Notícias

Coluna do Torcedor: “Teimosia de Zé Ricardo está ‘matando’ o Diego”

Não é de hoje que Zé Ricardo vem sendo contestado no comando técnico do Flamengo. Desde a eliminação da Libertadores, a “cabeça” do treinador está a prêmio. Um dos motivos, sem sombra de dúvida, são suas escolhas.

A principal, apontada de longe como motivo da irritação dos flamenguistas é a insistência com a presença de Márcio Araújo. Entretanto, para não deixar os adeptos ao jogador tristes, este texto não é para criticá-lo, mas sim, para mostrar como que a escolha de uma dupla de volantes com características de marcação tem influenciado negativamente no desempenho do principal jogador do time: Diego.

Desde que chegou ao Flamengo, na metade de 2016, o meia tem um papel fundamental no time. Quase todas as bolas passam pelo seus pés. Contudo, em 2017, coincidentemente depois da eliminação na competição internacional, o camisa 35 não tem atuado bem. Claro que não podemos esquecer da lesão que sofreu diante do Atlético-PR, mas, há outro fator: a formação tática.

Diego estreou no dia 21 de agosto, na vitória diante do Grêmio, por 2 a 1 (com um gol seu), no estádio Mané Garrincha. Ao longo da temporada, foram 18 jogos pelo Campeonato Brasileiro, marcando seis gols e distribuindo três assistências. O meia teve aproveitamento de 88,8% dos passes, sendo o segundo jogador que mais tocava na bola por partida: média de 41,1 toques. Melhor que ele, nos dois quesitos, foi Willian Arão – 89,4% de aproveitamento e média de 45,5 passes por jogo -. E é justamente a falta deste jogador, ou de alguém que faça sua função tática em campo que causa a queda de rendimento do principal craque do time.

Sequência (esq. p/ dir.): Diego, Arão e Márcio Araújo.
Na vitória por 2 a 1 contra a Ponte Preta, na 23ª rodada, Diego com liberdade pelo meio; Arão ajudando com subidas pela direita, além da marcação, e Márcio Araújo fazendo o papel de iniciar as jogadas ofensivas.

Para isso, basta pegar alguns mapas de calor dos dois e ver como havia uma combinação. Diego tinha mais liberdade para atuar na intermediária ofensiva, enquanto o volante ficava responsável por fazer a transição do meio de campo ao ataque. Com esta formação, Márcio Araújo ficava apenas responsável pela marcação e o primeiro passe (melhor aproveitamento do time com 94,5%), não tendo que se aventurar no ataque. Desta forma, foi o terceiro jogador com mais desarmes na equipe (82), perdendo para Jorge (85) e Arão (melhor do torneio, com 110), além de ser o segundo melhor interceptador do certame, atrás de Zé Roberto, do Palmeiras.

Sequência (esq. p/ dir.): Diego, Arão e Márcio Araújo.
No empate sem gols contra o Botafogo, pela 34ª rodada, a situação se repete. Diego com liberdade, Arão pela direita e Márcio Araújo fazendo todo o trabalho defensivo.

Todavia, tudo muda ao entrarmos em 2017. Arão entra em má fase e precisa ser substituído. Há algumas semanas, escrevi sobre os problemas de planejamento do Flamengo, e fui duramente criticado. Apesar do elenco forte que tem montado, a diretoria pecou em alguém que possa fazer esta saída de bola e aparecer como homem surpresa. Afinal, o camisa 5 marcou sete gols e deu oito assistências na temporada passada.

Sem tempo para treinar um jogador no lugar, Zé Ricardo foi para a solução “mais fácil”: colocou Cuéllar. A dupla tem o mesmo número de desarmes, 31. Vantagem para o colombiano, que jogou 11 vezes, contra 16 do companheiro. Mas, em número de interceptações, o camisa 8 vence por 10 a 4. Por fim, na estatística passes, melhor para o camisa 26, que tem 96,1%, contra 94,3%, apesar da bola passar mais pelos pés do brasileiro: média de 44,3 toques por jogo, contra 40,1 do companheiro.

Mesmo com os números parecidos da dupla, houve uma queda de rendimento. Diego não conseguiu mais ser o destaque do time como na temporada passada. Grandes camisas 10, como Zico e Alex, dizem que o jogador desta posição precisa chegar na área, para finalizar. O “maestro” da Gávea não faz mais isso. Nas duas temporadas, tem a mesma média de finalizações (2,2), por partida. Entretanto, há uma queda nos chutes de dentro da área: 1 por jogo em 2016, contra 0,85 em 2017. Pode parecer pouco, mas, ao longo dos jogos, a diferença pode ser fundamental.

