode se refletir em glórias de amanhã. vamos deixar o flamengo crescer.

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

Freguês do Flamengo falha e elimina Uruguai da Copa do Mundo

5
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

9 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

6 23

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8
Brasileirão

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

7 1

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  2. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

  3. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

  4. Eduardo em Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

    Acho que nesse momento onde Pulgar está de saída, o Flamengo não deveria negociá-lo. É um jogador importante para o…

  5. Eduardo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Se os jogadores assim desejarem, o Flamengo precisará urgentemente procurar atletas para ocuparem essas lacunas.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo