Flamengo e Racing (ARG) se enfrentam pela fase de grupos da Libertadores 2023
Na última segunda-feira (27), o Flamengo conheceu a trajetória que terá durante a primeira fase da Libertadores 2023. Após sorteio, ficou definido que o Rubro-Negro jogará com Aucas (EQU), Ñublense (CHI) e Racing (ARG). O vice-presidente de futebol do Fla, Marcos Braz, aproveitou para comentar sobre o reencontro do Mais Querido com o time argentino. Para o dirigente, é um atrativo para a competição uma reedição do embate entre as equipes.
— Nesses quatro anos estivemos em três finais, a única que não conseguimos ir foi quando não passamos por eles. É até um atrativo, ter a oportunidade de ter uma boa revanche, não na síntese da palavra, mas o futebol está nos proporcionando isso. Vamos ver se dá certo, se temos mais sorte. Quando caímos foi nos pênaltis, tomara que o Flamengo tenha mais sorte agora -, disse Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo.
O encontro em questão, citado por Marcos Braz, foi nos meses de novembro e dezembro de 2020. Na ocasião, os times disputavam uma vaga nas quartas de finais da Libertadores da América. Após seguidos empates de 1 a 1, na Argentina e no Brasil, respectivamente, as equipes decidiram a classificação nas cobranças de pênaltis. No Estádio do Maracanã, o Mais Querido foi eliminado do torneio, com 5 a 3 a favor dos argentinos.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Outro fator que dá um ‘gás a mais’ para a disputa é a possibilidade de mais um ‘reencontro’. Isso porque, Paolo Guerrero, que já atuou pelo Flamengo, atualmente defende as cores do Racing. O atacante de 39 anos vestiu a camisa do Rubro-Negro de 2015 a 2018. Pela Gávea, o atleta conquistou: um Campeonato Carioca, em 2017, e uma Taça Guanabara, em 2018. O Mais Querido espera ter força máxima na defesa para evitar a tão famosa ‘lei do ex’ – que se estabelece quando um antigo jogador de um clube faz um gol contra o time pelo qual passou.
O Flamengo estreia na Libertadores 2023 na primeira semana de abril, visto que a Conmebol ainda não definiu as datas dos confrontos. Serão seis jogos na fase de grupos: três o Mais Querido atuará como mandante e outros três o Rubro-Negro visitará os rivais. A última rodada da etapa ocorrerá no fim de junho. O mata-mata do torneio terá início em 19 de julho.