Parte da torcida do Mais Querido tem pegado muito no pé do Zé Ricardo, principalmente após a eliminação da Copa Libertadores, e estão pedindo a cabeça do mesmo em razão dos resultados positivos, porém, insatisfatórios. Antes de demitir o nosso treinador temos que pontuar alguns aspectos que servem para abrir nossos olhos na luz da razão e não da emoção, já que através da emoção cometemos mais erros que acertos. Vai servir também para aqueles que amam debates nos canais esportivos, os quais também estão cobrando do treinador, e concordam com o que falam sobre a atuação do ZR.
Em primeiro lugar, ZR não é o treinador que precisamos agora, porém é o treinador que quereremos daqui alguns anos. Temos que lembrar que ele está há um ano no futebol profissional, muito pouco comparado a técnicos com ampla experiência como Abel Braga, Marcelo Oliveira e Dorival Júnior. Ele mesmo está em um processo de evolução, e nesse período haverão altos e baixos. Muitos dias de vitórias e muitos dias de derrotas também. Cobrar que ele acerte tudo e sempre é desumano e incompreensível mesmo sendo um rubro-negro. Sei que a maioria precisa que o Mengão ganhe todos os jogos, atue taticamente bem, com raça e disposição e domine todos os adversários (não inclui a bigoduda). Porém, isso não será possível neste período que o comandante rubro-negro está atravessando. Ele ainda está evoluindo, dia a dia.
Vemos hoje que o Mengão não tem mais dificuldade de sair da defesa para o ataque e conseguimos controlar bem o jogo. Estamos com uma falha na perfuração de retrancas. Esse é o último obstáculo para se vencer e tornar o Mais Querido a potencia mundial do futebol. Este será o trabalho que o ZR terá que desenvolver para melhorar o time e a si próprio. Após esse período de evolução, tenho absoluta certeza que ele será um dos melhores treinadores que o Brasil terá no futuro.
Imagino que muitos tiveram um pensamento em comparação ao “Cúrintia” porque também tem um treinador novato que está indo muito bem no Brasileiro. A situação dos “gambá” é diferente visto que não estão implantando um novo modelo de jogo, e sim, resgatando um que deu certo para eles recentemente com Tite e Mano. Esse é outro ponto que está sendo feito pelo ZR. Está implantando um modelo de jogo. E logo o mais complexo, já que sempre quer propor o jogo, ir para cima do adversário (não inclui a Flor), sufocar e não deixar o oponente jogar. É extremamente difícil criar uma cultura de jogo no Brasil porque sempre que o time vai mal começam a pedir a demissão do treinador. E fica maior ainda porque os times que estão jogando contra acabam percebendo esse estilo e “fecham a casinha”, apenas saindo em contra-ataques.
Para implantar este estilo demora muito tempo, muito mais que a paciência da torcida após uma derrota ou uma vitória sem autoridade. Vimos que deu certo no Audax-SP após 3 anos com o mesmo treinador (Fernando Diniz), chegando a final do Campeonato Paulista com um futebol vistoso e propositivo.
Quero o mesmo estilo de jogo para o Flamengo. Não quero retranca, nem quero contra-ataque. Quero um time com capacidade de envolver adversários e apresentar um futebol moderno e vistoso. Infelizmente, nunca mais veremos o Mengão jogar igual ao time de 81, mas podemos pegar algumas características desse time, que são exatamente a proposição do jogo e toque de bola refinado. Para isso acontecer precisamos de tempo de construção da nossa identidade no futebol moderno. Não é de um dia para o outro que vai acontecer. E o melhor candidato a executar essa função é o ZR.
E o último aspecto que gera críticas pela torcida e de grande parte dos jornalistas esportivos ao ZR é o apego a suas convicções (vide Márcio Araújo). Muitos não concordam com essa escalação. Algumas vezes eu concordo e outras eu discordo, dependendo do adversário (não inclui o “chorôrô”) com o qual se joga. E é justamente neste ponto que mais concordo com o técnico. Se ele não acredita que as escolhas que está fazendo são corretas, porque ele seria o treinador? Se é ele que está treinando nossos jogadores, que avalia o desempenho destes no dia a dia, que percebe aqueles que conseguem executar melhor o plano para determinado jogo, porque não acreditar nele? Nós, como torcida, podemos não assentir com tudo que o ZR faz, mas temos o dever de apoiar indiscriminadamente sua escolha.
