Pasmaceira – contemplação sem objetivo explícito; estado ou situação caracterizada pela falta de interesse; apatia.
Essa palavra define perfeitamente no que o time do Flamengo está se tornando. No último domingo, pudemos perceber parte disso e ontem os jogadores nos passaram a impressão que, de fato, não estão nem aí pra nada! Como diriam nossos pais: “Não querem nada com a hora do Brasil”!!! Inaceitável a postura da equipe. Apática, acéfala, anômala, tétrica!
Ontem os caras conseguiram iritar a magnética ao tomarem sufoco, no segundo tempo, de uma equipe que ganhou 4 dos últimos 40 pontos disputados. Isso mesmo: o aproveitamendo da Chape foi de 10% na última dezena de jogos. E ficou barato! Muito barato, uma pechincha! Ontem fomos envolvidos por uma equipe que não tem condições técnicas de estar na série A. Parecia treino de ataque contra defesa.
Agora lhes pergunto: como fazer para que nossos jogadores ajam de maneira diferente? Como incutir dentro de suas cabeças-ocas de que eles jogam pelo maior time das Américas? Como imbuí-los de raça e vontade para serem campeões? Isso não deveria ser preciso, jogar no Flamengo é, por si só, a maior das motivações. Mais uma vez repetirei a frase que está se tornando quase um mantra: a cobrança deve ser descendente! E ela é inexistente!
Vamos ver se Rueda conseguirá mudar o comportamento dessa equipe. Ontem, na coletiva, ele estava nitidamente inconformado com a forma de atuação da equipe. Um técnico estrangeiro que parece conhecer a grandeza do Flamengo muito mais do que os atletas que são dirigidos por ele. Ontem o comportamento dos jogadores foi inaceitável. Esse tipo de postura em campo coloca em dúvida, inclusive, toda a culpa atribuída ao antigo treinador.
É lógico que ele teve sua parcela de ônus, imputada precipuamente ao escalar os perebas em detrimento aos melhores, coisa que não acontece com Reinaldo Rueda, mas a apatia apresentada pelo time é praticamente a mesma. Ontem vimos um Flamengo totalmente ausente do jogo, como se fosse um time autista, vivendo dentro de sua concha, quase um Rain Man!!!
Sinto que os atletas estão acomodados. Essa é a questão. Não há cobrança efetiva! Não há quem possa me convencer do contrário. Sem VP de futebol (EBM é um mero torcedor acumulando esse cargo) não existe comprometimento com a vitória e a cobrança pela entrega de resultados. E o Mozer? E o Rodrigo Caetano? Cadê a cobrança, galera? Abram seus olhos!!!
Salários em dia, CT de primeiro mundo, psicólogo, CEP com câmara hiperbárica, alimentação balanceada… O que mais precisam para entregar minimamente o que se espera deles? Já lhes respondo: COBRANÇA!!! Isso está em baixa neste Flamengo Azul. Podemos perceber essa pasmaceira geral pelo discurso de nosso presidente. Perdeu? Tá bom. Ganhou? Tá bom. Empatou? Tá bom. Pô, então quando é que tá ruim!?
E o que acontece? NADA! Aliás, os caras ganham um dia inteiro de folga depois de um jogo vergonhoso, abaixo do mínimo aceitável. É lógico que eles precisam descansar. Não sou nenhum energúmeno para pensar o contrário, mas o dia todo? Que tal meio período? Isso é jeito de tratar um elenco após uma derrota como essa? Premiando a incompetência? Passando a mão na cabeça de atletas mimados e amparados por discursos protecionistas? Se fosse eu, na condição de atleta do clube, me reuniria com o resto do elenco e pediria para treinar e tentar sair o quanto antes desse estado letárgico que se apresenta.
Peço, reiteradamente, que a diretoria pare com isso! Deixem nosso treinador trabalhar e lhe dêem o suporte necessário. É premente a necessidade de um choque de realidade. Lembram-se quando foi necessário um choque na gestão para que colhéssemos os resultados financeiros? É quase a mesma coisa. O que difere são apenas os meios para a obtenção de resultados, pois futebol não é ciência exata.
Mas até para uma ciência “inexata” podemos mensurar e vislumbrar quando obteremos os resultados esportivos ou não. E o fundamental para isso é a mudança de postura. Mais uma vez repetirei aqui outra frase da qual eu gosto muito: “o primeiro sinal da quebra dos paradigmas é a mudança de comportamento”. Simples assim!
Tenho saudades de quando sofria com times infinitamente inferiores tecnicamente mas que entregavam tudo e mais um pouco dentro do campo. Times com vontade de vencer, com sangue nos olhos. Fomos campeões desta forma incontáveis vezes. Suplantamos times infinitamente superiores tecnicamente com a raça flamenga habitual. Esse rubro-negrismo está em baixa nesse elenco e nessa diretoria fria. São numericamente corretos, mas falta tesão!
