Paulo Sousa é o quarto técnico português da história do Flamengo; relembre anteriores

Compartilhe com os amigos

Jorge Jesus foi o mais vitorioso entre os lusitanos que passaram pelo Mais Querido


Oficializado como novo técnico do Flamengo, Paulo Sousa figura como o quarto treinador português da história rubro-negra. O líder desembarca no Brasil nesta sexta-feira (07), mas só dará início aos trabalhos na próxima segunda-feira (10), quando se apresentará no Ninho do Urubu para conhecer o elenco. Seu antecessor, Jorge Jesus, é apontado como um dos maiores – senão o mais importante – comandante da honrosa cronologia carioca.

Antes de mencionar os feitos já conhecidos da ‘Era’ Jorge Jesus, falaremos de Ernesto Santos – o primeiro lusitano que passou pelo comando técnico do Mais Querido. O ex-jogador e treinador, representou o FC Porto no início da década de 1930 e, por lá, conquistou o Campeonato de Portugal. O líder também foi professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro antes de iniciar sua trajetória à beira do gramado.

Ernesto Santos comandou o Vasco da Gama um ano antes de dar início ao trabalho no Flamengo. Uma curiosidade: o treinador assumiu o rival graças a um anúncio de emprego publicado no ‘Jornal do Brasil’, em 1946. Na temporada seguinte, tornou-se responsável pelo departamento médico do Rubro-Negro até chegar ao cargo de técnico. Liderou o Mais Querido por 48 jogos, contabilizando 27 vitórias, dez empates e 11 derrotas. Ao todo, sua equipe marcou 131 gols e sofreu 93. O último compromisso foi o revés por 5 a 2 justamente para o Alvinegro da Colina.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


O segundo português é bastante conhecido e uma das referências do futebol local: Cândido de Oliveira. Além do reconhecimento como técnico e um dos grandes nomes do século XX em Portugal, foi jogador, dirigente e jornalista. A passagem pelo Flamengo foi breve, apenas 13 jogos, mas se manteve no clube por vontade própria – visto que não recebia por tal. Venceu quatro jogos, empatou dois, perdeu sete e comandou o ataque de 34 gols, além de ter sofrido outros 23.

O Flamengo só voltou a ser treinado por um português em 2019, 69 anos depois da passagem de Cândido de Oliveira. A ‘Era’ Jorge Jesus dispensa comentários e os números falam por si: foram 57 jogos, 43 vitórias, dez empates e apenas quatro derrotas – média inferior aos títulos conquistados. Foram cinco troféus entre Libertadores, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca. Além de ser considerado melhor técnico da temporada que atuou pelo futebol nacional.

O trabalho de Paulo Sousa no Flamengo só terá início na próxima segunda-feira (10), quando a equipe principal se reapresenta no Ninho do Urubu após o período de férias. O português e sua comissão técnica, composta por sete membros, chegará ao Brasil nesta sexta-feira (07).

Compartilhe com os amigos

Veja também