Os jornalistas esportivos, Mauro Cézar Pereira principalmente, falam muito de futebol moderno e usam deste chamariz para justificar a fala que o Márcio Araújo não serve para ser titular. Isso é um engano grotesco. O futebol moderno, ao contrário do que diz, dá sim a possibilidade do Márcio Araújo jogar sempre que necessário, ou seja, quando o treinador achar que é melhor para o jogo e para o time. O futebol moderno não esquece aquilo que evoluiu do jogo e sim, agrega mais e mais do passado. E por não concordarem com este jogador e, consequentemente, com a escolha do ZR, criticam de forma pesada e desnecessária o nosso treinador. É até contraditório visto que são eles que sempre falam que não se pode demitir técnico com pouco tempo à frente de um time, que não pode apenas ver resultados e etc. Apenas para lembrar, estamos na quarta posição do Brasileiro, bem encaminhados para a Copa do Brasil e Sul-Americana.
Poderia ser melhor agora? Poderia! Era para estarmos próximo do primeiro colocado? Era! Era para estarmos jogando um futebol melhor? Com certeza! Era para não termos mais problemas com retrancas? Sim! Se trocarmos todas essas certezas de agora para cair nos mesmos erros do passado, não conseguiremos sair de onde estamos hoje num futuro próximo. Eu quero ir para frente mesmo que tenha que dar um passo para trás, mesmo que seja passar por dificuldades agora e ser “O MELHOR” mais para frente. Eu aguento isso sem problemas. Todos nós podemos aguentar. Acreditar no ZR é o primeiro passo. O segundo é manter ele no Flamengo por muito tempo.
Helton Delgado Camurça Lima
Veja mais:
Márvio dos Anjos: “Perseguir o líder é pensar jogo a jogo, e não técnico a técnico”
Comentarista é contra demissão de Zé, mas pede maior cobrança sobre ele
PVC diz que meio-campo ideal do Flamengo pode ser com apenas um volante
Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail redacao@colunadofla.com
Botafogo e Palmeiras, líder e vice-líder do Brasileirão, respectivamente, entram em campo pela 35ª rodada…
Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…
Projeto consta um setor "flexível" dedicado aos visitantes O sonho do estádio próprio do Flamengo…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Defender Zé Ricardo e Márcio Araújo?
Prepare-se pra treta.
Perfeito o Texto, Parabéns ao Autor... onde assino??
Entendo seu ponto de vista e sei o quanto, nós torcedores, somos passionais. Mas a verdade que Vaz não dá pra jogar no Flamengo; MA precisa aperfeiçoar sua saída de bola, principalmente para nosso estilo de jogo. Diego, após a lesão ainda não está 100%, mas precisa ficar no time; e isso tem dificultado nossas criações ofensivas. Mas no todo, apoio o ZR incondicionalmente, até porque, trocar de treinador agora seria paliativo, mas a médio prazo, um enorme retrocesso. SRN.
hahahahahahha cada dia essa coluna se supera pqp defender perebada 2 anos e n evolui so cai nos conceitos
Pelo visto temos um colunista que é a favor do Márcio Araújo se aposentar no time.
Capaz dele também ser desses que acredita na recuperação do jovem Ederson de 31 aninhos.
Eu como torcedor não tenho o dever de apoiar tudo que o Zé Ricardo faz não viu.
Eu sou torcedor, sócio, compro Carabão pra dar pros meus amigos e familiares, vou aos jogos naquela caixa de fósforo horrorosa que é a Ilha (Sim é um estádio muito aquém do Flamengo) lugar perigoso, compro produtos do Flamengo originais etc
Eu faço meu papel de torcedor, faço um esforço de tempo e financeiro pelo Flamengo.
Torcer não é curvar-se e ser submisso a vontade dos "deuses" que estão no comando do clube.
Torcer é vibrar, chorar, rir, contestar, comemorar e se necessário cobrar!
Lembrando que não sou a favor da demissão do Zé Ricardo no momento, mas ano que vem tem que trocar, assim como tem que tirar Victor Hugo, Márcio, Ederson Gabriel e outras peças que a maioria não quer.