Sequência (esq. p/ dir.): Diego,Cuéllar e Márcio Araújo.
No empate contra o Cruzeiro, no Mineirão, os três meio-campistas estiveram na mesma faixa de campo. Diego jogou mais recuado. Observe também que são poucos os pontos de penetração dentro da grande área, ao contrário do que podemos observar nas imagens acima

Diego, com a entrada dos dois volantes, precisa voltar mais para armar o jogo. Nem Márcio Araújo, nem Cuéllar, têm qualidades para poder fazer a transição defesa-ataque como Arão. Tanto que Márcio Araújo não tem nenhuma finalização certa ao longo do Brasileirão. Na construção ofensiva, também não contribui tanto, nenhuma assistência para gol e oito (média de 0,56) passes para finalização. Cuéllar segue o mesmo caminho, nenhuma assistência para gol, e apenas quatro (média de 0,36) passes para chutes. Em efeito de comparação, ano passado, Arão deu 33 passes para finalização, média de 0,89 por peleja.

Sequência (esq. p/ dir.): Diego,Cuéllar e Márcio Araújo.
Na derrota para o Grêmio, em casa, Diego percorreu o campo inteiro. O meia visivelmente fica desgastado tendo que percorrer todo o campo, tanto que foi poupado. Já Cuéllar tenta fazer o papel de Arão, sem sucesso. Lento e sem a mesma qualidade técnica.

Com o camisa 35 voltando, perdemos ele com condições físicas de conseguir chegar à frente com fôlego, não apenas para tabelar com os atacantes, mas também para finalizar. Sem Arão, perdemos o “elemento surpresa”, aquele jogador capaz de furar uma retranca em uma ultrapassagem. Este tipo de jogador, o Flamengo não possuí no elenco, sem ser o camisa 5. Outro ponto importante é que com este posicionamento, o meia tem tocado menos na bola. A média é 37,4 toque por peleja (aproveitamento de 89%)

Ao que tudo indica, para o jogo contra o Santos, nesta quarta-feira, Zé Ricardo colocará Arão, no lugar do Cuéllar. Apesar de preferir o colombiano à Márcio Araújo, como primeiro volante, não vejo a presença do brasileiro como a pior “ruindade” do mundo. O problema, na minha modesta opinião, é não ter pensado em ninguém para fazer o papel de Willian Arão. De continuar mantendo um esquema que nitidamente está sacrificando a equipe, de não ter planejado um jogador para ser reserva. Sabemos que o tempo de treino é escasso, mas, com Arão mal desde o início do ano, Zé poderia ter pensado em alguma saída. Foi na mais convencional, com um elenco que está acima da média, e está pagando pelo erros.

Que os deuses do futebol devolvam a boa fase ao camisa 5. Se ele jogar bem, o time cresce de produção.

Curtiu? Não curtiu? Achou bem ou mal argumentado? Deixe seus comentários, com argumentos e de forma respeitosa. Se gostou, compartilhe para que outros tenham acesso a estas informações.

Matheus Brum

Jornalista

Twitter: @matheustbrum

Veja mais:

Coluna do Torcedor: “Zé Ricardo + convicções = cheirinho de hepta”

Coluna do Torcedor: “O Flamengo ideal”

O que 2017 ainda nos reserva?

E tudo continua como antes…

Matheus Brum

Ver comentários

  • Muito boa a análise! Parabéns! Acho que o posicionamento dos volantes também está relacionado com o exposto no artigo. Muitas vezes eles estão participando da jogada de ataque, ficando a frente da linha da bola, porém não possuem velocidade para se recompor e proteger a defesa, que também é lenta.

    • Valeu mano! Obrigado pela moral! Se puder, compartilhe com seus amigos!

  • Quando você tem volantes técnicos, que marcam, mas sabem sair jogando, não precisa dos homens de criação voltarem o tempo todo para pegar a bola. A presença de um volante ruim e que só marca trás esses prejuízos e que se danem os jogadores, pois o Zé ricardo tem essa política: ou entram no meu esquema ou se ferra, Fla o protecionismo escancarado com esse jogador. Não adianta colocar um jogador mais de saída como Arão, se mantiver o m MA, aliás essa dupla vinha atuando e os problemas são os mesmos...sada ruim e sobrecarregando o meio que tem que voltar...o certo era mudar a dupla de volantes com Rômulo e Cellar e insistir como faz com o ruim...ai entra a cabeça de merda do treinador, que não muda porque não quer, é panelinha e tem o aval do BM que é da mesma laia. Diego pode morrer em campo, mas o treinador amador não vai mudar e hoje vai ser a mesma merda. os times já sabem o que esperar: chuveirinho e nada mais. o ruim é tão medíocre que o adversário nem o marca ele sozinho se ferra.
    Uma pena que um time reforçado, com tudo para fazer um belo ano, esteja nas mãos de gente idiota e sem preparo.

