Em 2019, o Flamengo montou um quarteto de jogadores experientes, de sucesso na Europa e com a idade em comum: nasceram em 1985. Filipe Luís, Rafinha, Diego Alves e Diego Ribas fizeram história no clube. Com as saídas do goleiro e do meia neste fim de ano, e a renovação do lateral esquerdo por mais uma temporada, o camisa 16 será o último remanescente da famosa geração dos 37 anos no Mais Querido.
Rafinha foi o primeiro a deixar o clube. Em agosto de 2020, o lateral direito saiu do Flamengo rumo ao Olympiacos (GRE), com o desejo de jogar mais uma Champions League na carreira. A saída do jogador irritou Filipe Luís na época. “Foi muito dura a saída do Rafinha. Fiquei mais de um mês sem falar com ele. Bravo mesmo”, disse, em entrevista recente ao GE. Depois da rápida aventura na Grécia, o ex-Bayern de Munique (ALE) tentou voltar ao Fla, mas acabou acertando com o Grêmio e hoje joga no São Paulo.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
Em dezembro de 2022, acabam os contratos de mais dois integrantes da ‘Geração 85’: Diego Alves e Diego Ribas. O termo, inclusive, foi utilizado em algumas ocasiões, ao longo dos últimos anos, como se os experientes fossem responsáveis por ‘panelas’ no Flamengo. Após o título do Rubro-Negro na Libertadores, o goleiro fez questão de desabafar sobre o assunto.
— Tem gente que acha que fazemos mal ao clube. Há pessoas que criticam, que falam. Mas a opinião é livre. Na primeira vez que fizemos a geração 85 foi em 2019, o Rafinha ainda estava. Não é uma homenagem ou comemoração individual, nem nada. É apenas uma marca registrada de jogadores mais veteranos. Enquanto o pessoal segue falando, alguns criticando, a gente segue ganhando. Isso é o mais importante — exaltou o goleiro.
Em 2023, cada integrante da vitoriosa ‘Geração 85’ terá rumos diferentes. Enquanto Filipe Luís acertou a renovação de contrato com o Flamengo por mais uma temporada, Diego Ribas anunciou aposentadoria e será comentarista na Copa do Mundo no Grupo Globo, assim como o próprio lateral. Diego Alves vai seguir a carreira e já recebeu sondagens do Grêmio, de Renato Gaúcho, treinador do Fla no ano passado. E Rafinha tem acordo de renovação com o São Paulo para o fim de 2023.
Com os quatro integrantes juntos, o Flamengo ganhou cinco títulos: Libertadores, Brasilerão, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca. Do quarteto, o mais vencedor pelo Mais Querido é Diego Ribas, dono de 12 taças. O meia chegou ao clube em 2016, já o goleiro foi anunciado no ano seguinte. Filipe Luis e Rafinha vestiram o Manto Sagrado em 2019.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…