Restou um! Filipe Luís é último remanescente da ‘Geração 85’ no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Com contrato renovado, Filipe Luís viu companheiros ‘de idade’ se despedindo do clube


Em 2019, o Flamengo montou um quarteto de jogadores experientes, de sucesso na Europa e com a idade em comum: nasceram em 1985. Filipe Luís, Rafinha, Diego Alves e Diego Ribas fizeram história no clube. Com as saídas do goleiro e do meia neste fim de ano, e a renovação do lateral esquerdo por mais uma temporada, o camisa 16 será o último remanescente da famosa geração dos 37 anos no Mais Querido.

Rafinha foi o primeiro a deixar o clube. Em agosto de 2020, o lateral direito saiu do Flamengo rumo ao Olympiacos (GRE), com o desejo de jogar mais uma Champions League na carreira. A saída do jogador irritou Filipe Luís na época. “Foi muito dura a saída do Rafinha. Fiquei mais de um mês sem falar com ele. Bravo mesmo”, disse, em entrevista recente ao GE. Depois da rápida aventura na Grécia, o ex-Bayern de Munique (ALE) tentou voltar ao Fla, mas acabou acertando com o Grêmio e hoje joga no São Paulo.


Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!


Em dezembro de 2022, acabam os contratos de mais dois integrantes da ‘Geração 85’: Diego Alves e Diego Ribas. O termo, inclusive, foi utilizado em algumas ocasiões, ao longo dos últimos anos, como se os experientes fossem responsáveis por ‘panelas’ no Flamengo. Após o título do Rubro-Negro na Libertadores, o goleiro fez questão de desabafar sobre o assunto.

Tem gente que acha que fazemos mal ao clube. Há pessoas que criticam, que falam. Mas a opinião é livre. Na primeira vez que fizemos a geração 85 foi em 2019, o Rafinha ainda estava. Não é uma homenagem ou comemoração individual, nem nada. É apenas uma marca registrada de jogadores mais veteranos. Enquanto o pessoal segue falando, alguns criticando, a gente segue ganhando. Isso é o mais importante — exaltou o goleiro.

Em 2023, cada integrante da vitoriosa ‘Geração 85’ terá rumos diferentes. Enquanto Filipe Luís acertou a renovação de contrato com o Flamengo por mais uma temporada, Diego Ribas anunciou aposentadoria e será comentarista na Copa do Mundo no Grupo Globo, assim como o próprio lateral. Diego Alves vai seguir a carreira e já recebeu sondagens do Grêmio, de Renato Gaúcho, treinador do Fla no ano passado. E Rafinha tem acordo de renovação com o São Paulo para o fim de 2023.

Com os quatro integrantes juntos, o Flamengo ganhou cinco títulos: Libertadores, Brasilerão, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca. Do quarteto, o mais vencedor pelo Mais Querido é Diego Ribas, dono de 12 taças. O meia chegou ao clube em 2016, já o goleiro foi anunciado no ano seguinte. Filipe Luis e Rafinha vestiram o Manto Sagrado em 2019.

Compartilhe com os amigos

Veja também