Rubro-Negro já fechou e apresentou Everton Cebolinha e Arturo Vidal
Um dos únicos dois times que continuam na disputa dos três principais campeonatos da temporada brasileira, junto ao Corinthians, o Flamengo aguardava com ansiedade a abertura da janela de transferências de meio de ano para inscrição dos atletas que chegam para reforçar o elenco. Ainda sonhando com os títulos da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, o Rubro-Negro vê em Everton Cebolinha e Arturo Vidal os grandes nomes para o restante do ano.
Além da dupla estrelada, o Flamengo também negocia com mais dois jogadores. Muito próximo de um acordo, o volante Walace chegaria para suprir a lacuna criada após o retorno de Andreas Pereira ao Manchester United. Outro que viria para reforçar o meio-campo rubro-negro, Wendel, atualmente defende o Zenit, da Rússia. Mesmo com desejo de atuar pelo clube da Gávea, as tratativas foram encerradas após renovação do brasileiro com o time russo.
Com a chegada dos reforços, e principalmente a adição de Everton Cebolinha ao elenco rubro-negro, o Flamengo viu suas chances de título em 2022 aumentarem. Segundo as odds de futebol na Midnite, o clube é o favorito nas partidas que disputa até o fim do primeiro turno do Brasileirão, além de ter boas chances de se classificar no confronto contra o Corinthians, pela Libertadores.
Conheça, abaixo, um pouco mais sobre as carreiras de Arturo Vidal e Everton Cebolinha, considerados dois dos principais reforços de times brasileiros na janela de meio de ano, e que chegam para fortalecer o Mengão na disputa pelos maiores títulos da temporada.
EVERTON CEBOLINHA
Revelado pelo Grêmio, mas com passagens pelas categorias de base do Fortaleza, Everton Cebolinha começou a chamar atenção ainda em 2014, ano em que estreou com a camisa profissional do clube gaúcho. Ao longo de dois anos, o atacante teve boas atuações saindo do banco e começou a demonstrar todo seu potencial.
No entanto, foi no ano de 2016, sob o comando de Renato Gaúcho, que Everton passou a exibir um bom futebol com a camisa gremista. Ainda sem o status de titular absoluto, o atacante teve atuações de destaque, principalmente na Copa do Brasil, e foi um dos responsáveis por conduzir o Grêmio ao título da competição.
Em 2017, Everton continuou sua evolução e fez parte do elenco campeão da Copa Libertadores da América, com boas atuações na fase decisiva da competição. Além disso, Cebolinha anotou o único gol na vitória sobre o Pachuca, que garantiu a classificação do time à final do Mundial de Clubes da FIFA de 2017.
Nas temporadas seguintes, Everton se tornou titular incontestável do Grêmio e se transformou em um dos principais jogadores do futebol brasileiro. Apesar de não ter feito parte da delegação brasileira na Copa do Mundo de 2018, o jogador passou a ser convocado com frequência após a competição.
Em 2019, após ótimas temporadas com a camisa do Grêmio, Everton se transferiu para o Benfica, como o primeiro reforço de Jorge Jesus no seu retorno ao clube português. Porém, a falta de sequência de jogos impediu que o jogador pudesse se destacar, e ele acabou sendo negociado.
O atacante foi apresentado no Ninho do Urubu no dia 7 de julho e vestirá a camisa 19. Na coletiva de apresentação, Everton disse estar realizando um sonho:
“Eu tive o privilégio de ontem ter acompanhado de perto a força da nação. Espero ser muito feliz com essa camisa e ter um ciclo muito vitorioso. Sei da dificuldade que é jogar aqui contra, joguei algumas vezes. E agora vou experimentar a favor. Espero ser feliz e conquistar grandes coisas com essa camisa”, disse Everton. “Acho que todo grande jogador sonha em vestir a camisa do Flamengo. Camisa muito pesada no nosso futebol, mundialmente, de muita tradição sul-americana. Hoje estou podendo realizar e espero ser feliz e realizar um ciclo muito vitorioso”.
ARTURO VIDAL
O polivalente Arturo Vidal iniciou sua carreira nas categorias de base do Colo-Colo e fez sua estreia como profissional ainda em 2006, com apenas 19 anos. Em pouco tempo, o meio-campista se tornou titular da equipe e fez parte do plantel que conquistou os Torneios Apertura e Clausura de 2006.
Em 2007, Vidal se transferiu para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, a um custo de cerca de 5,6 milhões de euros, o que na época o tornou o jogador chileno mais caro da história — marca que seria superada posteriormente por Alexis Sanchéz. Vidal atuou pelo clube alemão por quatro temporadas, e se tornou uma peça importante no time, apesar de não conseguir demonstrar todo o potencial que chamou a atenção de clubes europeus em seus tempos de Colo-Colo.
A ascensão, no entanto, viria após sua transferência para a Juventus da Itália; em 2011, o clube italiano contratou Vidal por 10,5 milhões de euros. Foi então que o meia chileno despontou como um dos grandes jogadores de sua posição no mundo. Com grandes atuações na Série A italiana e na UEFA Champions League, Vidal conquistou a torcida bianconeri, que o apelidou de “guerreiro”. Com a Juve, foram quatro conquistas consecutivas do Campeonato Italiano, entre 2012 e 2015, além de uma Copa da Itália e duas Supercopas.
Em julho de 2015, o Bayern de Munique anunciou a contratação de Vidal, a pedido do lendário técnico Pep Guardiola. Sob o comando do técnico espanhol, Vidal rapidamente se tornou um dos líderes do elenco e conduziu a equipe bávara a um tricampeonato consecutivo da Bundesliga.
Entre 2018 e 2022, Vidal ainda atuou por Barcelona e Internazionale. Pelo clube catalão, o meia conquistou um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha, apesar de não ter apresentado o bom futebol dos tempos de Juventus e Bayern. No seu retorno à Itália, fez parte do elenco nerazzurri que conquistou o Campeonato Italiano e a Supercopa da Itália, desta vez como um coadjuvante de luxo, sempre saindo do banco e com uma baixa minutagem nas partidas.
Sua carreira pela seleção chilena é das mais gloriosas e vitoriosas. Além de ser um dos jogadores que mais atuaram com a camisa da seleção, Vidal se tornou símbolo e o líder da geração mais campeã da história do futebol chileno, conquistando o inédito título da Copa América em 2015 e 2016.
Depois de várias declarações recentes em que demonstrou toda sua paixão pelo Flamengo e seu desejo em vestir a camisa rubro-negra, Vidal foi anunciado como reforço do Mengão no início de julho. No dia 18 de julho, foi apresentado em coletiva de imprensa no Ninho do Urubu. Com brilho nos olhos e um sorriso estampado no rosto, Vidal se mostrou claramente emocionado com a chegada ao Fla.
“Estou muito feliz. Era o meu sonho, ainda falta um pouco para ser mais feliz entrando em campo com a camisa do Flamengo. Acho que vai ser o momento mais feliz da minha vida. Espero todo esse carinho quando estiver jogando”, disse Vidal depois de vestir o manto sagrado. “(A torcida no Maracanã) Foi uma das coisas mais lindas que já vivi no futebol. As pessoas começaram a gritar, nunca joguei aqui, só como rival. Sentir esse carinho, pensei que ia chorar, não acreditei no que estava vivendo. Espero que esse carinho aumente quando eu jogar”.