Obrigado por escrever tudo que eu penso, SRN
Coluna da derrota.o Estrume poupado.Deveria poupar era nos torcedores
A razão falha tanto quanto a emoção...Texto muito tendencioso amigo. Discordo veementemente principalmente da parte de MA. Cara não sei, mas eu vejo o MA como um jogador ultrapassado, sem técnica, limitado a ficar atrás e nada mais. Quantos arremates a gol ele faz? Tabelas? Passes em profundidade? PN. Hoje pelo que sei o futebol moderno exige muito mais que ficar tocando pro lado e correndo para lá e para cá...PARTICIPAÇÃO: hoje meu caro até goleiro tem que ser mais participativo, imagina um homem de meio campo. E lembrando, que esse papo de (1º, 2º) volante é ideia antiquada, hoje não se usa mais isso. MA é o que tinha antigamente: o cabeça de área. Hoje nem exite mais isso. Olha como estão jogando Grêmio e Curica, e olha o que o Fla joga...uma diferença gritante. Times compactos, marcam muito, mas tem toque de bola, sabem o que fazer, tem jogadas ensaiadas e esquemas equilibrados. O Flamengo: chuveirinho "definido pelo treinador que você defende" como o "jeito de jogar", ligação direta sem toque de bola, penetração, drible...muito pouco meu caro para um time técnico como deveria ser o Flamengo: Diego, Everton Ribeiro, Guerrero...cara me aponta os times que tem essa qualidade técnica...e viver de chuveirinho? parei.
Zé Ricardo foi um a aposta e como toda aposta é um risco e pode dar errado. O cara insiste no errado é incapaz de mudar (os fatos falam por si) não sou eu quem falo. É o que se mostra todo jogo e já se vai mais de um ano...uma eliminação vexatória da liberta por erros primários do Zé cara (não tem defesa), o time vem mal e continua a mesmice. Me aponta algo de novo que p Zé vem fazendo (moderno)? Fiquei curioso agora...eu tenho minha opinião formada e não concordo com uma coluna toda defendendo coisas indefensáveis. Me desculpe. Minha opinião.
Concordo plenamente, o ZR não implementou NADA de novo no flamengo. Acho que a decepção com o muricy foi tão grande, ja que por ser um técnico vitorioso e ter conquistado ao menos um titulo nos times que se passou, que a torcida se iludiu com uma terceira colocação de brasileiro, sendo que em 2016 ja era esperado ao menos o time se classificar pra libertadores, que ate então so ia quem ficasse no G4. Pra mim a unica coisa que o ZR fez em 2016 foi ter uma conversa com o Arão pra ele nao subir tanto ao ataque e ajudar mais na defesa, tanto que o mesmo foi lider de roubadas de bolas do campeonato. De resto, o time melhorou pela chegada do Rever e do DIego.
Ai muitos vao falar que brigamos pelo titulo, mas brigar pelo titulo e terminar a 9 pontos do lider nao é brigar pelo titulo. Se for assim o Inter tbm brigou ja que ficou umas 5 rodadas lider, o SAnta Cruz que ficou umas 3 rodadas lider tbm, nao tem nada haver. Brigar por titulo é ir ate a ultima rodada disputadno ponto por ponto, coisa que o flamengo nao conseguiu,ja que da 28 rodada em diante começou a declinar, tendo o palmeiras campao com 4 rodadas de diferença pro flamengo, ja que o flamengo pra passar tinha que fazer pelo menos 10 pontos.
Em relação ao Mauro, ele sim critica o MA, porém ele ja mencionou várias vezes que é um jogador que pode compor elenco e não ser titular absoluto, e que entende a utilização dele em algumas partidas principalmente partidas que se precisa ter mais preocupação em defender. o que o Mauro diz não entender é a utilização do MA em todos os contextos, ou seja segundo ele o Zé acredita que o MA encaixa em todos os tipos de situações independente do adversário. Acho que você deu uma informação incompleta em relação a opinião do Jornalista Mauro Cezar Pereira.
E so pra completar, o MCP NUNCA pediu pra demitir o ZR. apenas pra ele mudar suas convicções para evoluir no flamengo.
Mauro Cesar já participou duas vezes de live no Coluna do Flamengo, é um jornalista que da maior moral pro site e pro clube.
Lamentável tentar botar o povo contra ele aqui,.
