Bicampeão da Copa do Brasil e do Brasileirão, com chances de repetir tal feito na Libertadores, Arrascaeta figura entre principais estrangeiros do futebol nacional
Um dos pilares neste elenco histórico do Flamengo, Giorgian De Arrascaeta está prestes a viver o 49º jogo de Libertadores da carreira. Este mais do que especial, visto que é a segunda final continental da carreira – ambas pelo Mais Querido. Desde que chegou ao Brasil, em janeiro de 2015, o meia marcou dez gols e contribuiu com 11 assistências pela Copa. Contabilizando o saldo geral entre Cruzeiro e Rubro-Negro, o uruguaio participou de 321 partidas em solo brasileiro, balançou as redes 88 vezes, atuou como garçom em outras 83 e levantou 15 troféus. Números que o colocam entre os estrangeiros mais relevantes do futebol nacional.
Questionado sobre a relevância de sua passagem pelo futebol brasileiro e se realmente se considera um dos principais estrangeiros da história, Arrascaeta evitou falar sobre o que já conquistou e preferiu focar no que ainda tem para construir. Disse, ainda, que só terá noção do impacto após a aposentadoria dos gramados.
– Sempre se fala muito das coisas que um estrangeiro ganha quando chega aqui. Sou muito feliz com as coisas que eu tenho conquistado, mas não posso ficar satisfeito com o que eu fiz ou com o que posso fazer. Meu pensamento é analisar a carreira quando parar de jogar futebol. É um privilégio que falem do meu nome junto com grandes jogadores que atuaram no Brasil. Meu pensamento é a cada ano ganhar mais e mais, criar uma história rica no futebol brasileiro -, respondeu ao Globo Esporte.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Pelo Cruzeiro, foi bicampeão da Copa do Brasil (2017/18) e campeão do Mineiro (2018). Já pelo Flamengo, clube onde foi mais vencedor em toda sua carreira, levantou os seguintes troféus em três temporadas: Libertadores (2019), Recopa Sul-Americana (2020), Brasileirão (2019 e 2020), Supercopa (2019 e 2020), Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021), Taça Guanabara (2020 e 2021) e Taça Rio (2019).
Agora, terá a chance de conquistar a segunda Glória Eterna, terceira da história do Flamengo, diante de seu povo, em Montevidéu, no Uruguai, contra o Palmeiras. A decisão da Libertadores está marcada para o próximo sábado (27), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Centenário.