O Flamengo tem um dos mais caros elencos do Brasil. Mas dinheiro não é tudo, na vida e no futebol. Assim, perdeu os três jogos que disputou fora de casa na Copa Libertadores e saiu melancolicamente na fase de grupos, mesmo com o maior investimento entre os times da chave. Por isso, nos últimos dias jogou duas partidas seguidas em São Paulo, teve chances de vencer ambas e leva um só ponto em seis para o Rio de Janeiro. E hoje já está 15 atrás do Corinthians.
O site Futebol em Números registrou: o Flamengo havia sofrido três gols em um só jogo na temporada (3-3 no Fla-Flu no Carioca). E tomou sete do Santos em duas partidas (4-2 e 3-2). E mais: nos cinco últimos jogos, dos 15 pontos possíveis, o Palmeiras ganhou 13, Grêmio e Santos 11, Corinthians nove e Flamengo seis! Pífio! Alguns vice-presidentes (VPs) pensam numa reunião para questionar o momento do futebol comandado por Eduardo Bandeira de Mello.
Entre 2015 e 2016, o Flamengo não tinha um grupo de jogadores tão caro, mas perdia seguidas vezes para um Vasco mais modesto. Foram nove jogos entre os rivais, seis vitórias vascaínas e três empates, três gols marcados e 10 sofridos pelos rubro-negros. Isso num momento de rebaixamento cruzmaltino. O presidente era Eduardo Bandeira de Mello. Também em sua gestão o Atlético fez 4 a 1 e eliminou o time da Copa do Brasil em 2014. Vexame histórico! É o DNA perdedor.
Em seu quinto ano no poder, Bandeira finalmente teve condições de investir num time forte. Graças à política de pagamento de dívidas, também desenvolvida por alguns de seus hoje desafetos, e pelo faturamento, que cresceu. Não que o Flamengo tenha alavancado receitas de maneira espetacular nos dois últimos anos. O contrato com a TV Globo e a venda de Vinícius Júnior ao Real Madrid encheram os cofres, permitindo que o elenco ganhasse mais corpo. Mas não bastou.
Desde o afastamento de Flávio Godinho da vice-presidência de futebol, Bandeira acumula o cargo. Ele é presidente e ao mesmo tempo o VP da pasta mais importante. O que isso significa? Que o futebol rubro-negro está em suas mãos, e nas de Fred Luz, o CEO, seu inseparável parceiro. Os demais VPs já não têm voz ativa, perderam poder de influência e até mesmo a chance de serem ouvidos. Criticá-los pela fase do time nem é justo, diga-se.
Bandeira disse em entrevista ao canal Fox Sports — clique aqui e veja — que quatro jogadores (Muralha, Rafael Vaz, Márcio Araújo e Gabriel) são seus “protegidos”, assim como Zé Ricardo. Há dirigentes que desejam a troca de técnico, mas a decisão é toda do presidente, que promete mantê-lo. E o mantém. Aliás, o “protege”, mesmo com a apatia de sempre, de quem parabeniza os jogadores após a derrota e não demonstra indignação ao reencontrá-la.
Tamanho comodismo é a cara do atual Flamengo. Salários em dia, contas sendo pagas, estrutura para o pessoal trabalhar, mas pouco ímpeto competitivo. É como um grupo de concursados que sabem bem, só serão mandados embora se fizerem muitas bobagens. A tal estabilidade que é uma espécie de praga em setores do serviço público no Brasil. Só que os adversários funcionam como em empresas competitivas, que precisam matar um leão por dia. E matam.
Por essas e outras o Flamengo joga melhor do que o Santos, e perde. Leva os sete gols santistas em uma semana. Cria, cria, cria, mas não faz. Como diz o companheiro André Rocha, é um time arame liso, não machuca adversários. Já o rival, mesmo jogando menos, busca o gol, não se contenta com o resultado, e vence. E na semana passada, pela Copa do Brasil, por pouco não fez os rubro-negros reviverem a eliminação para o Atlético em 2014.
