Zarko: “Fla cerca bem Thiago Neves, mas decisão de Rueda aumenta dilema no gol”

Compartilhe com os amigos

Cobria o Vasco no fim de 2013 quando Adilson Batista foi apresentado e logo questionado sobre qual goleiro escalaria. À época, Michel Alves, Diogo Silva e Alessandro se revezavam a cada falha. Adilson matou no peitão e bancou Alessandro – o que não fez lá grandes diferenças no resultado das últimas sete partidas e o Vasco foi para a Série B pela segunda vez.

O exemplo serve um pouco para o Flamengo de 2017. Alex Muralha e Thiago não transmitem a confiança que Rueda espera. E o erro de Thiago, de 21 anos, contra o Cruzeiro – que custou o empate de 1 a 1 na primeira partida final da Copa do Brasil, no Maracanã, nessa quinta-feira – fica ainda maior quando se compara à grande partida que fez Fabio pela Raposa.

Mas a troca constante de goleiro tem efeito. A insegurança do jogador que está em campo tende a crescer. Com a mesma simplicidade que mexeu no sistema defensivo do Flamengo – recuando a linha da zaga e alternando subidas de laterais – o técnico decidiu tirar o goleiro que falhou semana passada pelo goleiro que falhara há mais tempo.

A decisão, combinada à falha de Thiago no gol do Cruzeiro, torna o dilema do colombiano ainda maior. Como recuperar Muralha, que foi preterido por questões emocionais – abordadas por Rueda até na última coletiva antes do jogo? É hora do voto de confiança para Thiago, que também precisa de muita conversa num momento delicado como precisava Muralha na semana passada?

Mas, antes de voltar ao assunto, é bom elogiar a partida com consistência defensiva do Fla. O time de Rueda foi capaz de cercar e diminuir muito o espaço de Thiago Neves. No empate por 1 a 1 no Maracanã – jogo de ida da final da Copa do Brasil, nessa quinta-feira -, ele chutou uma vez, com poucos minutos de bola rolando, e para fora. Cruzou mal uma vez. E não fez muito mais que isso.

O Flamengo marcou forte e teve apenas alguns minutos de incômodo no início da partida, com Alisson em cima de Rodinei. Depois, sofreu pouco. Ou melhor, sofreu, mas de caso antigo. Foi o segundo gol sofrido em seis jogos com o colombiano. O segundo de falha clara de goleiro.

Na semana passada, falhou Alex Muralha contra o Paraná, em chute de Renatinho, do meio da rua, pela Primeira Liga. Nessa quinta-feira, Thiago teve falha ainda maior. Soltou o chute de Hudson no pé direito de Arrascaeta – que empatou. Antes, o jovem goleiro cria da Gávea falhara feio na goleada sobre a Chapecoense – 5 a 1 no dia 22 de junho ao largar a bola no pé de Victor Ramos.

 Paquetá ajuda

Olhar a movimentação de Lucas Paquetá durante a partida é interessante. Assim como Guerrero, saiu da área e tentou abrir espaços para Berrío. Também arriscou tabelas e aberturas para colocar o colombiano para correr. Num jogo de poucas chances claras, ele finalizou apenas uma vez. No lance do gol – embora impedido após toque de Arão.

Paquetá sai mais da área, muitas vezes combinando jogadas no meio de campo e com Berrío, pela direita (Foto: Footstats)
A comparação do posicionamento do peruano com o garoto mostra que o atacante se movimenta menos, mas tem maior presença na área (Foto: Footstats)

Paquetá soube proteger bem a bola e mostrou cacoete para jogar de costas para o gol. É evidente que com Guerrero o Flamengo não ganha só um pivô de outro nível, mas também um atacante que vem ganhando todas as disputas pelo alto, que com simples desvio de cabeça põe tanto Everton quanto Berrío em alta velocidade para entrar na área adversária.


Para o jogo da volta, em Belo Horizonte, Rueda tem 20 dias para pesar o ambiente e decidir o que fazer no gol. O psicólogo Fernando Gonçalves e o preparador de goleiros Victor Hugo que lhe ajudem bastante.

Fonte: Raphael Zarko | globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cara na boa…cada uma em. Comparar o Thiago com o Fábio, criticar com veemência…porque não falou da defesa dele também, que evitou a derrota? Fora essa infelicidade aonde mais ele errou? Muralha levou o gol direto e dizer que o do Thiago foi pior…RIDÍCULO. Thiago falhou sim, mas tem que insistir, dar moral. O que não pode ao contrário é ficar pulando de galho em galho, isso demonstra insegurança do Técnico e em nada ajuda.
    Ficar buscando situações de 2013 do Vasco…porra meu é forçar a barra. São contextos diferentes e não tem nada a ver.
    Me lembro do M.Sávio: jovem promissor, que carrega uma culpa por ter falhado na liberta…e quem o escalou de modo equivocado (felizmente já saiu), tem culpa muito maior. Agora é proibido falhar no Flamengo? Qual goleiro nunca falhou? Cara temos que parar com isso. Claro, que a gente fica P da vida, esbraveja e tal, mas ficar “crucificando” o Thiago não ajuda em nada. Na profissão, a questão é quando vai falhar e não se vai. Se toda vez, que uma jovem revelação, ou talento surgir e nas primeiras falhas já detonar, vai ser impossível, que esses jovens venham a se firmar, salvo um gênio, que nasce pronto…
    Rueda agiu dentro da lógica, ou o Muralha estava no auge da forma física, técnica e emocional…vamos pensar um pouco. Acho, que por coerência o Thiago tem que ser mantido. Se colocasse o muralha iam descer o pau no Rueda tenho certeza.
    Não vou me estender mais. Acredito muito no Fla e tenho certeza, que vamos vencer. SRN.

    • o problema não é falhar em 01 jogo. Ele falha sistematicamente… só não falhou no fogo contra o bostafogo pq eles não chutaram a gol…

  • Paquetá fez o máximo que pode…

Comentários não são permitidos.