Técnico uruguaio mesclou experiência com juventude no time titular para estreia na Copa do Mundo
Giorgian De Arrascaeta vem sofrendo com pubalgia há pouco mais de três meses. O jogador atuou ‘no sacrifício‘ na reta final da Copa do Brasil e da Libertadores da América – competições conquistadas pelo Flamengo em 2022. O problema físico do meio campista fez o técnico Diego Alonso se ver em apuros para a estreia do Uruguai na Copa do Mundo, contra a Coreia do Sul, ocasionando em uma montagem de ‘quebra cabeça‘, sobrando para Guillermo Varela.
Isso porque, Arrascaeta tivera que fazer tratamento no Uruguai e não iniciou os trabalhos integralmente com o restante do grupo da Celeste Olímpica. Assim, os jovens Nícolas De La Cruz e Facundo Pellistri, de 25 e 20 anos, respectivamente, passaram a brigar fortemente pela titularidade – o segundo foi o escolhido. Assim, Diego Alonso decidiu colocar Varela no banco de reservas, para dar mais experiência ao time titular da equipe.
?? | Arrascaeta sofre de pubalgia há mais de 3 meses. Chega à Copa do Mundo sob tratamento específico em conjunto entre Departamento Médico da Seleção Uruguaia e do Flamengo.
Diego Alonso preferiu intensidade à criatividade na estreia do Uruguai vs Coreia do Sul. #colunadofla
— Leo José (@LeoJoseReporter) November 24, 2022
Martin Cárceres, de 35 anos, foi o escolhido pelo técnico para iniciar o jogo contra a Coreia do Sul na lateral direita. Varela, apesar de ter 29 anos, atuou somente em duas partidas de Copa do Mundo, na de 2018, enquanto que o concorrente soma 115 confrontos na Celeste Olímpica, sendo 11 em Mundiais – dois na de 2010, quatro na de 2014 e cinco em 2018.
Ou seja, como Diego Alonso optou por Facundo Pellistri, de 20 anos, na titularidade do Uruguai contra a Coreia, no lugar de Arrascaeta, Varela viu Martin Cárceres ser o escolhido na lateral direita, justamente devido à experiência. Voltando a falar sobre o meio campo, apesar de o camisa 14 do Flamengo estar à disposição, o treinador preferiu ganhar intensidade com Pellistri, além de não correr o risco de perder algum atleta ainda no começo da partida.
Se Arrascaeta estivesse 100% fisicamente desde quando se apresentou à Seleção do Uruguai, a situação dos dois jogadores do Flamengo poderia ser diferente na estreia contra a Coreia do Sul, às 10h (horário de Brasília) desta quinta-feira (24). Com ambos no banco de reservas, o Uruguai entra em campo pelo Grupo H, no estádio Education City. Gana e Portugal completam a chave da Celeste Olímpica.