Isso é o que estamos cobrando! Raça, amor, paixão! Não, não queremos que a diretoria deixe de fazer com as finanças o que vem fazendo, não se trata disso. A gestão financeira é louvável! Não pleiteamos mudança física, mas mental, comportamental. Sejam mais aguerridos, mais humanos, menos robôs! Deixem-se levar mais por suas intuições do que pelo lado puramente numérico. Futebol não admite fórmula mágica, não existe demostração e nem prova-real de catedrático algum que comprove o contrário. Nós devemos utilizar os números como auxiliadores para nossas decisões e não tomarmos decisões ancorados a eles.
O futebol do Flamengo está sendo relegado a segundo plano. Isso nunca foi feito. E devemos garantir que nunca será! Precisamos começar a tratar o assunto (carro chefe da arrecadação – pedra fundamental para a existência do C.R. do Flamengo) com a importância a que ele é intrínseca. Que haja cobrança por resultados, que haja seriedade, comprometimento real. Que a diretoria aja com a agressividade que vemos quanto ao controle financeiro, com austeridade e cobrança sobre as metas a cumprir.
Olhar no olho dos jogadores é fundamental! Rueda é bom nisso! Se vocês, diretores, não têm força moral ou psicológica para cobrarem dos atletas, deixem que nosso treinador possa conversar e olhar no olho de cada um dos jogadores deste elenco para que ele possa sentir com o que cada um pode contribuir. Só assim ele poderá separar o joio do trigo para inicar o trabalho com os jogadores que ele possa realmente contar para a próxima temporada.
Veja mais:
Isso é fundamental! Fará com que a atitude mude para que possamos ser, realmente, um TIME de futebol. Precisamos de uma sacudida, de um empurrão, quiçá um tapa na cara. Mas a reação deve ser imediata se quisermos ser campeões de alguma coisa ainda este ano (estadual? tá de sacanagem, né?). E o ano mágico prometido vai sendo adiado ao longo do tempo. Até quando? Eu já cansei de falsas promessas. E vocês??? Vai pra cima deles Mengo!!!
O Flamengo simplesmente é!!!
Saudações Rubro-Negras a todos!
Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken
Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!
Dupla titular está fora também do jogo de volta, em Belo Horizonte O Atlético-MG não…
Convocado pela Seleção Brasileira, Gerson não poderá jogar pelo Flamengo no dia 13 Gerson desfalca…
Grande final da Copa do Brasil será entre Flamengo e Atlético-MG nos dias 03 e…
De acordo com o especialista Amir Somoggi, a dívida do Flamengo aumentou No fim do…
Rondinelli, o ‘Deus da Raça’, foi agredido no primeiro jogo da final do Brasileiro de…
Jogadores do Flamengo dormiram no Ninho do Urubu para primeiro jogo da decisão A final…
Ver comentários
Reflexo do PIOR presidente da história do clube no que tange futebol
Só ganharemos algo quando esse senhor sair.
Além de tudo ainda é pé frio, até na Copa América ele parece que trouxe maus fluidos rs
Va se lascar em falar uma merda dessa seu otario
Isso mesmo. Esse cara é um tremendo otário...
Mas ele falou a verdade, no futebol se depender dele FLAMENGO NÃO GANHA NADA E SE PERDE A COPA, não será novidade.
este time joga muito mal fora de casa.... provavelmente não vai ganhar do cruzeiro fora de casa, no máximo vai empatar, aí o fábio pega penâltis, alex mureta nada..
E 2013 amigão? Quem era o presidente?
Boa.
Com todo o respeito à opinião das pessoas, mas entendo que você mandou muito mal...... O EBM é o melhor presidente que já tivemos, embora concorde em parte..... Ele não tem perfil pra ser o VP de futebol, o negócio dele é gestão e nesse ponto não há ninguém igual à ele e sua equipe.
Concordo
Apesar do comentário ridículo e pífio, vou lembrar-te de 2013. Ganhamos nada?
Se o time está apático cabe ao técnico mexer nas peças e colocar quem está afim de jogar. Quem tem que cobrar dos jogadores é o técnico que escala e mais ninguém , se esse papel de cobrança aos jogadores for de vice presidente ou diretor de futebol , aí manda o técnico embora e coloca um dos dois pra comandar o time.
berrío e rodinei ontem afundaram o time, mas o treineiro não os tirou de campo, demorou um século para por o ER em campo, outro século para tirar o berrío....lesma rodinei seguiu em campo até o final
Ué? Não vieram com a idéia de "por os melhores em campo" ao invés de "manter os que vem jogando bem", INDEPENDENTE da "grife"? Agora, que eles aguentem a apatia! &;-D
Mas quem vinha jogando bem, amigo ?
Tem razão. Mas INDEPENDENTE disso, os titulares já estão escalados... &;-D
Esse negocio de ter titular absoluto é ridículo. Isso eu reclamava do treineiro anterior.
