Flamengo tem título sobre Palmeiras no Mané Garrincha; relembre retrospecto

Compartilhe com os amigos

Em 2021, Flamengo superou o Palmeiras, nas penalidades, e se sagrou campeão da Supercopa


Por: Carlos Lima Jj

O Flamengo tem em 2023 um calendário lotado. Com diversas disputas de campeonatos ao longo do ano, o Mais Querido conta com o plantel qualificado para ter êxito em todas. O histórico do Fla tammbém pode ser um fator a mais. Com o Mané Garrincha, em Brasília, definido como sede da Supercopa do Brasil, o Rubro-Negro tem a vantagem de ter um retrospecto melhor no estádio. A última vez em que duelou com o Palmeiras no local, o Mengo saiu com o título da competição.

Em 2021, o Flamengo defendia o título do torneio contra o Palmeiras. Após ter vencido o Athletico Paranaense na edição anterior, 2020, o Fla entrava em campo, em Brasília, sendo o mais recente campeão da competição. Com empate em 2 a 2 no tempo normal, cariocas e paulistas foram para a disputa de penalidades. Com 6 a 5 a favor nas cobranças, o Rubro-Negro saiu mais uma vez dono do troféu da Supercopa do Brasil.

O Flamengo é o clube com mais participações na Supercopa do Brasil e também o time com mais títulos. De cinco edições do torneio, o Fla esteve presente em quatro. Em 1991, o Mais Querido, então campeão da Copa do Brasil (1990), enfrentou o Corinthians, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. A equipe paulista, que vinha do troféu do Brasileirão do ano anterior, superou o Fla, por 1 a 0, já com a competição em modelo de jogo único.

De 1992 a 2019, não houve disputa da Supercopa do Brasil. Com retomada do torneio, após 29 anos, em 2020, como dito anteriormente, o Flamengo, então campeão brasileiro (2019), encarou a equipe vencedora da Copa do Brasil da temporada anterior, Athletico Paranaese. No Mané Garrincha, sem dar chances para o adversário, o Mais Querido venceu por 3 a 0 e levantou o primeiro troféu a competição.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


Em 2021, o Flamengo vinha do octacampeonato do Campeonato Brasileiro. No mesmo local da atual edição, o Fla encarou o Palmeiras. Com o segundo título da competição, o Fla se isolou na liderança de maior campeão da Supercopa. Sendo, até então, dois troféus em três participações.

Já em 2022, na Arena Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso, a história foi diferente. Após o Atlético-MG faturar os dois principais torneios nacionais do ano anterior, o Mais Querido entrou em campo na condição de vice-campeão da Série A da temporada passada. Na quarta disputa de troféu, após 2 a 2 no tempo normal, o Flamengo viu a equipe mineira sair vencedora nas cobranças de penâltis, pelo placar de 8 a 7.

Com a sexta edição da Supercopa do Brasil com horário, local e data definidos, Flamengo e Palmeiras se enfrantaram em jogo único, às 16h30 (horário de Brasília) do dia 28 de janeiro, um sábado, no Estádio Mané Garrincha, na capital federal. No entanto, antes, o Mais Querido tem cinco compromissos pelo Campeonato Carioca. São eles: Audax (12); Portuguesa (15); Madureira (18); Nova Iguaçu (21) e Bangu (24). 

Compartilhe com os amigos

Veja também