FOTO: LUCAS FIGUEIREDO / CBF
Ao longo das duas últimas semanas, o Flamengo conviveu com cinco desfalques por conta de convocações para as Eliminatórias da Copa do Mundo, sendo quatro titulares e um reserva. Maurício Isla (Chile), Piris da Motta (Paraguai), Arrascaeta (Uruguai), Everton Ribeiro (Brasil) e Gabigol (Brasil) ficaram ausentes do Fla por cerca de 12 dias, e alguns deles tiveram grande destaque pelas suas respectivas Seleções.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Everton Ribeiro somou pontos importantes com o treinador da Seleção Brasileira, Tite. Isso porque, o camisa 7 do Flamengo marcou dois gols, nas vitórias por 1 a 0 sobre o Chile e 2 a 0 em cima do Peru. Além das bolas nas redes, o atleta tivera grandes atuações e ficou em campo durante 109 minutos somando as duas partidas, média de 54 por jogo.
Gabigol, por sua vez, não conseguiu balançar as redes pela Seleção Brasileira. Contudo, o centroavante se destacou pela desenvoltura no ataque da Canarinho e, além disso, participou das jogadas de dois dos três tentos assinalados pelo Brasil nos duelos contra Chile e Peru. Ele estava em campo durante 162 minutos, obtendo média de 81 por jogo.
De Arrascaeta também teve grande destaque, mas pela Seleção Uruguaia. O meio-campista participou de três duelos pela Celeste Olímpica, marcou dois gols, um contra o Peru, outro diante da Bolívia. Além disso, apesar de não ter balançado as redes, o meio-campista chamou a atenção no confronto com o Equador, pois tivera uma boa atuação. Somando as partidas, ele esteve em campo durante 231 minutos, média de 77 por jogo.
Maurício Isla, contudo, foi o atleta do Flamengo que mais atuou nesta Data Fifa. Ele não foi substituído, ficando em campo 270 minutos, ou seja, média de 90 por jogo (sem contar acréscimos). No entanto, o Chile não foi feliz nas três rodadas que disputou das Eliminatórias: perdeu por 1 a 0 para o Brasil, empatou em 0 a 0 com o Equador e também foi derrotado pela Colômbia, por 3 a 1.
Piris da Motta, no entanto, sequer entrou em campo. Ele foi convocado pelo Paraguai, chegou a se reapresentar, mas sentiu dores no tendão de Aquiles e retornou ao Flamengo antes mesmo de terminar a Data Fifa. O volante, inclusive, já iniciou tratamento no Flamengo e deve ficar de fora da lista de relacionados do Rubro-Negro nos próximos compromissos.
Ou seja, dos cinco, quatro convocados atuaram por tempo considerável nesta Data Fifa e devem voltar a ser chamados para os jogos de outubro, novamente pelas Eliminatórias. Isla, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol se reapresentam ao Flamengo apenas no sábado (11), às vésperas do duelo contra o Palmeiras. A utilização como titular do quarteto é dúvida na comissão técnica, pois dependerá de como os atletas estarão fisicamente. O confronto com o Alviverde acontece no Allianz Parque, às 16h (horário de Brasília) de domingo (12), válido pela 20ª rodada do Brasileirão.
Seriam 6, se BH não tivesse se lesionado!
Ih, me esqueci do Pedrão!!!