Flamengo é o clube brasileiro com mais finais de Libertadores no século

Compartilhe com os amigos

Junto ao Santos, Flamengo lidera ranking de mais finais de Libertadores disputadas desde 2001


O Flamengo finalizou 2022 com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores. A conquista internacional fez com que o Fla figurasse em uma seleta lista de clubes que jogaram a final do torneio continental neste século. Dentre os times brasileiros, o Rubro-Negro lidera, ao lado do Santos, o ranking de mais participações na decisão da Liberta desde o ano 2001.

Com as conquistas da Copa Libertadores, em 2019 e 2022, e o vice-campeonato em 2021, o Flamengo assumiu o topo da lista de clubes brasileiros com mais participações em finais no torneio desde 2001. Por mais que recentes, as decisões em que esteve presente alçaram o Mais Querido ao topo da lista, superando outros times do país. Sob comando de Vítor Pereira, agora, Gabigol e companhia podem ajudar o Fla a se isolar na liderança do ranking em 2023.


Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!


O Santos também está na primeira colocação, já que esteve presente nas decisões de 2003, 2011 e 2020. No entanto, diferente do Flamengo, a equipe paulista se sagrou campeã em apenas uma das três ocasiões. Na segunda chance de levantar o troféu no século, o Alvinegro teve êxito. Liderado por Neymar, o time conquistou a terceira taça da história do clube praiano na competição. Nas outras duas finais, foi derrotado por Boca Juniors (ARG) e pelo rival Palmeiras.

O ranking continua com Athletico Paranaense, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo, todos na segunda colocação, com duas finais cada. Em seguida, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e São Caetano com apenas uma participação. Só não houve um representante brasileiro em sete finais. Os anos com decisões sem um clube do Brasil são: 2001; 2002; 2004; 2014; 2015; 2016 e 2018.

Como dito anteriormente, o Flamengo tem a chance de chegar à quarta final de Libertadores no século. Sendo assim, o clube alcancaria quatro decisões do torneio, nos últimos cinco anos. Para isso, Vítor Pereira e o esquadrão Rubro-negro seguem a todo vapor nos trabalhos de pré-temporada. Visando o tetra campeonato da competição continental e outros seis troféus, a equipe do português dá seguimento aos treinos, com estreia agendada para a próxima quinta-feira (12), contra o Audax Rio, pelo Campeonato Carioca.

Compartilhe com os amigos

Veja também