A distância, gigantesca, é de 15 pontos para o Corinthians, líder convicto e clube acostumado a vencer. Nem em 2009, em campanha de título, o Flamengo estava tão longe do primeiro colocado como hoje. Em 1992, quanto o o clube carioca ganhou seu quinto Campeonato Brasileiro, os corintianos tinham um. Em dezembro os alvinegros podem passar a frente dos rubro-negros chegando ao sétimo, que seria o terceiro em sete temporadas.
Eliminado da Libertadores ainda na fase de grupos e com um gol sofrido no último lance da partida com o San Lorenzo, na Argentina. Virtualmente fora da briga pelo título nacional ainda no primeiro turno, dependendo de uma reação mais do que improvável. Tudo isso sem viajar como em 2016, com estrutura para treinar, ótimo elenco e salários em dia. Ora, será que nem diante de tais fatos o comando do futebol admitirá que está fazendo algo errado?
O Flamengo é um bom elenco sem a cobrança devida. Quando ela vem, como após os 4 a 2 na Vila Belmiro, o presidente a desautoriza. O site Globo Esporte informou — clique aqui e leia — que o diretor executivo Rodrigo Caetano reclamou da atuação no vestiário, e Rafael Vaz não gostou. Três dias depois Bandeira surgiria na TV elegendo seus “protegidos”, entre eles o zagueiro. Ambiente de futebol profissional ou de concursados com seus paletós sobre as cadeiras?
Na derrota para o Santos, Márcio Araújo errou em dois gols, o primeiro, de Bruno Henrique, com “assistência” dele, e o segundo, de Alisson, num bizarro “bote” errado. Apesar de tantos erros nos últimos jogos e de sua evidente deficiência técnica, ele segue titular. Com a segurança de um concursado. Se bem que do jeito que erra, fosse funcionário público ou de estatal, possivelmente seria, pelo menos, transferido de setor. No caso, para o banco de reservas.
Mas quem ousa mexer com um “protegido”? Hoje, o paternalismo, a postura do presidente atrapalha o crescimento de Zé Ricardo. Caso ele fosse cobrado e estimulado a arriscar, ousar, talvez o Flamengo tivesse a bola, trocasse passes e agredisse para valer. Seria arame farpado, fio desencapado. Desse jeito, só dá “choques” em seus próprios torcedores, que concederam aval aos dirigentes e agora cobram a conta. Não das dívidas, mas das vitórias prometidas.
Fonte: Blog do Mauro Cezar | Espn.com.br
Veja mais:
Coluna do Torcedor: “Teimosia de Zé Ricardo está ‘matando’ o Diego”
100%! Nada mais interessa este mês
Rica Perrone: “Demita-se, Zé!”
Amazon Prime fechou com a Liga Forte União; Flamengo faz parte de outro grupo A…
Flamengo tem jogo contra o Cruzeiro pelo Brasileirão nesta quarta-feira (06) Filipe Luís encerrou a…
Apoio: KTO.com BRUNO HENRIQUE DEVE SER AFASTADO? | MICHAEL TITULAR NO FLAMENGO? - DEBATE COLUNA…
STJD julgou e liberou João Marcelo nesta terça-feira (05) O Flamengo deixa a Copa do…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), na Arena Independência Apurado por: Mônica Alves O…
Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…
Ver comentários
''A tal estabilidade que é uma espécie de praga em setores do serviço público no Brasil. Só que os adversários funcionam como em empresas competitivas, que precisam matar um leão por dia. E matam.''
O presidente é podre no futebol? É !
O Márcio Araújo tem que sair do clube? Tem! Pra ontem!
O Zé Ricardo é covarde e tem que sair? É covarde, mas se sair não vai adiantar nada.
Enfim, todos esses problemas nós sabemos mas e o VICTOR HUGO preparador de goleiros? Ninguém vai falar nada dele?