  • É Sr. Colunista, o pênalti contra o Palmeiras e o gol de cara contra o Corinthians perdidos pelo Diego é culpa do Zé Ricardo.

    • O cara tá falando da queda de rendimento do Diego e esses 4 pts que perdemos é graças a essa queda. Saber aproveitar o melhor de cada jogador é função do técnico. Ou vc acha que o Diego é um pereba?

    • Em nenhum momento citei os quatro pontos, ou falei? A queda de rendimento é muito mais que dois lances. De fato, Diego errou. Mas mesmo se convertesse, não mudaria em uma linha os números ou o posicionamento dele em campo.

  • Só pelo título, não merece nem meu tempo. O ZR é culpado pelo Diego ter perdido o pênalti e com isso termos perdidos 2 pontos. O ZR é culpado pelo Diego ter perdido um gol na cara do Cássio e com isso termos perdidos 2 pontos. De a Cezar o que é de Cezar.

    • hahaha..comentamos a mesma coisa.. menos 4 pontos. Alguém deve ter o pôster do Diego colado na parede e ir dormir olhando pra ele. É muita puxação de saco.

      • Qual a parte de ler o texto e usar argumentos para poder debatê-los? Acho que não entenderam esta parte né?

        Apresentei meus argumentos, espero que façam o mesmo, para assim debatermos

    • Mais e claro que o ze bosta e o culpado tecnico sem postura que nao cobra seus jogadores pra ele derrota empate ou vitória ta tudo otimo sos cegos mesmo que nao ve a cagada que esse sem postura ta fazendo no flamengo

    • Meu amigo nao desconte sua raiva q tem pelo ze na realidade, análise o esquema tático q o time está jogando e vai ver que o texto trouxe informações verdadeiras ! Tbm acho q o ze tem errado em muita coisa mas o texto foi muito bem escrito relata a maneira do time jogar nos últimos jogos e um problema que eh Real a falta de criação dos volantes sendo q isso prejudica Diego e Everton Ribeiro .

    • Se tivesse lido além do título teria entendido a argumentação. Raramente aparecem textos bem embasados como esse por aqui.

    • Marcelo, peço que leia antes de qualquer comentário. Senão, não teremos como evoluir num diálogo construtivo. Abraços.

  • Queria saber qual é teimosia do Zé Ricardo? Ele tem que inventar um jogador no elenco que tenha as características do Arão?

    • ja que o cuellar não agride a area, pq não deixa ele plantado, fazendo a saida de bola, com o arão de segundo volante? nunca tentou, e quando tentou , arão deixava um buraco enorme nas costas dele, pq ele achava que tinha que atacar primeiro antes de defender, cuellar marcava sozinho e ainda tinha que chegar pra definir.... É SIMPLES, tudo é questão de encaixe, treino, variações, flamengo não tem isso, nunca teve com o zé, qualquer cego ver essa merda que ta !!

    • É a função do técnico, não? Ele poderia tentar algum outro jogador ali. Como disse no texto, o tempo de treinamento é pequeno, reconheço. Mas, já estamos há alguns jogos vendo esta queda do Diego e nada foi feito. Ele não vai para o banco, por ser o referencial técnico da equipe, e o Zé não tem peito para fazer isso.

      Se não tem ninguém no elenco, que peça para a diretoria correr atrás de algum atleta com estas características. Zé é um técnico que é fiel a um esquema, então, ele coloca os jogadores para jogar nele. Por isso acredito que este processo seja "teimosia" do comandante.

      • Achar não. Testar sim...Testou com os jogadores sem o perfil ou que não tem "habilidade"(até pq no brasil não tem tantos assim com as características do Arão em boa fase), mas testar, ele testou.
        SRN

        • Testou, de fato, apenas o Cuéllar. Nenhum outro volante teve sequência de jogo. Com outras opções no banco, poderia tê-los colocado, ou então, improvisar o Mancuello (apesar de achar que ele não aguenta o rtimo)

  • So o fato do ze riduculo barrar o marcio araujo o mengao melhora 99%

  • O filme dele já queimou, agora ele pode botar até o Kedyra.....

  • Kkkk, agora tudo é culpa do Zé burruela, Diego caiu muito de produção,assim como Mureta,Vaz, Cuellar, arão, Pará, Trauco,chega de mimimi, deixa o ZR trabalhar

    • E isso não é estranho? Por que no Corinthians quase todos os jogadores jogam no limite ou até acima das suas capacidades e no Flamengo vem acontecendo o contrário?

