Após alteração, Mundial de Clubes e Recopa Sul-Americana serão disputados em menos de 30 dias
Com o quinto lugar no Brasileirão e os títulos de Copa do Brasil e Libertadores, o Flamengo garantiu vaga em sete competições na próxima temporada. No entanto, a data em que algumas delas estão marcadas, pode viabilizar o Mais Querido a ser campeão em um espaço de tempo menor. A recente mudança na Recopa Sul-Americana, pela Conmebol, aproximou a realização do torneio com o Mundial de Clubes, o que dará ao Fla apenas dez dias de diferença entre as disputas.
O Flamengo entrará em campo no mês de fevereiro em três competições diferentes. Enquanto rola o Campeonato Carioca, o Mundial de Clubes começará no dia 1ª, e a data da final do torneio está marcada para o dia 11 do mesmo mês. Já no dia 21, o Mengo estará no Equador para disputar a Recopa Sul-Americana com o Independente Del Valle (EQU). A partida de volta está agendada para o dia 28, no Maracanã.
As recente alteração realizada pela Conmebol, se deve ao cronograma do Mundial de Clubes. A instituição optou pelas novas datas após confirmação oficial dos dias em que a competição administrada pela FIFA acontecerá. Sendo assim, o Flamengo jogará o torneio organizado pela entidade máxima do futebol e logo em seguida retornará para iniciar preparação para o campeonato continental.
Se classificado para a fase final do Mundial, o Flamengo disputará dois títulos em 17 dias, o que daria ao clube a chance de levantar ambos os troféus no mesmo mês. Se o espaço de tempo for estendido um pouco mais, junto à Supercopa do Brasil, em 28 de janeiro, o Mais Querido pode alcançar três taças em apenas 32 dias.
O Flamengo entrará em campo na próxima temporada em busca de sete títulos. Como dito anteriormente, quatro deles serão nos dois primeiros meses de 2023: Campeonato Carioca, com estreia no dia 12 de janeiro; Supercopa do Brasil, em 28 do mesmo mês; Mundial de clubes, com realização do dia 1ª ao dia 11 de fevereiro e Recopa Sul-Americana, sendo nos dias 21 e 28 do mesmo mês.