De campeão a vice: Flamengo acumula vexames em 2023 após 2022 vencedor

Compartilhe com os amigos

Flamengo de 2023 deixou a desejar nos sete torneios que competiu


Por: Nathalia Coelho

Se em 2022 o Flamengo foi vencedor após os títulos da Libertadores da América e da Copa do Brasil, em 2023, o torcedor rubro-negro deseja que a temporada não seja esquecida para que os erros não se repitam no futuro. Isso porque, o ano da equipe foi marcado por vexames e vergonhas dentro e fora das quatro linhas.

O primeiro vexame do Flamengo na temporada foi em janeiro, quando, no dia 28, o Rubro-Negro perdeu o título da Supercopa do Brasil para o Palmeiras. Na ocasião, o Mais Querido foi derrotado por 4 a 3 e desperdiçou a primeira chance de levantar a taça do ano.

No mês seguinte, em fevereiro, veio o segundo vexame do Flamengo na temporada. Na estreia do Mundial de Clubes, o time comandado por Vítor Pereira à época, ficou perdido em campo e, não à toa, foi derrotado por 3 a 2, pelo Al Hilal (SAU). Com o revés, o Fla deu adeus à disputa da competição internacional de forma precoce, sem sequer chegar à final.

Sem ter tempo de se recuperar dos vexames em janeiro e fevereiro, o mês de março não passou ‘ileso’ pelo Flamengo, que desperdiçou a chance de conquistar o título da Recopa Sul-Americana. Em pleno Maracanã, o Rubro-Negro foi superado pelo Independiente del Valle (EQU), nos pênaltis, pelo placar de 5 a 4, e ficou com o vice da competição continental.

Dando sequência aos vexames, Flamengo seguiu fazendo vergonha em abril. Depois de ter aberto vantagem no jogo de ida das finais do Campeonato Carioca, ao vencer o Fluminense por 2 a 0, o Rubro-Negro fez um papelão na volta. A equipe, ainda comandada por Vítor Pereira, tomou a virada de 4 a 1 no segundo duelo e deixou o título estadual com o adversário tricolor.

Depois dos quatro vexames iniciais, o Flamengo demitiu o técnico Vítor Pereira e contratou Jorge Sampaoli na esperança de mudar o cenário do Rubro-Negro na temporada. Pela frente, o Fla ainda tinha as disputas da Libertadores da América e da Copa do Brasil, além do Campeonato Brasileiro.

A mudança de técnico, entretanto, não alterou o cenário do Flamengo em 2023. Em agosto, o Rubro-Negro, que era o atual campeão da Libertadores, deu adeus à competição ainda nas oitavas de final depois de ter sido eliminado pelo Olimpia (PAR). Primeiro, o Mais Querido venceu os paraguaios por 1 a 0 no Maracanã, mas, fora de casa, cedeu à ‘virada’ e tomou de 3 a 1.

Com a situação no Brasileirão delicada, o Flamengo voltou as atenções à disputa da Copa do Brasil: última e real chance de título da equipe na temporada. No entanto, mais uma vergonha pra conta. No Maracanã, o Fla perdeu para o São Paulo por 1 a 0 e foi para o Morumbi precisando da vitória. Todavia, o time de Sampaoli não conseguiu superar o rival paulista e ficou no empate em 1 a 1, dando o título para os comandados de Dorival Júnior.

RELEMBRE DESEMPENHO DO FLA EM 2023:

Supercopa do Brasil: vice para o Palmeiras;
Mundial de Clubes: eliminado na semifinal pelo Al Hilal;
Recopa Sul-Americana: vice para o Independiente del Valle;
Campeonato Carioca: vice-campeão para o Fluminense;
Libertadores: eliminado nas oitavas pelo Olimpia;
Copa do Brasil: vice para o São Paulo.

Depois do acúmulo de vexames, o Flamengo tem apenas o Brasileirão para disputar ainda. No entanto, a situação no torneio nacional de pontos corridos também é delicada para a equipe nesta temporada. No momento, o Rubro-Negro está fora da classificação para a Libertadores 2024 e ocupa o sétimo lugar na tabela, com 40 pontos.

Com foco total no Brasileirão, o Flamengo se prepara para voltar a campo no próximo sábado (30), quando recebe o Bahia, no Maracanã. A 25ª rodada do torneio nacional de pontos corridos acontece a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Coluna do Fla, via YouTube, além do Premiere, no pay-per-view.

Compartilhe com os amigos

Veja também