    • Desculpe amigo, não quis pontuar como "tudo é culpa do Zé". Mas, é preciso entender que o time mudou, e isso tem um impacto. Zé é fiel ao esquema tático até o final, então a queda do time tem haver sim com o treinador que, por algum motivo, não fez nenhuma mudança

      • Entendo,mas discordo de novo, mudanças são feitas,mas resultados e efeitos são curtos.
        Muralha, Thiago,DA,Muralha, Thiago
        Réver,Vaz, Juan, Rodolpho, Léo Duarte, Rômulo
        Pará, Rondinei, Pará, Rondinei
        Trauco, Renê, Everton, Trauco, Renê
        Caramujo, Rômulo, Cuellar, Arão, até Ronaldo já testaram, Mancuello, vários jogos o Diego acaba virando segundo volante
        Cirilo, peteleco, Everton, Berrío, mancuello, VJr, Sávio
        Diego,ER, Mancuello, Trauco
        Guerrerão, Damião, Vizeu

        A conclusão parece mesmo que exauriu o trabalho do Zé,mas não tem técnico no mercado.
        SRN

        • Não acho que tenha acontecido diversas mudanças, como pontua. Não na forma de jogar. Zé Ricardo, como já disse em alguns comentários, gosta de adequar o jogador ao seu esquema tática preferido. Você muda a peça, mas não a função que o jogador deseja fazer. Por isso, não consegue fazer Cuéllar ou Márcio Araújo render na função do Arão, pq simplesmente não possuem as mesmas características.

          Ainda acho que o trabalho do Zé pode ser modificado, mas depende apenas dele. O time está do lado do treinador. Não vejo, pelas atitudes dentro e fora do campo, algum que queira sua saída.

          Abraços

          • Perfeito, pontuou bem, Zé tem a faca e o queijo na mão,tem o grupo,o diretor e presidente do lado dele.

  • É verdade. Não fosse a teimosia de Zé Ricardo o Diego teria feito aquele gol "imperdível" contra o Corinthians e acertado o pênalti contra o Palmeiras... #Forazericardo

    • O que tem a ver o Zé Ricardo com o Diego perder o pênalti e o gol feito contra o Corinthians??

      • Absolutamente nada. Esse é o ponto. Fui irônico com esses torcedores modinhas que atribuem os resultados a Zé Ricardo e Márcio Araújo. Jogamos melhor que o Grêmio, Palmeiras e Corinthians mas só conseguimos 2 pontos. Pq? Por erros individuais de Trauco e Diego...

        • Jader, refuto seu argumento de "torcedor modinha". Enfim, gostaria de ouvir seus argumentos. Expressei os meus no texto. Acredito que a mudança de posicionamento influencie na queda técnica do Diego. Mas, em nenhum momento, falei que isso é responsável por ter perdido os dois lances, como está querendo pontuar.

          O desempenho do Diego vai muito além destes dois lances. Obrigado pela leitura, abraços

          • Bom Matheus, usei a locução adjetiva "torcedor modinha" não necessariamente a você e sim aos que culpam o Márcio e Zé Ricardo por tudo. Se pensa assim, foi pra você também.
            Perceba a casualidade que envolve o nosso sentimento e opinião perante os resultados do time. O Trauco é muito bom ofensivamente, chuta bem pra caramba. Mas contra o Corinthians entregou um gol de presente. Além do mais recebe nas costas toda hora. O Diego é o nosso jogador mais importante e só fomos eliminados da Libertadores porque ele não estava presente. Contudo, o empate contra Palmeiras e Corinthians cai conta dele. Erros cruciais que alguém do seu nível não pude errar.
            O Pará errou no gol do Jô.... Dava pra tirar.
            O que dá pra tirar de tudo isso? Culpa do M.A e do Zé Ricardo.

          • Não culpo os dois por tudo, mas, mesmo que culpasse, não é justo chamar de "torcedor modinha". Desde que apresente-se argumentos, pode gostar de um ou outro.

            Trauco é um problema grave, pq ele não mantém posição. Mas, com Renê, Éverton cai de produção. O que fazer?

            Concordo que o Pará poderia ter feito a falta, mas não quis tomar amarelo. Não posso julgá-lo.

            Agora, em relação ao meu texto, que é o objeto inicial da discussão, não me baseio em dois lances ou dois jogos. Os números e mapas de calor são claros na queda de rendimento. Não tem nada, absolutamente NADA a ver com a presença do M.A.

            Acho Zé teimoso por manter dois volantes que, notoriamente, não tem dado certo. Onde fica a tal meritocracia que ele fala que impõe ao grupo? Não tenho visto.

            E outra, como já disse, o posicionamento do Diego é apenas UM dos VÁRIOS fatores que fazem o time jogar mal. E é claro que Zé tem culpa, por ser o treinador.

            Abraços

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024