Como ele variava formacao no atl nac penso q seja nessa fase inicial isso apenas.
O elenco do Flamengo está entre os 3 melhores da América, mas infelizmente ainda não conseguimos montar um time...... A diretoria está fazendo a parte dela, ou seja, contrata, montou uma rara estrutura, paga bem e em dia...... Então o que falta???
Vergonha na cara e comprometimento dos jogadores...... É inadmissível esta postura e displicência, tamanha falta de compromisso com a diretoria e a torcida....... Quem não quer jogar (cagar sangue) vai embora PORRA.
SRN
Na verdade a diretoria contratou errado, muitos jogadores que não tem perfil pro flamengo e a diretoria só sabe fazer dinheiro. Com o EBM só vamos ficar ricos, mas não vamos ganhar nada.
Desisti de grupo. Diego e Éverton Ribeiro, são do time do eu sozinho. Retém a bola, rodopiam com ela e amar
O interessante é ver jogos como o do Real Madrid, onde os caras ganham tudo, o time é recheado de estrelas, mas toda vez que entram em campo parece que é o último jogo deles. ISSO SE CHAMA PROFISSIONALISMO
Falta gente com cara de Flamengo.
Só tem crente no elenco.
Ninguém escuta pagode,aparece com prostitutas,aparece bêbado,da esporro no time, ninguém bota o pau na mesa e assume a responsabilidade.
É um time de adolescentes mimados.
Falta um cara como Adriano, Romário,Edmundo,Renato Gaúcho,...
Léo Faria...nem acho que falta isso...até porque até uns dias atrás o que tínhamos de cachaceiros neste time era uma enormidade...e que colocavam o pau na mesa, para fz merda. Falta(va) um cara para confrontar uma cultura de jogo, que só funciona com muitos jogadores brilhantes e profissionais, e nós não temos este montante, e nem vamos ter. Gostei muito do Rueda na coletiva...ele mandou um recado...este time vai mudar (cultura), se não este ano,mas ano que vem.
Me desculpe,mas achei isso que você falou uma grande besteira não tem nada a ver,quer dizer então que crente não pode fazer a mesma coisa,até ano passado tinha um bando de Cachaceiros e era a mesma coisa que estamos vendo aí!
O Rueda ontem fez uma análise muito importante para nossa história (esta parte recente pelo menos)...nos escoramos no tal DNA rubro negro de "jogar bonito" ofensivamente...mas para isso dar certo pelo menos 50% de um time precisa ser brilhante e sabemos que há décadas não é o nosso caso. Muitos treinadores ( próprio ZR) fez um paralelo com nosso canto "vai pra cima deles mengo" e este desejo do torcedor de ver beleza e ofensividade. Na verdade não é a música que atrapalha em nada...queremos vibração...a torcida já vem percebendo isso...alguns ainda são resistentes...porém vão se entregar a uma palavra chamada competitividade. Nos últimos tempos nenhum treinador teve a coragem de externar estas análises publicamente em coletiva...ele teve e vejo isso como um bom sinal...msm que mexa com alguns egos no elenco.
É como disse em um comentário ontem....tem muito jogadores com a síndrome do SE...SE acham demais.... muita pose para bater na bola "Vaz por exemplo", Guerreiro, o sê Pará... o Berrio... Sem humildade e comprometimento não ganha nada!!
quero o ver botar o rodinei e berrío no banco.... pra que deixar estas topeiras em campo??
bota o trauco mesmo mais recuado e o pará na direita.
Melhor fazer um 3-5-2 para o Trauco jogar. Ele é muito limitado defensivamente e ofensivamente só tem olhos para o Guerrero.
Apenas observo a “paciência” que os defensores da ideia de trazer um estrangeiro no meio da temporada estão tendo...eu nunca fui a favor, já alistei diversas vezes aqui os inúmeros fracassos q esses caras colecionam com times BR’s. Mas torço muito para eu estar totalmente errado e quebrar a cara.
Ryan...mas nada que acontecer para frente pode colocar na conta do cara assim não...pelo menos copa do brasil. E de boa...foi o único cara que olhou e teve a coragem de fazer uma critica pública a este time. Agora se ele não conseguir fazer este time mudar a até novembro..aí sim entendo a culpa dele...mas neste mês é complicado...temos que torcer para que a vontade destes camaradas de serem campeões superem suas acomchambradas.
sinto cheirinho de vexame no mineirão...
Eu já vi o Flamengo ter rimes ruins,mas sem vontade,igual esse elenco atual,eu nunca vi,não.Já está na hora de parar de ficar culpando a diretoria,o treinador....os verdadeiros culpados são esses bando de jogadores mimados!
Concordo na parte do treinador,que acho que não é o culpado e sim esses jogadores preguiçosos e sem vontade!