Poucos atletas conseguiram conquistar Copa do Mundo e Libertadores no mesmo ano
Pedro, Everton Ribeiro, Giorgian de Arrascaeta e Guillermo Varela estão no Catar para a disputa da Copa do Mundo. Os representantes do Flamengo têm a chance de conquistar uma façanha: levantar a Libertadores da América e Mundial de seleções no mesmo ano. O feito aconteceu em apenas duas oportunidades, em 1962 e 1986, com apenas dez jogadores.
Na primeira ocasião, em 1962, o Brasil conquistou a segunda Copa do Mundo da história, ao bater a Tchecoslováquia, por 3 a 1, em junho daquele ano. Um mês depois, o Santos venceu o Peñarol (URU), por 7 a 4, no placar agregado, e levantou a Libertadores da América. Com a Amarelinha e com a camisa do time da Vila Belmiro, sete jogadores em comum: Gilmar, Pepe, Mauro, Mengálvio, Pelé, Zito e Coutinho.
A segunda vez que jogadores conseguiram vencer a Libertadores e a Copa do Mundo no mesmo ano foi em 1986. Pumpido, Ruggeri e Héctor Enrique vestiram as camisas de River Plate (ARG) e Argentina no ano dos títulos. O vice-campeão do continental para o Flamengo em 2019 venceu, na ocasião, o América de Cali (COL), por 3 a 1 no agregado, em outubro. Quatro meses antes, em junho, o time de Maradona e companhia batia a Alemanha, por 3 a 2, e ficou com o bicampeonato do torneio mais importante do planeta.
Agora, Pedro e Everton Ribeiro sonham em entrar no seleto grupo. Para conquistar o hexacampeonato, o Brasil inicia a caminhada nesta quinta-feira (24), contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail. A Seleção está no Grupo G, que conta ainda com Suíça e Camarões.
Já os outros rubro-negros, Arrascaeta e Varela, tentam levar o Uruguai para o tricampeonato. A caminhada da Celeste também começa na quinta-feira (24), diante da Coreia do Sul, às 10h (horário de Brasília), no Estádio Cidade da Educação. O time do meia e do lateral do Flamengo está no Grupo H, que conta ainda com Portugal e Gana.
Curiosamente, entre Brasil e Uruguai, um pode acabar com o sonho do outro. Caso um passe em primeiro e o outro em segundo nas respectivas chaves, se cruzam logo nas oitavas de final. O encontro acontece no dia 5 ou 6 de dezembro, dependendo do posicionamento de cada seleção.