Esse torcedor iludido deve gostar dos Corintianos da Fox, iludindo o torcedor do Flamengo pra ganhar audiência.
Colunista defende que mudem o lema do Flamengo, "Técnico a gente faz em casa". Vamos esquecer os titulos, e vamos todos trabalhar para formar um grande técnico - Zé Ricardo ! Kkkkk
e testar muito a paciencia da maioria que texto ridiculo
Títulos não são importantes, importante é pagar Darfs.
igual a picara sonhadora too bem porque estou pagando as minhas dividas
Concordo com quase tudo mas na Itália a Juventus é bem ofensiva .. joga retrancado só na Champions
O clube será usado para benefício individual de técnicos. Ate onde eu sei nao dá para ganhar dinheiro com a venda de técnicos. O pessoal viaja na maionese. Técnico ganha para escalar o time, treinar o time para jogar bem, ser competitivo, valorizar as peças do elenco. Se ele nao cumpre essa função, ele não está adequado ao cargo. Empresa séria é assim. De um lado querem transformar o Flamengo em uma empresa( parte financeira), mas do outro uma grande mãe (técnico, jogadores e funcionários).
Igualzinho empresa pública, da onde Bandeira de Mello e seus comparsas vieram.
Victor Hugo que não serviu pra Fluminense e Botafogo está no Flamengo graças ao Rodrigo Caetano. Ederson ex jogador também.
Eu discordo com o colunista quando ele diz que o ZR é o treinador pro flamengo daqui há alguns anos. Sinceramente, o time do flamengo so possui a posse de bola por que isso é o que nos restou da nossa cultura e daquela geração de 81, por que o que se nota é que em 90% das partidas que o flamengo faz um gol, ele recua e tenta jogar no contra ataque, deixa de ser ofensivo pra ficar tocando a bola sem produtividade pros zagueiros e pro goleiro.
ZR daria muito certo no Corinthians, por que desde Tite e Mano eles jogam assim, fechados e no contra ataque, mas aqui no flamengo não dara certo.
O próprio ZR já disse ser fã do futebol italiano, e lhe pergunto, como que eles jogam ???? Time com forte marcação, compacto e que joga em contra ataque, exemplo disse foi a Juventus na liga dos campeões contra Barça e Real Madrid.
Já o futebol do flamengo é estilo espanhol, estilo barça e Real, de ter posse de bola, ir pra cima do adversário, ser ofensivo e no momento que fazer um gol, procurar fazer o segundo, o terceiro e por ai vai.
EU achava que CArille e JAir eram bons técnicos, mas comecei a perceber que os dois, junto com o Roger Machado é IGUALZINHO ao ZR, o mesmo estilo de jogo, e NENHUM desses 4 treinadores daria certo no flamengo.
Infelizmente os treinadores com perfil de jogo do flamengo foram contratados recentemente : DOrival Jnr, Levir CUlpe e MO. Os outros técnicos que poderia dar certo são : Luxa, ABel e Renato Gaucho. O primeiro nao viria por causa da diretoria, o segundo pela relação flamengo /fluminense e o terceiro por mais que queira um dia treinar o flamengo NUNCA que iria sair agora do Gremio estando bem em 3 competições.
Outros dois treinadores PODERIA dar certo, mas são apostas: DINIZ e MANCINI, porem a diretoria nao tiraria o ZR pra colocar outra aposta. O que nos restaria seria o tecnico estrangeiro ou deixar o ZR mesmo e ver se ganhamos a SUl americana ou CB, por que o brasileirão com ele ja era, ja perdi as esperanças de que ele vai mudar suas convicções, ele não vai tirar o MA do time, e esse unico jogador, faz muita falta, pois é um jogador a menos quando o time tem a posse de bola, que é em 90% das partidas do flamengo.
Excelente ??
Concordo Thiago... Mas só uma observação... Não dá para comparar o trabalho do Carille ou do Jair com o do Zé. Pois no papel o Zé tem um elenco infinitamente superior ao dos outros dois. Teriam que ter o mesmo elenco em mãos para saber como eles administrariam
Eu comparo em relaçao a filosofia de jogo q eh igual.Por mais q o flamengo jogque com posse de bola e tals, o q a gente percebe e q qdo faz um gol recua, e isso e dedo do tecnico.