Vítor Pereira cumpre promessa e começa a tirar jogadores ‘da zona de conforto’ no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Vítor Pereira havia comunicado a dirigentes que modificaria sistema tático e time titular do Flamengo após Mundial de Clubes


Não é de hoje que o Flamengo deseja tirar os atletas do plantel ‘da zona de conforto‘, e a primeira tentativa da diretoria ocorreu em 2022, quando contratou Paulo Sousa. O treinador, contudo, entrou em rota de colisão com o elenco naquela oportunidade, sendo demitido logo depois. Vítor Pereira foi contratado em 2023 com a mesma missão, e o técnico tem cumprido à risca o combinado.

Inicialmente, vale ressaltar, Marcos Braz, vice-presidente de futebol, sugeriu que Vítor Pereira ‘soubesse chegar‘ ao Flamengo. Dessa forma, que respeitasse a hierarquia no elenco, mantendo tanto o time titular de Dorival Júnior quanto o sistema tático utilizado. Assim foi feito. Entretanto, depois das primeiras semanas e insatisfeito com o que viu, o português avisou à diretoria – sobretudo ao dirigente citado – que faria alterações após o Mundial de Clubes.

Aos poucos, no entanto, Vítor Pereira foi modificando o time e dando oportunidades a outros atletas antes mesmo do prazo pretendido, por conta das lesões de jogadores importantes. Além disso, o treinador começou a testar o sistema com três zagueiros, na tentativa de dar maior segurança à defesa, que vinha levando muitos gols – já foram 19 tentos sofridos em 18 jogos disputados neste ano.

Com isso, Vítor Pereira passou a tirar os jogadores da zona de conforto. Não à toa, Everton Ribeiro foi reserva nos três últimos jogos do Flamengo, dois contra o Vasco da Gama – triunfos rubro-negros de 3 a 2 e 3 a 1 – e um diante do Fluminense – revés por 2 a 1. Além disso, o português não tem receio de substituir nomes ‘renomados‘ durante as partidas.

Gabriel Barbosa, por exemplo, foi substituído nos três últimos jogos do Flamengo, mesmo Vítor Pereira ouvindo xingamentos das arquibancadas. Giorgian de Arrascaeta também costuma ser trocado no decorrer dos confrontos, sem maiores temores por parte do lusitano. Diante do Vasco, no último domingo (19), o português escutou gritos de ‘burro‘ ao tirar o uruguaio do clássico.

Vítor Pereira, com isso, tem implementado a disputa de posição no Flamengo, com Everton Cebolinha ganhando cada vez mais espaço, enquanto Matheus França vem conquistando a confiança do treinador. No meio campo, Gerson passou a se condicionar melhor fisicamente, porque se viu ameaçado por Arturo Vidal.

Na lateral direita, Matheuzinho e Guillermo Varela vinham brigando por posição de forma acirrada, entretanto, ambos se lesionaram. O segundo está voltando aos poucos, enquanto o primeiro só deve ficar 100% depois de junho. Na lateral esquerda, Filipe Luís pode ser testado, mas dificilmente irá tirar a vaga de Ayrton Lucas.

Isso porque, Ayrton Lucas caiu nas graças do treinador, que vê no lateral esquerdo a intensidade que almeja, tanto no momento defensivo quanto no ofensivo. Vítor Pereira, aliás, também deseja tirar o ‘comodismo’ do elenco, que algumas pessoas nos bastidores do Flamengo vêm notando nos jogadores desde 2021.

Por isso, embora muito criticado pelos torcedores, o português tem somado pontos com os dirigentes, que viram o treinador ‘saber lidar’ com o grupo de atletas. Diferentemente de Paulo Sousa, Vítor Pereira soube chegar e é bem avaliado pelo elenco, pois não entrou em rota de colisão com o plantel, mantendo a estrutura e, no início, os titulares de 2022.

Há consenso, internamente, que Vítor Pereira conseguirá tirar o máximo desse elenco, sobretudo quando forem contratados os reforços prometidos pela diretoria. Dificilmente, portanto, o treinador português será demitido após o término do Campeonato Carioca.

Vítor Pereira, por sua vez, sabe da importância de ganhar o primeiro título pelo Flamengo. O treinador enfrentará o Fluminense duas vezes, em partidas de ida e volta, válidas pela final do Carioca. O primeiro embate será em 1° de abril, às 20h30 (horário de Brasília). O segundo está marcado para 09 do mesmo mês, às 18h (horário de Brasília). Ambos cotejos serão disputados no Maracanã.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Na época do Dorival, tínhamos o time A e time B. Agora, nem sequer temos o time A! Não se perguntaram o que aconteceu durante esse período?

  • Uai José e não estar disputando mesmo com ele, afinal essa será a 4 decisão dele, e o carioca teve ser um tira teima, se ele ganhar ele ganha uma sobrevida pra começar o Brasileiro e a Libertadores, mas final de maio se ele não estiver voando a pressão pelo JJ que vai ficar sem contrato será enorme. Realmente precisa tirar muitos jogadores começaram o ano bem acomodados jogando com o nome, isso é bom para o time, ainda acho que quando muitos desses jogadores despertarem vão voltar com tudo pra recuperar a vaga, algumas contratações vão ajudar muito tbm nesse processo.

  • Os dois jogos contra o Fluminense servirão de teste para a sua permanência no comando técnico do Mengão.

  • Ele não só tirou os jogadores da zona de conforto como tirou os torcedores também. A gente tava acostumado a disputar título, agora, o time entra em campo e a gente fica com medo de levar uma lavada.

  • Volto a dizer que a vinda de VP é DEMÉRITO de Morsa Braz, que dispensou um grande e vitorioso treinador.
    VP vem fazendo o que pode e o que sabe, para dar certo no Mengão.
    Provavelmente, não soube nada a respeito da passagem de seu compatriota Paulo Sousa, pelo Mangão e, por isso, vem fazendo muitas coisas parecidas.
    O Mengão não tem estrutura ara 3-5-2. Nossa zaga é lenta e cheia de buracos.
    Não temos Rodinei e a lateral direita está virando avenida. Quando o nosso Rodlindo (e pára por aí, que lindão mesmo, era o meu querido “velho”) jogava, tinha que ter 2 marcadores, no mínimo, para tentar parar o cara. A jogada pela direita era irada e efetiva.
    Hoje, VP tem Varella…e Matheuzinho, famoso “perde-ganha”.
    Os treinamentos da equipe de VP devem ser muitos bons….para tirar jogador e levá-lo para o DM.
    … Chega: a culpa de tudo isso é do Morsa Braz… oh carinha incompetente!

  • qualquer desgraçado é melhor que DOMENEC, PS, VP, n precisa ser nem JJ (DORIVAL quase aposentado deu um jeito com mesmo elenco e sem pre temporada) mas tem q voltar o nosso velhinho da sorte, mesmo sabendo q igual a 2019 n vai ser, basta 50%

  • A permanência dele depende do Carioquinha. Se perder, pode ir parar no Timbuktu, na companhia da sogra. A torcida não vai deixar barato.

  • Apesar de algumas decisões equivocadas (especialmente relacionadas a substituições), torço para que este treinador dê certo.

Comentários não são permitidos.