Evolução física e consistência em campo: Vitinho vive melhor fase desde chegada ao Flamengo

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

O Flamengo montou um elenco extremamente qualificado, mas a montagem deste plantel tivera início lá em 2016, com a contratação de Diego Ribas. Posteriormente, diversos atletas foram reforçando o clube, como Vitinho. O atacante chegou no Rubro-Negro para substituir Vinícius Júnior, atualmente no Real Madrid, da Espanha. Porém, o camisa 11 do Fla vive a melhor fase com o Manto Sagrado quase três anos depois, e há justificativas.

 

 

Vitinho, de 27 anos, nunca se acomodou nos bastidores do clube carioca. Ele sempre fora um dos responsáveis por puxar filas nos treinos físicos, além de se importar com quilometragem percorrida após atividades e jogos. Visando evoluir, o jogador passou a tomar suplementação em casa e fazer exercícios específicos. Não à toa, ganhou 700 gramas de massa muscular somente neste mês de abril.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


A evolução não fica apenas nisso. Recentemente, o atleta bateu recorde pessoal de velocidade ao atingir 34,5 km/h. Este trabalho, no entanto, tivera início ainda em 2019, mas tomou corpo nesta temporada. Prova disso está o desempenho do jogador dentro de campo, que tem o melhor início de jornada desde que chegou ao Flamengo, em 2018. Ele tem quatro gols e duas assistências em 11 partidas disputadas, até então.

— Na pré-temporada de 2019, avaliamos juntos que era necessário diminuir um pouco o percentual de gordura. O atleta, muito consciente, entendeu, e iniciamos um trabalho que incluiu alimentação, hidratação e suplementação controlados. No mesmo ano, ele conseguiu baixar pouco mais de 3% e manter o índice, que é o mesmo até hoje e que o Vitinho tem se sentido bem pra jogar. Está sempre entre os melhores índices de percentual de gordura e de massa muscular -, disse Douglas Oliveira, nutricionista do Flamengo, em entrevista recente ao GE.

A boa fase do atacante acontece justamente quando Everton Ribeiro, 32 anos, recebe críticas por mau desempenho. Os dois jogadores comumente concorrem à posição no ataque rubro-negro, embora tenham características distintas, e boa parte de torcedores e jornalistas já pedem a titularidade de Vitinho. O camisa 11, contudo, tem a seu favor o fato da juventude e de estar evoluindo fisicamente.

— O Vitinho é um atleta muito dedicado. Me falavam isso antes da nossa chegada ao Flamengo e pude constatar com meus próprios olhos depois. Cumpre tudo que pedimos, seja na academia ou no campo, mantém um nível alto de trabalho e dá exemplo de comportamento e disciplina. Gosta de puxar os aquecimentos ao lado do Arão. Raramente você o vê no departamento médico -, contou o preparador físico Danilo Augusto. Roberto Oliveira também elogiou o atleta:

— Todo pós-treino e jogo o Vitinho faz questão de ver os dados do GPS dele. Me chama no WhatsApp pedindo as informações. Não importa quanto tempo fique em campo ou a intensidade do trabalho. Monitora tudo e quer saber o que pode fazer melhor. Contra o Vélez, por exemplo, jogou cinco minutos e não mudou nada. Acabou o jogo e me pediu os dados -, completou Roberto Oliveira, também preparador físico do Flamengo.

Rogério Ceni estuda poupar os principais atletas visando o jogo contra a LDU, na próxima terça-feira (04), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Por ser na altitude de Quito, no Equador, o treinador tende a utilizar um time misto diante do Volta Redonda, neste sábado (01) – três dias antes da partida no torneio continental. Por isso, Vitinho deve receber mais uma oportunidade de ser titular no Flamengo, no duelo que acontece no Raulino de Oliveira, às 21h05 (horário de Brasília), válido pelo primeiro confronto da semifinal do Carioca.

Compartilhe com os amigos

Veja também