Victor Hugo tá estragando o Diego Alves, ontem duas bolas eram defensáveis e no segundo gol ele nem saiu na foto.
Treinamento de goleiros é muito importante, Corinthians, Santos, Botafogo tem os melhores treinadores, todos os goleiros deles são bons.
Já está sendo o terceiro goleiro que o Victor Hugo estraga, PV foi o primeiro a entrar em declínio em 2014, ano em que Victor Hugo chegou ao clube a mando do Caetano.
Vai ficar Victor Hugo?
Cara, na minha opinião dessa vez o Victor Hugo não tem culpa, ainda não deu tempo dele estragar o Diego Alves.
Mas vai estragar ...
Acha que um treinador de goleiros incompetente que sempre fez besteiras onde trabalhou vai melhorar assim da noite pro dia?
Aguarde os próximos capitulos
Não estou inocentando ele, só estou dizendo que dessa vez ele não teve participação.
A segunda e a terceira eram quase indefensáveis, o terceiro então... Li nego dizendo que goleiro tem que advinhar cant e não pode tomar gol daqueles.
A segunda bola e judiar do cara, num lance daquele no mínimo o volante faria a falta, mais ele não conhece o Marcinho ainda, vai ficar esperto na próxima.
Marcio bote muito errado kkk
Parecia o Henrique no Everton Ribeiro.
Concordo que o preparador é péssimo, mas não achei falha em nenhum dos gols ontem.
Cadê os otários dos sócios torcedores que ficam dando dinheiro pra esse presidente malandro é enganador, chupa otários.....
Não cancele seu sócio amigo, eu não vou cancelar. Vou votar ano que vem em chapa diferente. Mesmo se tiver que pagar eu vou votar.
Agora falta pouco tempo.
Sócio torcedor do rio não vota. Soh off rio se nAo me engano
Um dia eu defendi o Presidente EBM na guerra contra o Mauro Cezar, tenho vergonha só de lembrar disso, pois o Mauro Cezar estava 100% certo...
Temos um ditador no comando, está se realizando no poder com suas imposições, ambicioso demais, não se contenta mais em ser apenas presidente do Flamengo, quer ser governador do Estado...
Ditador que não sabe nada de futebol!
Pois é, esse cara é um anti flamengo !!!
Quer que eu te diga uma coisa? Por incrível que pareça o cara não entender de futebol é a sorte do Clube. Caso contrário transformaria o Clube num feudo particular, assim como Eurico.
Velho, já estou com nojo do Bandeira. Está manchando sua história!
Que história?? Se informe melhor, Bandeira é um coadjuvante na história de reestruturação do Fla.
Quem é o principal responsável pela mudança na história senão EBM e o Grupo que compõem a Diretoria?
Planejar muitos planejam, mas executar com moral, profissionalismo, transparência e competência poucos fazem, fica só no planejamento mesmo.
Esqueceu da história pretérita do Flamengo?
Mas fez parte, ele deu continuação ao trabalho. Não vamos ser ingratos!
A torcida sofrendo, sendo humilhada, é o Zé Ruela e o presidente malandro so de boa, kkkkkkkkkkkkkk
Torcida precisa agir. Esse velho gagá vai afundar nosso clube.
Hoje é um clube sem alma, sem raça.
A verdade aplicando um brutality na cara dos conformados.
E o Zé ruela e o presidente malandro só de boa, kkkkkkkkkkkkkkk
O presidente não é malandro, é honesto, o problema é o conformismo e a teimosia.
Será mesmo?Já começo a contestar isso, essa teimosia não é algo normal.
Não posso garantir, é só a minha percepção. Mas não é por achar que ele seja honesto, que eu me conforme com os nossos resultados.
Por mim já começavamos agora as mudanças, já pensando no próximo ano. O único objetivo que nos resta esse ano é conseguir vaga na libertadores.